Conheça a Alemanha. Você vai se surpreender

Conheça a Alemanha

A Alemanha é um país surpreendente. Tendo sido dividida em duas partes após a segunda guerra, conseguiu sua unificação após a queda do famoso muro de Berlim e promoveu a reconstrução e integração do lado oriental nas décadas seguintes. É um dos países mais organizados e limpos do planeta, e hoje, junto com a França, é um dos principais pilares políticos e econômicos do Mercado Comum Europeu e principal defensor da moeda única, o euro.

Possui paisagens belíssimas, compostas de florestas, rios, castelos, cordilheiras e uma posição geográfica privilegiada no continente europeu.

A nação tem mais de 2 milênios de história e uma população com mais de 83 milhões de habitantes, extremamente concentrada no Oeste, devido ao desenvolvimento e oportunidades criadas por mais de 40 anos de capitalismo antes da unificação.

A Alemanha presenteou o mundo com gênios da música, como Bach e Beethoven e da arte, como Goethe e Brecht e é claro, o físico Albert Einstein, entre tantos outros.

Na indústria automobilística várias marcas se destacam como Mercedes Benz, BMW, Audi, Porsche, Opel e Volkswagen.

Na indústria, expoentes da farmacêutica como os laboratórios Altana, Bayer, Boehringer Ingelheim, Merck KGaA e Schering, e o conglomerado alemão Siemens AG.

Muro de Berlim: construção e queda

Há sessenta anos, na noite entre 12 e 13 de agosto de 1961, nascia o muro de Berlim, também chamado de muro da vergonha. No coração da cidade de Berlim, separando a parte ocidental, capitalista, da parte oriental.

Saiba porque foi construído e porque caiu no vídeo abaixo.

Por que o muro de Berlim foi construído e por que caiu? – BBC News Brasil- 09:38

Se você está planejando visitar a surpreendente Alemanha, conheça alguns destaques para planejar sua viagem:

  1. Berlim: a capital pulsante, linda e cultural também é líder mundial em mobilidade urbana. Abriga cenários artísticos e de vida noturna e muitos locais relacionados à Segunda Guerra Mundial, como o Museu do Holocausto e o Checkpoint Charlie, local de checagem de passaportes na época de guerra fria e hoje um Museu que abriga histórias e artefatos das fugas do lado oriental para o ocidental na época do Muro.
  2. Colónia (Koln): uma cidade com 2000 anos que se estende ao rio Reno na Alemanha ocidental, é o centro cultural da região. A Catedral de Colónia (Kölner dom), com dois pináculos, um ponto de referência da arquitetura gótica situado no centro da cidade velha. Durante a Copa do Mundo de 2006 Colônia foi eleita a cidade base para os torcedores brasileiros!
  3. Dresden: bombardeada pelos aliados na 2ª. Guerra mundial, a cidade foi restaurada e se tornou uma das atrações do país.
  4. Düsseldorf: cidade conhecida pela indústria da moda e pelo cenário artístico. É dividida pelo rio Reno, com a Altstadt (Cidade Antiga) na margem oriental e as modernas áreas comerciais a oeste. Na Altstadt, a Rathaus(prefeitura) e a Schlossturm (Torre do Castelo) são imperdíveis. Ruas como Königsallee e Schadowstrasse são repletas de butiques.
  5. Frankfurt: Grande centro financeiro que abriga o Banco Central Europeu. É a cidade natal do escritor Johann Wolfgang von Goethe.
  6. Hamburgo: é a segunda maior cidade da Alemanha, o segundo maior porto da europa e o terceiro maior polo mundial da indústria aeronáutica. Além de centro de ciência, é um local de artes, produtores artísticos, de onde se lançaram os Beatles.
  7. Munique : Uma das cidades mais encantadoras da Bavaria, com belos parques, como o Englisher Garten ( jardim Inglês ) e o Olimpiapark ( parque olímpico ), sede das olimpíadas de 1972 e famosa por suas festividades, como a Oktoberfest, festival de cerveja criado pelo rei bávaro Luís I para celebrar o seu casamento em 1810. Mais de 6 milhões de visitantes passam por lá anualmente.
  8. Leipzig- conhecida pelos concertos e coral masculinos. Seu expoente máximo foi S. Bach.
  9. Potsdam: residência dos antigos reis da Prússia, declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, repleta de palácios, belos parques e cenário do acordo que sacramentou a separação da Alemanha em duas.
  10. Rota Romântica – considerado um dos caminhos mais lindos do mundo. São 29 lugares ao longo de 470km que parecem ter saído de um conto de fadas, com cidades medievais extremamente preservadas e vista para os Alpes, como Rothenburg e castelos belíssimos, sendo o mais famoso, o Neuschwanstein, que serviu de inspiração para o Castelo da Cinderela na Disney.

Gastronomia alemã

A gastronomia alemã é muito rica. As estrelas são: batata, carne de porco, salsichas e cerveja. Algumas delícias que conhecemos por aqui:

  • Eisbein – joelho de porco,
  • Sauerkraut: repolho picado em conserva,
  • Kartoffelsalat: salada de batatas
  • Wurstë: vários tipos de salsichas, grelhadas, cozidas, assadas e de várias cores
  • Schnitzel: bifão de vitela bem fin
  • FischBrötchen : o sanduiche de peixe,
  • Spätzle: o macarrão alemão,
  • Brezel: o pão diferenciado alemão,
  • Cervejas : cada região e, muitas vezes até cidades, possuem sua próprias produções locais de diversos tipos, Pilsen, Dunkel, Berliner, Weissbier, Altbier, Kölsch, entre outras, imperdíveis! Muito boas de serem degustadas nos famosos biergartens no sul do país.

Alemanha no Brasil

Estima-se em cinco milhões o número de descendentes alemães no Brasil.

Concentrados principalmente na região sul do país, mesclaram-se aos hábitos brasileiros, mas sem abdicar de sua cultura, criando inclusive a sua Oktoberfest em Blumenau.

Os restaurantes alemães são muito apreciados por aqui e existem várias opções espalhadas pelo Brasil.

Os mais conhecidos na zona sul de São Paulo são:  Juca Alemão, Windhuk, Bar do Alemão, e o imperdível Zur Alten Muhle, no Brooklin.

Comece a saborear a sua cerveja gelada antes de embarcar nesta viagem fascinante com os vídeos que trouxemos para você:

Os Lugares mais lindos da Alemanha | Lugares que deve conhecer na Alemanha | O Alemão | 07:13

O que vamos fazer na Alemanha? – eurotrip – vlog de viagem na Europa |Emilim Schmitz | 06:22

Cruzeiro Fluvial pela Europa | Uniworld River Cruise Thorugh Europe | Hummingbird.UAV | 39:57

O que fazer na Alemanha –  Rodrigo Ruas –  47:16

Gostou da Alemanha?

Para saber mais sobre outras viagens em lugares espetaculares para curtir a sua longevidade, continue acompanhando o nosso Blog e as nossas redes sociais no Facebook e Instagram. Acompanhe também o nosso canal no Youtube. Faça já sua inscrição!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *