
Você já deve ter ouvido inúmeras vezes que beber água é benéfico para a nossa saúde.
Segundo matéria da CNN Brasil, um estudo do National Institutes of Health dos Estados Unidos demonstrou que beber água em doses saudáveis diminui consideravelmente o risco de desenvolver doenças crônicas, de ter morte prematura e de ser biologicamente mais velho do que sua idade cronológica.
Parece simples de entender e de fazer, mas na prática, muitas pessoas simplesmente não se lembram de tomar água, principalmente na Maturidade. O Dr. Drauzio Varella explica: “Quando falamos sobre hidratação de pessoas idosas, o principal obstáculo é uma mudança biológica no organismo que faz com que sintamos menos sede. Isso porque o processo de envelhecimento também atinge os receptores que nos ajudam a identificar a sede. Como não sente sede, a pessoa consome cada vez menos líquido.”
Além disso, com o envelhecimento, a proporção de água em nosso organismo diminui gradativamente podendo desencadear quadros sérios de desidratação e, consequentemente risco de quedas, infecções urinárias, insuficiência renal, perda de função cognitiva entre outros.
Hidratação é fundamental
Beber água é essencial para manter o corpo bem hidratado, especialmente à medida que envelhecemos. A água ajuda a manter a pele saudável e radiante, reduzindo a aparência de rugas e promovendo uma aparência jovem.
Segundo o Dr. Arnaldo Liechtenstein, clínico geral do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, em entrevista para o caderno Bem-Estar, do jornal O Estado de São Paulo, declarou: “a população brasileira não tem o hábito de cuidar da hidratação regular. Beber água deve fazer parte da rotina saudável de uma pessoa, assim como uma boa alimentação e exercícios físicos” diz o médico.
“E as pessoas justificam de várias formas a falta de hábito de tomar água com regularidade, como não ter tempo na correria do dia-a-dia, não lembrar, não gostar, não ter sede, dentre outras razões” e, em especial, as pessoas maduras.
O Dr. Drauzio Varella, médico e escritor também destaca que “a água é fundamental para o organismo. Ela é responsável, entre outras coisas pela prevenção de infecção urinária, pelo transporte de nutrientes, a regulação da temperatura corporal e evitar o ressecamento da pele”.
Por essa razão se torna importante estar atento a quantidade de água que consumimos diariamente.
E o quanto e como beber água diariamente?
“Beber entre 2 e 3 litros de água por dia, ainda parece ser um volume adequado para manter o organismo bem hidratado”, de acordo com o Dr. Drauzio Varella, “mas o volume necessário de água deve levar em conta outros fatores como idade, peso, sexo, práticas de atividades físicas e condições ambientais locais como temperatura, altitude e umidade. É preciso considerar as individualidades de cada pessoa. O ideal é seguir a orientação do seu médico”.
“No entanto, um cálculo recomendado pelos especialistas é ingerir 35 ml de água para cada quilo. Dessa forma, uma pessoa que pesa 65 quilos deve tomar aproximadamente 2,27 litros de água por dia, por exemplo”, comenta o Dr. Drauzio Varella na página do seu site.
Veja algumas dicas dos especialistas para manter seu corpo hidratado:
- Observe seu organismo: se perceber sua urina mais escura e com odor, beba mais água. Se sua urina estiver muito escura, requer atenção. Procure um médico. Consumo exagerado de álcool, vômitos e diarreias causados por infecção alimentar, perda de água exagerada em práticas esportivas que levam à desidratação. Dores de cabeça contínuas, boca seca, fraqueza muscular e urina escura são sintomas de desidratação.
- Antecipe-se: sede é um aviso que sinaliza a desidratação, mesmo que leve. Por isso, não espere sentir sede para beber água. Ter sempre uma garrafa de água com você, seja em casa ou quando sair, é um hábito que pode ajudar. A sede é um sinal de alerta do corpo. Então é melhor se antecipar.
- Incremente: quem não gosta de beber água pura pode saborizá-la. Adicione folhas de hortelã, rodelas de laranja ou de limão siciliano e mesmo alguma fruta de sua preferência ou ainda água de coco, sucos e chás.
- Fracione: em vez de tomar um copão de água de uma vez, prefira beber volumes menores com frequência maior. Isso aumenta o intervalo das idas ao banheiro, restrição de muitas pessoas com agenda acelerada.
- Inclua alimentos com alto teor de água: muitas verduras, legumes, frutas e alimentos com alto teor de água como por exemplo uma sopa, o melão, melancia, abacaxi, gelatina e chuchu.
Dica de saúde: beber água ao despertar faz bem. Saiba porque
Beber água ao acordarmos de manhã é um hábito muito benéfico para nossa saúde. Mesmo enquanto estamos dormindo, nosso organismo não para e continua consumindo e eliminando muito líquido, através da transpiração e outras funções. E, especialmente na menopausa quando a nossa transpiração noturna aumenta.
Além disso, beber água ao despertar, segundo os especialistas, “ajuda na produção de novas células musculares e sanguíneas, auxilia no equilíbrio do sistema linfático e promove a limpeza do intestino, fazendo com que os nutrientes provenientes da alimentação sejam absorvidos mais facilmente ao longo do dia.
Mas não exagere na quantidade de água nesse momento: um ou dois copos são suficientes.
Quer mais motivos para tomar água e manter-se hidratado?
Vai tomar um copo d’agua | Drauzio Varella – 0:32
Quantos litros de água você precisa beber todos os dias|Drauzio Varella – 6:42
Água: indispensável para sua Longevidade! Dr. Samuel Dalle Laste- 26:02
Vamos viver a nossa longevidade com saúde e disposição!
Se quiser saber mais sobre esse e outros temas para as Mulheres 50+ interessadas, conectadas e curiosas:
- inscreva-se no nosso Canal do Youtube, dê um like e ative o sininho para receber as notificações de novos vídeos!
- continue acompanhando o nosso site
- siga nossas páginas no Instagram e Facebook.
Venha viver a revolução da longevidade com a gente interagindo e sugerindo conteúdos que vocês gostariam de ver em nossos canais!
Um abraço!
Time Estilo 5.0+
Fontes
https://drauziovarella.uol.com.br/alimentacao/como-incentivar-idosos-e-criancas-a-beberem-agua/
https://painel.programasaudeativa.com.br/materias/saude-e-bem-estar/terceira-idade