Você sabe como surgiram os Ovos de Páscoa?

Nós da Estilo 5.0+ fomos pesquisar para você algumas curiosidades sobre a origem dos Ovos de Páscoa que hoje são tão apreciados!!

Afinal, desde quando coelho bota ovo e de chocolate?

O coelho da Páscoa bota ovos de chocolate?

As Origens dos Ovos de Páscoa

Descobrimos que a sua origem está contida nos rituais pagãos e remonta a séculos antes do nascimento de Cristo.

Muitas civilizações antigas, tanto do Extremo como Médio Oriente e do norte da Europa, desenvolveram um simbolismo muito forte em torno do ovo por estar relacionado à ideia de eclosão de vida e de renovação. O próprio fenômeno de um ser vivo que nasce do ovo ofereceu aos homens das culturas arcaicas esse princípio simbólico. Ele sempre foi considerado como a mais perfeita embalagem da natureza.

Os povos germânicos cultuavam uma deusa chamada Ostera, que era considerada a divindade da Primavera. O nome dessa deusa foi mudando até chegar a Easter e a Ostern, respectivamente, e que significam Páscoa.

Como culto a essa deusa, esses povos organizavam festivais que celebravam o início da Primavera e passaram a entregar ovos como presentes. Também eram cozidos e comidos durante as celebrações. Como no norte europeu, as estações do ano são muito acentuadas, quando chega a Primavera após o inverno rigoroso, fica evidente a exuberância das florestas e matas, atraindo os animais para os ciclos de reprodução.

Os coelhos também se reproduziam na Primavera e, como todos sabemos, em larga escala!! Por essa razão, o símbolo do coelho também passou a estar associado a essa mesma deusa, Ostera.

Com o advento do cristianismo e sua expansão para a Europa, no início da Primavera, passou a ser comemorado o dia da Páscoa, isto é, a data mais importante para os cristãos, pois celebra a ressurreição de Cristo.

Com isto, os símbolos e as comemorações antes associados à Deusa da Primavera passaram, aos poucos, a serem associados à festa da ressurreição de Cristo e a entrega de ovos continuou como rito durante a era cristã e espalhou-se para outras regiões do mundo.

Os Ovos Fabergè

Um dos exemplos mais marcantes dessa prática de entrega de ovos durante a páscoa foi o da família aristocrática Romanov na Rússia. A história dos ovos luxuosos dessa família, feitos pelo joalheiro Fabergè tornaram-se famosos mundialmente.

Ovos Fabergè

Os Ovos de Chocolate

A partir do século XIX, o hábito de presentear parentes e amigos com ovos, na data da Páscoa, fez surgir a produção do ovo de chocolate. O pioneiro nessa prática foi François Louis Cailler, que em 1819 abriu a primeira fábrica de ovos de chocolate na França.

Na segunda metade do século XX, a produção massiva de ovos de chocolate dominou a indústria e o Mercado, transformando até mesmo o sentido tradicional da festa pascal.

Ovos de chocolate dominam a indústria da Páscoa

Portanto…coelhos não botam ovo. Mas são símbolos de fertilidade, assim como os ovos são símbolos de perfeição da vida.

O significado do ovo e do coelho é sobre a vida: Ovo representa uma nova vida. E o coelho, a multiplicação da vida.

Mas claro, se for ovo de chocolate, a vida fica mais saborosa e divertida. Se quiser tentar fazer um, aqui vai uma receita:

O jeito mais fácil de fazer ovo de páscoa! Super rápido e fácil | Isamara Amâncio – 12:40

Pesquisamos alguns vídeos caso vocês tenham curiosidade de saber um pouco sobre a celebração da Páscoa:

A origem da páscoa | Guia do Curioso – 06:08

Simbolismos da Páscoa | Lúcia Helena Galvão | Nova Acrópole – 53:42

A turma da Estilo 5.0+ deseja a você e todos os seus familiares uma Páscoa repleta de alegrias e muito sabor!

Inscreva-se no nosso Canal Youtube, dê um like e ative o sininho para receber as notificações de novos vídeos e siga nossas páginas no Instagram e Facebook. Um abraço!

One thought on “Você sabe como surgiram os Ovos de Páscoa?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.