Beber água faz bem à vida e ao envelhecimento saudável

Beber água faz bem à vida e ao envelhecimento saudável

Estudos comprovam que a ingestão de líquidos, especialmente água, regula a temperatura do nosso corpo, ajuda a controlar doenças e retarda os sinais de envelhecimento.

Parece simples de entender e de fazer, mas na prática, muitas pessoas só lembram de tomar água quando aparece a desidratação ou uma infecção urinária.

Segundo o Dr. Arnaldo Liechtenstein, clínico geral do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, em matéria publicada no Caderno Bem-Estar do jornal O Estado de São Paulo declarou: “a população brasileira não tem o hábito de cuidar da hidratação regular. Beber água deve fazer parte da rotina saudável de uma pessoa, assim como uma boa alimentação e exercícios físicos” diz o médico. https://www.estadao.com.br/saude/beber-muita-agua-faz-mal-precisa-de-2-litros-ao-dia-especialistas-dao-dicas-de-hidratacao/

E as pessoas justificam de várias formas a falta de hábito de tomar água com regularidade, como não ter tempo na correria do dia-a-dia, não lembrar, não gostar, não ter sede, dentre outras razões.

1 em cada 4 pessoas no mundo não tem acesso a água potável

Segundo relatório da ONU, um quarto da população mundial não tem acesso a água potável. Isso é o equivalente a 2 bilhões de pessoas. O consumo aumentou 1% a cada ano nas últimas quatro décadas. Declaração do secretário-geral das Nações Unidas abrindo a Conferência Mundial da Água, no dia 22/03/2023, em Nova York. Há muito o que se fazer para valorizar e preservar esse precioso líquido.

Mas para quem tem em casa água potável fluindo das torneiras, recursos para deixa-la ainda mais pura com uso de filtros ou adquirindo água em garrafa, porque não beber água e garantir uma vida saudável?

E o quanto beber de água diariamente?

Beber 2 litros de água por dia, ou 8 copos, parece ser um tabu derrubado recentemente em um estudo publicado na revista Science.

Segundo os pesquisadores envolvidos no estudo, essa meta não está respaldada em comprovações científicas. Eles apontam, no estudo, que o volume necessário de água deve levar em conta fatores como idade, peso, sexo, práticas de atividades físicas e condições ambientais locais como temperatura, altitude e umidade. É preciso considerar as individualidades de cada pessoa.

Veja as dicas dos especialistas:

Observe: se perceber sua urina clara e sem odor, beba um copo de água. Se estiver amarelada, beba dois copos. Se sua urina estiver muito escura, requer atenção. Procure um médico.

Antecipe-se: sede é um aviso que sinaliza a desidratação, mesmo que leve. Por isso, não espere sentir sede para beber água. Levar uma garrafa de água com você é um hábito que pode ajudar. A sede é um sinal de alerta do corpo. Então é melhor se antecipar.

Incremente: quem não gosta de beber água pura pode saborizá-la. Adicione folhas de hortelã, rodelas de laranja ou de limão siciliano e mesmo alguma fruta de sua preferência.

Fracione: em vez de tomar um copão de água de uma vez, prefira beber volumes menores com frequência maior. Isso aumenta o intervalo das idas ao banheiro, restrição de muitas pessoas com agenda turbinada.

Inclua na sua dieta muitas verduras, legumes, frutas e alimentos com alto teor de água como pera e chuchu.

Sintomas que requerem atenção: consumo exagerado de álcool, vômitos e diarreias causados por infecção alimentar, perda de água exagerada em práticas esportivas que levam à desidratação. Dores de cabeça contínuas, boca seca, fraqueza muscular e urina escura são sintomas de desidratação.

Para os idosos que muitas vezes resistem a tomar água,  aumenta a possibilidade de desidratação e infecção urinária. Pode se oferecer, a cada 2 horas, além de água, frutas ricas em água como melão, melancia, gelatina e bebidas variadas como água de coco, sucos e chás.

Segundo o Dr. Arnaldo Liechtenstein, após os 60 anos a pessoa tem menos a percepção de sede, daí o alerta.

Destaque: O Dr. Arnaldo Liechtenstein publicou recentemente o Livro: Saúde no Cotidiano – Viver bem é preciso.

Quem bebe água vive mais:

Um estudo recente revelou que quem se mantém hidratado desenvolve menos doenças crônicas e vive mais tempo do que aqueles que não consomem líquidos suficientes.

O estudo do National Institutes of Health, nos Estados Unidos, analisou os níveis de sódio – que aumentam quando a ingestão de líquidos diminui e outros indicadores de saúde de 11.255 adultos coletados em um período de 30 anos.

A pesquisa revelou que aqueles indivíduos com níveis de sódio no limite superior da faixa normal eram mais propensos a morrer mais cedo, desenvolver doenças crônicas e mostrar sinais de envelhecimento biológico avançado do que aqueles com níveis de sódio nas faixas médias.

Todo o funcionamento do corpo depende da água, que representa de 60% a 75% do nosso corpo e participa de quase todas as funções do organismo.  Por isso uma boa hidratação é fundamental para uma vida ativa e saudável.

Dica de saúde: beber água em jejum faz bem. Saiba porque

O consumo de água logo ao acordar ajuda na produção de novas células musculares e sanguíneas, auxilia no equilíbrio do sistema linfático e promove a limpeza do intestino, fazendo com que os nutrientes provenientes da alimentação sejam absorvidos mais facilmente ao longo do dia, conforme artigo publicado no caderno Viver Bem da UOL e endossado pelos profissionais de saúde.

Resumindo. Tomar água regularmente traz os seguintes benefícios:

  • Protege o coração
  • Alivia a prisão de ventre
  • Ajuda a manter o foco
  • Melhora o humor e o bem-estar
  • Reduz a dor de cabeça
  • Regula a temperatura corporal
  • Garante o bom funcionamento dos rins
  • Aumenta a resistência física
  • Controla a pressão sanguínea; reduz os níveis de sódio
  • Ajuda no emagrecimento
  • Pele hidratada

Quer mais motivos para tomar água e manter-se hidratado?

Pesquisamos alguns vídeos sobre isso. Acesse:

Importância de beber água | Sua Saúde Depende Disso – Enfermagem Florence- 07:17

Água: indispensável para sua Longevidade! Dr. Samuel Dalle Laste- 26:02

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