O Amor dos Pets nos salva – Você tem um pet?

O amor dos Pets nos salva

Os animais de estimação sempre fizeram parte das famílias brasileiras.

A preferência nacional é pelos cachorros: 58% das casas têm cães, 28% têm gatos, 7% têm peixes e 11% têm aves, de acordo com a consultoria alemã GFK, que levantou dados de 22 países para descobrir a distribuição dos animais em cada local.

Atualmente muitos casais jovens adotam um pet e cuidam como se fosse um filho, com todos os mimos, carinhos e regalias. São os “pais de pets”.

E muitos Maduros, têm no seu animal de estimação, a companhia carinhosa de todos os momentos. São amigos inseparáveis.

Itens como câmeras de monitoramento para vigiar os animais e até para conversar com eles, alimentadores automáticos controlados por aplicativos, brinquedos que estimulam os animais a gastar energia para diminuir o stress e os cuidados com a nutrição são alguns dos itens que fazem parte do novo cenário doméstico nas residências com pets.

Aumento de adoção de pets durante a pandemia

A pandemia de Covid-19 aumentou em 300% a adoção de pets. Naquele período, as famílias com crianças queriam um pet para entreter os filhos confinados e os moradores solitários procuravam um animal para fazer companhia.

Cerca de 23% desses bichinhos recém-adotados foram os primeiros de seus donos – um fenômeno que não ocorreu só no Brasil. Pesquisas internacionais mostram que em diversos países a população buscou um animal de estimação para diminuir a sensação de isolamento e solidão em casa.

O Brasil é o 3º do ranking mundial na população total de animais de estimação, de acordo com a ABINPET.

Com 149,6 milhões de animais de estimação, segundo o censo do IPB (Instituto Pet Brasil) de 2021, o Brasil é o terceiro país em número de animais domésticos. Considerando os 215 milhões de brasileiros, pelo menos 70% da população tem um pet em casa ou conhece alguém que tenha um pet em casa.

O IPB estima que em 2022 o faturamento desse setor será de R$ 59,2 bilhões; ou um crescimento de 14,7% sobre 2021.

O setor de pet shops, por exemplo, aumentou 33% nos últimos dois anos com a abertura de 18.278 novas lojas, informa o Sebrae.

O mercado pet foi um dos segmentos que apresentou forte crescimento durante o isolamento social, quando muitas pessoas adotaram animais de estimação para enfrentar a solidão. A tendência é que o brasileiro continue consumindo bastante esses produtos e serviços, mantendo o segmento aquecido”, diz Carlos Melles, presidente do Sebrae.

O amor dos pets nos salva e nos ensina

O amor incondicional, entrega, lealdade, a alegria que transmitem com a nossa presença são curativos para a nossa alma e colocam entusiasmo em nossas vidas.

Os animais de estimação são grandes companheiros e podem inclusive facilitar o nosso processo de autoconhecimento.

A disciplina e a responsabilidade de cuidar deles contribuem muito para o nosso crescimento pessoal. Lembrar da comida, das vacinas, da caminhada diária, do petisco, do cobertorzinho quando está frio, do carinho a qualquer hora, do aconchego no sofá, são experiências que levamos para toda a nossa vida.

E até a criação de rotinas com os pets que nos ajuda a fazer o mesmo com as nossas vidas.

Entender que o descanso é necessário; aquele cochilo rápido, mas profundo que nos revitaliza.

Cuidar da saúde; o veterinário para o pet e o médico para nós.

Os exercícios físicos diários que prolongam a nossa saúde e vitalidade, assim como as caminhadas para os pets.

E sem falar que o cuidado e o contato com os pets ajudam no nosso bem-estar, reduz a ansiedade, estresse e até a depressão.

Segundo a psicóloga Thaiana Brotto, em entrevista à Revista Vida Simples (edição 251), afirma que “a relação com os animais de estimação libera dopamina e serotonina, que são os hormônios de bem-estar”... “em tempos de competição e cancelamento, o bichinho te aceita e gosta de você exatamente do jeito que você é”.

E quem pensa que o nosso animalzinho querido não entende o que dizemos se contrapõe aos profissionais da área que afirmam que os animais entendem tudo o que falamos ou que lhes transmitimos. Quantas vezes chegamos em casa depois de um dia exaustivo de trabalho ou de notícias ruins e o nosso querido pet nos recebe com amor, alegria e salva o nosso dia!

Mas também é importante aprender a lidar com o luto quando ele se vai. Como vivem menos do que nós, a partida do nosso pet é inevitável. E esse também é um aprendizado que ele nos traz: lidar com perdas.

Nesse momento é importante lembrar das experiências agradáveis e felizes que vc e o seu pet vivenciaram juntos. E a gratidão e o reconhecimento pelo período feliz que desfrutaram juntos.

Trouxemos algumas sugestões de filmes e documentários para você saber mais sobre os nossos queridos amigos pets.

Acesse:

A Incrível Vida dos Nossos Bichinhos – Netflix

2022 | Classificação etária: AL | 1 temporada | Séries para a família toda

Conheça bichinhos de estimação do mundo inteiro e fique por dentro das descobertas científicas mais recentes sobre esses incríveis companheiros.

Acesse o trailer na página na Netflix: https://www.netflix.com/br/title/81318943

Apenas CÃES – Netflix

2018 | Classificação etária: A12 | 2 temporadas | Séries dos EUA

Estas histórias comoventes mostram os laços profundos formados entre cães e seus donos, sempre juntos para o que der e vier.

Acesse o trailer:

Procura-se Gonker – Netflix

2023 | Classificação etária: A10 | 1h 35min | Filmes baseados em livros

Quando o amado cãozinho de uma família se perde na floresta, seus donos partem em uma incrível jornada para salvá-lo.

Acesse o trailer na página da Netflix: https://www.netflix.com/br/title/81155175

Desfrute a vida e a sua longevidade. Se tiver um pet, será mais prazeroso.

Venha participar da jornada da revolução da Longevidade com a gente!

Se quiser saber mais sobre esse e outros temas para as Mulheres 50+ interessadas, conectadas e curiosas:

  • inscreva-se no nosso Canal do Youtube, dê um like e ative o sininho para receber as notificações de novos vídeos!
  • continue acompanhando o nosso site
  • siga nossas páginas no Instagram e Facebook.

Um abraço!

Time Estilo 5.0+

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *