Blefaroplastia: um olhar renovado. Quer saber mais?

Blefaroplastia

A blefaroplastia, procedimento cirúrgico destinado ao rejuvenescimento das pálpebras, tem ganhado destaque como uma opção eficaz para corrigir sinais de envelhecimento ao redor dos olhos, também conhecida como “cirurgia das pálpebras”.

De acordo com relatório da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), a blefaroplastia é atualmente um dos procedimentos estéticos mais realizados no mundo, superando até as cirurgias plásticas mais populares como a de mama e lipoaspiração.

Apenas em 2024, foram cerca de 2,1 milhões de procedimentos em todo o mundo, segundo a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS). Um crescimento de 13,4% em relação a 2023.

Por aqui, as famosas como Letícia Spiller, Luiza Brunet, Luana Piovani, Xuxa Meneghel e Fátima Bernardes são algumas personalidades que investiram na blefaroplastia para rejuvenescer o olhar.

O Que É a Blefaroplastia?

Em termos simples, a Blefaroplastia é uma cirurgia que visa remover o excesso de pele e/ou gordura das pálpebras superiores e/ou inferiores.

“O procedimento remove o excesso de pele, bolsas de gordura e, quando necessário, ajusta os músculos das pálpebras, promovendo o rejuvenescimento do olhar”, conforme explica o Dr. Jairo Casali, médico-cirurgião plástico e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Quando a Blefaroplastia é indicada?

Veja os casos recomendados pelos médicos para a realização da blefaroplastia:

  • Pálpebras superiores caídas.
  • Bloqueio parcial da visão periférica devido ao excesso de pele nas pálpebras superiores.
  • Bolsas embaixo dos olhos.
  • Excesso de pele ou gordura nas pálpebras inferiores ou superiores.
  • Flacidez da pele ou dos músculos das pálpebras superiores.
  • Pálpebra inferior voltada para fora, como se estivesse caída, chamada ectrópio palpebral.

Segundo o Dr. Casali em entrevista para a CNN, “a cirurgia também pode ser realizada com objetivo estético. Segundo o cirurgião, muitos pacientes buscam pelo procedimento devido ao aspecto envelhecido do olhar, mesmo sem apresentarem doença ocular.

“A indicação estética é válida quando há queixa do paciente, achados físicos compatíveis e expectativas realistas após avaliação médica“, diz o médico.

Como é feita a blefaroplastia?

A blefaroplastia é realizada em ambiente cirúrgico, com anestesia local ou geral.

“O tempo de internação costuma ser curto, com alta geralmente no mesmo dia. Os pontos externos costumam ser retirados entre cinco e sete dias após a cirurgia”.

“Antes da cirurgia, o paciente deve passar por avaliação clínica e, em alguns casos, também oftalmológica. Pacientes com comorbidades precisam de ajuste rigoroso dessas condições. Medicamentos que aumentam o risco de sangramento devem ser suspensos previamente”, orienta o Dr. Casali.

Para o médico, o aumento das buscas pelo método se deve à exposição do rosto. “A área dos olhos envelhece de forma mais acelerada e está sempre exposta, fazendo com que o paciente se depare constantemente com a própria aparência. Portanto, qualquer sinal de flacidez ou aspecto cansado já passa a incomodar” analisa o médico.

Pós-cirúrgico

No pós-cirúrgico, que dura poucos dias, compressas frias e cabeceira elevada ajudam a reduzir o inchaço. Também é indicado repousar por cerca de sete dias, e a prática de exercícios, geralmente, é liberada após 21 dias, conforme abaixo:

  • Repouso e Posição Elevada: Mantenha a cabeça elevada, mesmo ao dormir (use travesseiros extras), por alguns dias para minimizar o inchaço. Evite atividades que exijam esforço físico.
  • Compressas Frias: Use compressas frias ou gelo nas primeiras 48 horas, conforme orientação médica, para reduzir o edema (inchaço) e os hematomas.
  • Higiene e Medicamentos: Siga rigorosamente as instruções de limpeza da área e o uso de colírios ou pomadas oftálmicas prescritas.
  • Proteção Solar: Use óculos de sol e evite a exposição direta ao sol. A área estará sensível, e o sol pode pigmentar as cicatrizes (que são extremamente discretas, localizadas nas dobras naturais da pele).
  • Acompanhamento: Não falte às consultas de retorno para a remoção dos pontos e acompanhamento da cicatrização.

“Manchas roxas e inchaço tendem a regredir em duas a três semanas, com resultado esperado entre dois e três meses”, afirma o médico.

O cirurgião ressalta, ainda, que a blefaroplastia é um procedimento médico e que tanto o Conselho Federal de Medicina (CFM) quanto a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinam que procedimentos cirúrgicos invasivos sejam realizados exclusivamente por médicos, em ambiente licenciado, com consentimento informado, registro em prontuário e rastreabilidade dos materiais utilizados. “Profissionais não médicos não devem realizar cirurgias“, alerta o profissional.

Benefícios da blefaroplastia

Segundo Casali, a blefaroplastia oferece benefícios funcionais e estéticos, como:

  • Aparência mais suave do olhar;
  • Melhora de simetrias e contorno palpebral;
  • Olhar mais descansado;
  • Alívio do peso das pálpebras;
  • Ampliação do campo visual;
  • Redução do esforço necessário para manter os olhos abertos.

Quem não deve fazer?

A blefaroplastia é contraindicada para pacientes com doenças descompensadas, como hipertensão, diabetes ou distúrbios de coagulação, sem preparo prévio. O procedimento também não deve ser realizado na presença de doenças oculares ativas, como infecções, blefarite intensa, olho seco ou glaucoma grave.

“Além disso, recomenda-se que tabagistas suspendam o hábito pelo menos 4 semanas antes da cirurgia, devido ao maior risco de necrose e má cicatrização”, afirma Casali.

Quais os riscos da cirurgia de blefaroplastia?

Segundo o site do Hospital Cema, referência nas áreas de oftalmologia e otorrinolaringologia, “como qualquer procedimento cirúrgico, este também apresenta riscos, destacando-se complicações transitórias e reversíveis, embora complicações graves, como perda de visão, tenham sido relatadas.

Entre as possíveis complicações também estão cicatrizes indesejáveis, que são raras devido à fina pele palpebral, mas requerem cuidados pós-operatórios, como evitar exposição ao sol durante o período de hematoma”.

Outras complicações transitórias incluem lagoftalmo, a incapacidade de fechar o olho devido ao edema, e ectrópio, quando a pálpebra inferior fica retraída e virada para fora, que geralmente pode ser tratada sem reintervenção.

Cuidados Essenciais: Antes e Depois da Cirurgia

A chave para um resultado satisfatório e uma recuperação tranquila está na preparação e nos cuidados pré e pós-operatórios.

Consulta Detalhada: Escolha um cirurgião plástico certificado e converse abertamente sobre suas expectativas e histórico médico. Realize todos os exames pré-operatórios solicitados.

Ajuste de Medicamentos: Seu médico pode pedir que você suspenda medicamentos ou suplementos que possam aumentar o risco de sangramento, como aspirina, anti-inflamatórios e outros similares geralmente 7 a 14 dias antes do procedimento.

Pós-operatório: siga rigidamente todas as orientações e cuidados do pós-operatório orientados pelo seu médico.

Mais do que apenas uma questão estética, a Blefaroplastia pode trazer benefícios significativos para a sua qualidade de vida, tais como:

  • Rejuvenescimento da sua expressão: benefício mais visível; a cirurgia elimina a aparência de cansaço que o excesso de pele pode causar.
  • Melhora Funcional: Em casos de flacidez acentuada na pálpebra superior, a pele pode cobrir os cílios, obstruindo parte do seu campo de visão lateral ou superior. A cirurgia resolve essa questão, melhorando sua visão periférica.
  • Realce da Maquiagem: Com pálpebras superiores mais firmes e definidas, a aplicação da maquiagem nos olhos se torna muito mais fácil e eficaz.

Se você está considerando investir em blefaroplastia, converse com um especialista para saber os riscos e benefícios. A Blefaroplastia pode ser um passo importante na revitalização do seu olhar e elevação da autoestima.

Se quiser saber mais sobre esse e outros temas para as Mulheres 50+ interessadas, conectadas e curiosas:

  • inscreva-se no nosso Canal do Youtube, dê um like e ative o sininho para receber as notificações de novos vídeos!
  • continue acompanhando o nosso site
  • siga nossas páginas no Instagram e Facebook

Venha participar com a gente da revolução da longevidade, interagindo e sugerindo conteúdos que vocês gostariam de ver em nossos canais!

Um abraço!

Estilo 5.0+

 

Fontes

https://www.cnnbrasil.com.br/saude/blefaroplastia-entenda-a-cirurgia-plastica-mais-realizada-no-mundo/

https://veja.abril.com.br/coluna/veja-gente/a-cirurgia-mais-realizada-no-mundo-que-vem-mudando-as-celebridades/

https://www.estadao.com.br/saude/qual-e-e-quais-os-riscos-da-cirurgia-plastica-mais-realizada-no-mundo-nprm/

https://www.cemahospital.com.br/blog/blefaroplastia

 

Vídeos

Blefaroplastia: conheça os riscos da cirurgia plástica mais realizada no mundo- Domingo Espetacular- 06:29

 

Blefaroplastia: Cuidados Pós-Operatório e Complicações | Ep 03 Websérie Dra.Andreia Kurahashi Melo- Rinoplastia Curitiba- 03:15

 

Cintia Yamamoto Ruggiero

Sou apaixonada pelo tema Longevidade, curiosa e inquieta! Quero participar ativamente da revolução da longevidade e colocar o aprendizado profissional de mais de 30 anos e a experiência nas áreas de Negócios e Marketing para trazer conteúdos, produtos e serviços para as Mulheres 50+, conectadas, curiosas e interessadas!