O Amor dos Pets nos salva – Você tem um pet?

O amor dos Pets nos salva

Os animais de estimação sempre fizeram parte das famílias brasileiras.

A preferência nacional continua sendo pelos cães com 41% das casas, seguido pelos gatos com 20%, de acordo com os dados da Euromonitor de 2022 divulgados recentemente pelo Valor Econômico.

Atualmente muitos casais jovens adotam um pet e cuidam como se fosse um filho, com todos os mimos, carinhos e regalias. São os “pais de pets”.

E muitos Maduros, têm no seu animal de estimação, a companhia carinhosa de todos os momentos. São amigos inseparáveis.

Itens como câmeras de monitoramento para vigiar os animais e até para conversar com eles, alimentadores automáticos controlados por aplicativos, brinquedos que estimulam os animais a gastar energia para diminuir o stress e os cuidados com a nutrição são alguns dos itens que fazem parte do novo cenário doméstico nas residências com pets.

Para muitas mulheres maduras, a companhia de um animal de estimação pode ser um presente valioso, que contribui para uma vida mais saudável e feliz.

Os animais de estimação são companheiros incondicionais. Eles oferecem amor e carinho sem julgamentos, o que pode ser especialmente importante para mulheres que vivem sozinhas ou que se sentem solitárias. Além disso, os animais de estimação incentivam a atividade física, pois precisam de passeios e brincadeiras, o que contribui para a saúde física e mental das mulheres maduras.

Aumento de adoção de pets durante a pandemia

Durante a pandemia houve um crescimento em torno de 300% de compra ou adoção de pets. Cerca de 23% desses bichinhos foram os primeiros de seus donos o que demonstrou que a população buscou um animal de estimação para diminuir a sensação de isolamento e solidão em casa.

De acordo com o Valor Econômico, são 168 milhões de animais de estimação, segundo os dados 2022 da Euromonitor, sendo 68 milhões de cães, 42 milhões de aves, 34 milhões de gatos, 22 milhões de peixes ornamentais e 2 milhões de outros. Considerando os 203 milhões de brasileiros, pelo menos 80% da população tem um pet em casa ou conhece alguém que tenha um pet em casa.

O IPB-Instituto Pet Brasil estima que em 2023 o faturamento desse setor foi de R$ 68,9 bilhões, com um crescimento anual estimado em 14%.

O mercado pet foi um dos segmentos que apresentou forte crescimento durante o isolamento social, quando muitas pessoas adotaram animais de estimação para enfrentar a solidão. A tendência é que o brasileiro continue consumindo bastante esses produtos e serviços, mantendo o segmento aquecido”, diz Carlos Melles, presidente do Sebrae.

O amor dos pets nos salva e nos ensina

O amor incondicional, entrega, lealdade, a alegria que transmitem com a nossa presença são curativos para a nossa alma e colocam entusiasmo em nossas vidas.

Os animais de estimação são grandes companheiros e podem inclusive facilitar o nosso processo de autoconhecimento.

A disciplina e a responsabilidade de cuidar deles contribuem muito para o nosso crescimento pessoal. Lembrar da comida, das vacinas, da caminhada diária, do petisco, do cobertorzinho quando está frio, do carinho a qualquer hora, do aconchego no sofá, são experiências que levamos para toda a nossa vida.

E até a criação de rotinas com os pets que nos ajuda a fazer o mesmo com as nossas vidas.

Entender que o descanso é necessário, aquele cochilo rápido, mas profundo que nos revitaliza.

Cuidar da saúde, o veterinário para o pet e o médico para nós.

Os exercícios físicos diários que prolongam a nossa saúde e vitalidade, assim como as caminhadas para os pets.

E sem falar que o cuidado e o contato com os pets ajudam no nosso bem-estar, reduz a ansiedade, estresse e até a depressão.

Segundo a psicóloga Thaiana Brotto, em entrevista à Revista Vida Simples (edição 251), afirma que “a relação com os animais de estimação libera dopamina e serotonina, que são os hormônios de bem-estar”… “em tempos de competição e cancelamento, o bichinho te aceita e gosta de você exatamente do jeito que você é”.

E quem pensa que o nosso animalzinho querido não entende o que dizemos se contrapõe aos profissionais da área que afirmam que os animais entendem tudo o que falamos ou que lhes transmitimos. Quantas vezes chegamos em casa depois de um dia exaustivo de trabalho ou de notícias ruins e o nosso querido pet nos recebe com amor, alegria e salva o nosso dia!

Mas também é importante aprender a lidar com o luto quando ele se vai. Como vivem menos do que nós, a partida do nosso pet é inevitável. E esse também é um aprendizado que ele nos traz: lidar com perdas.

Nesse momento é importante lembrar das experiências agradáveis e felizes que vc e o seu pet vivenciaram juntos. E a gratidão e o reconhecimento pelo período feliz que desfrutaram juntos.

IMPORTANTE CASO VOCÊ RESOLVA TER UM PET:

  • Animal silvestre NÃO é Pet – segundo o Instituto Libio, diferentemente de cães e gatos, que passaram por milênios de domesticação, os animais silvestres não são adequados para ambientes domésticos, mesmo aqueles nascidos em cativeiro. Quando uma pessoa adquiri um animal silvestre impacta a biodiversidade e o meio ambiente porque eles desempenham papéis ecológicos cruciais em seus habitats naturais. Além disso estará contribuindo para o tráfico destes animais. Alguns exemplos de animais silvestres são pássaros, cobras, macacos, onças, cachorros-do-mato, sapos e muito mais. Para saber mais acesse https://institutolibio.org.br/
  • Pense em adotar um animal ao invés de comprar – de acordo com o IPB-Instituto Pet Brasil, existem cerca de 185.000 animais abandonados ou resgatados por maus tratos sob a tutela de ONGs e grupos de Protetores e estima-se que aproximadamente 8,8 milhões de pets estejam em situação de vulnerabilidade porque vivem sob tutela de famílias classificadas abaixo da linha de pobreza, ou que vivem nas ruas.

Trouxemos algumas sugestões de filmes e documentários para você saber mais sobre os nossos queridos amigos pets.

A Incrível Vida dos Nossos Bichinhos – Netflix

2022 | Classificação etária: AL | 1 temporada | Séries para a família toda

Conheça bichinhos de estimação do mundo inteiro e fique por dentro das descobertas científicas mais recentes sobre esses incríveis companheiros.

Acesse o trailer na página na Netflix: https://www.netflix.com/br/title/81318943

Apenas CÃES – Netflix

2018 | Classificação etária: A12 | 2 temporadas | Séries dos EUA

Estas histórias comoventes mostram os laços profundos formados entre cães e seus donos, sempre juntos para o que der e vier.

Acesse o trailer:

Proteção Animal Mundial|Animal Silvestre não é Pet-32:19

Se você ainda não tem um pet e está pensando em ter um, converse com outras pessoas que possuem animais de estimação. Você também pode buscar informações em ONGs. Você ouvirá muitas histórias de amizade e companheirismo!

Desfrute a vida e a sua longevidade. Se tiver um pet, será mais prazeroso.

Venha participar da jornada da revolução da Longevidade com a gente!

Se quiser saber mais sobre esse e outros temas para as Mulheres 50+ interessadas, conectadas e curiosas:

  • inscreva-se no nosso Canal do Youtube, dê um like e ative o sininho para receber as notificações de novos vídeos!
  • continue acompanhando o nosso site
  • siga nossas páginas no Instagram e Facebook.

Venha participar com a gente da revolução da longevidade, interagindo e sugerindo conteúdos que vocês gostariam de ver em nossos canais!

Um abraço!

Time Estilo 5.0+

Fontes:

https://valor.globo.com/brasil/noticia/2023/08/13/habitos-mudam-e-brasil-ja-tem-mais-de-168-milhoes-de-pets.ghtml

https://g1.globo.com/economia/censo/noticia/2023/06/28/censo-2022-brasil-tem-203-milhoes-de-habitantes-47-milhoes-a-menos-que-estimativa-do-ibge.ghtml

https://consumidormoderno.com.br/faturamento-mercado-pet-brasileiro/#:~:text=Com%20desempenho%20de%20mercado%20acompanhado,crescimento%20anual%20estimado%20de%2014%25

https://institutopetbrasil.com/fique-por-dentro/numero-de-animais-de-estimacao-em-situacao-de-vulnerabilidade-mais-do-que-dobra-em-dois-anos-aponta-pesquisa-do-ipb/

Cintia Yamamoto Ruggiero

Sou apaixonada pelo tema Longevidade, curiosa e inquieta! Quero participar ativamente da revolução da longevidade e colocar o aprendizado profissional de mais de 30 anos e a experiência nas áreas de Negócios e Marketing para trazer conteúdos, produtos e serviços para as Mulheres 50+, conectadas, curiosas e interessadas!