Carnaval: você sabe qual é o significado?

Carnaval: você sabe qual é o significado

O Carnaval é uma época de alegria, festa e descontração. É uma oportunidade de diversão para todas as idades e celebração da vida.

Oportunidade de dançar, cantar, brincar e se divertir com os amigos e a família.

Além de ser uma das maiores manifestações da cultura brasileira, o Carnaval hoje também tem uma grande representatividade econômica para o turismo e o comércio.

Carnaval no Brasil

A história do Carnaval no Brasil iniciou-se no período colonial. Uma das primeiras manifestações carnavalescas foi o entrudo, uma brincadeira de origem portuguesa que, na colônia, era praticada pelos escravos. Nela, as pessoas saíam às ruas sujando umas às outras. Da forma como era, foi proibido em 1841, mas continuou até meados do século XX.

Depois surgiram os cordões e ranchos, as festas de salão, os corsos, e as escolas de samba. Afoxés, frevos e maracatus também passaram a fazer parte da tradição cultural carnavalesca brasileira. Marchinhas, sambas e outros gêneros musicais foram incorporados à maior manifestação cultural do Brasil.

Algumas cidades brasileiras se destacam nas festas de Carnaval no Brasil, onde é considerada uma das maiores do mundo.

Em cada localidade do país há um destaque regional:

Rio de Janeiro: desfile tradicional das escolas de samba na Marquês do Sapucaí; o desfile de carnaval mais popular do país.

Salvador: trios elétricos que tomam conta das ruas da cidade.

Recife: o bloco “O Galo da Madrugada” que sai às ruas no sábado de carnaval e vagueia pelo centro da cidade, já entrou para o livro dos recordes como o maior bloco de carnaval do mundo.

Olinda: Bonecos gigantes, que desfilam pelas ladeiras da cidade; considerados Patrimônio da Humanidade.

São Paulo:  acontecem os desfiles de Escolas de Samba no Sambódromo do Anhembi, os blocos de carnaval de rua e os bailes de carnaval nos clubes.

Origem do Carnaval

A origem do Carnaval parece remontar a festas babilônicas. Na antiga Mesopotâmia, ocorriam as chamadas Sacéias: celebrações em que um prisioneiro assumia por alguns dias a figura de rei.

Ele trocava literalmente de vida, usando as roupas do superior, comendo suas comidas e dormindo com suas esposas. Um período feliz que terminava de forma trágica, com o prisioneiro sendo torturado e depois morto.

A segunda celebração ocorria próximo ao equinócio de primavera, quando era celebrado o ano novo na Mesopotâmia. Para mostrar sua submissão ao deus Marduk, o rei apanhava e era humilhado em seu templo.

Festas greco-romanas também ajudaram a criar o carnaval. Os bacanais, por exemplo, eram dedicados ao deus do vinho, Baco. E era uma festa marcada pela embriaguez.

A Saturnária e a Lupercália, que também ocorriam em Roma, eram celebrações que duravam dias com muita dança, bebidas e comidas. Nestas, escravos também se vestiam de senhores e vice-versa.

A origem do Carnaval também está relacionada com determinados rituais de fecundidade da terra, que eram organizados na passagem de ano e no início da primavera.

Durante os carnavais medievais, por volta do século XI, no período fértil para a agricultura, homens jovens que se fantasiavam de mulheres saíam às ruas e aos campos durante algumas noites e beijavam as jovens que encontravam nas casas.

Bailes de Máscaras

Os bailes de máscaras foram criados na França, apenas por volta do século XVII, mas rapidamente ficaram populares em outros países europeus.

Durante o Renascimento, as festas carnavalescas atingiram uma grande popularidade, principalmente na Itália, em Roma e Veneza.

Em Veneza a tradição desde o século XVII são as máscaras.

Os nobres gostavam da diversão e para não chamar a atenção do povo se disfarçavam escondidos atrás das máscaras.

Os trajes utilizados ainda são os mesmos daquele período: as mulheres com vestidos longos ricamente enfeitados e os homens de libré ou roupas de seda preta e chapéus de três pontas.

Carnaval na Europa medieval e moderna

Durante o Renascimento, nas cidades italianas, surgia a “commedia dell’arte”, teatros improvisados cuja popularidade ocorreu até o século XVIII.

Em Florença, canções foram criadas para acompanhar os desfiles, que contavam ainda com carros decorados, os trionfi. Em Roma e Veneza, os participantes usavam a bauta, uma capa com capuz negro que encobria ombros e cabeça, além de chapéus de três pontas e uma máscara branca.

A lógica que regia as festas da Antiguidade era a mesma para o Carnaval na Europa da Idade Média e Moderna: o mundo de cabeça para baixo. Sendo assim, tratava-se de um período de inversão proposital da ordem, portanto, as restrições das vidas das pessoas eram abolidas, e os papéis que existiam naquela sociedade, invertidos.

A Igreja e a ressignificação do carnaval

Com o surgimento do Cristianismo, o Carnaval perdeu um pouco do seu caráter simbólico e místico. A igreja se incomodava com as celebrações pagãs.

Na concepção do cristianismo, havia a crítica da inversão das posições sociais, pois, para a Igreja, ao inverter os papéis de cada um na sociedade, invertia-se também a relação entre Deus e o demônio.

A Igreja Católica, então, procurou ressignificá-lo dando-lhe um senso mais cristão. Durante a Alta Idade Média, foi criada a Quaresma — período de 40 dias antes da Páscoa caracterizado pelo jejum. Tempos depois, as festividades realizadas pelo povo foram concentradas nesse período e nomeadas carnis levale, que significa “retirar a carne”. Esse seria o último dia antes que os fiéis abdicassem de todos os prazeres até a Páscoa. Então o Carnaval acontece nos três dias de festas que precedem a quarta-feira de cinzas.

A Igreja pretendia, dessa forma, manter uma data para as pessoas cometerem seus excessos, antes do período da severidade religiosa.

Data do Carnaval no Brasil

Em 2024, o carnaval acontecerá em 13 de fevereiro. E, em 2025, em 4 de março.

Embora o feriado de carnaval aconteça oficialmente 47 dias antes da páscoa, sempre em uma terça-feira, no Brasil, na sexta-feira que antecede o Carnaval já acontecem os primeiros desfiles carnavalescos.

O carnaval pode ter diferentes significados para cada pessoa, especialmente para as mulheres maduras.

Há algumas que preferem a tranquilidade de um retiro de meditação, ou de um hotel tranquilo, outras buscam locais onde possam fazer as duas coisas. Descansar e curtir um pouco o Carnaval.

Para qualquer opção, há um destino adequado.

Mas, em geral, para nós, mulheres maduras, o Carnaval pode ter um significado especial, um significado de liberdade, de alegria e de celebração da vida! Divirta-se!

Se quiser saber mais sobre esse e outros temas para as Mulheres 50+ interessadas, conectadas e curiosas:

  • inscreva-se no nosso Canal do Youtube, dê um like e ative o sininho para receber as notificações de novos vídeos!
  • continue acompanhando o nosso site
  • siga nossas páginas no Instagram e Facebook.

Venha participar com a gente da revolução da longevidade, interagindo e sugerindo conteúdos que vocês gostariam de ver em nossos canais!

Um abraço!

Time Estilo 5.0+

Fontes:

https://www.significados.com.br/carnaval/

https://gizmodo.uol.com.br/qual-o-significado-do-carnaval-e-por-que-ele-e-acontece-nessa-data/

https://brasilescola.uol.com.br/carnaval/historia-do-carnaval.htm

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *