Vamos fazer um tour virtual pelo Japão, a Terra do Sol Nascente?

Vamos fazer um tour virtual pelo Japão
  • O Japão é um arquipélago formado por mais de 6.800 ilhas e possui 47 províncias.
  • 70% de sua área é composta por montanhas.
  • Possui mais de 200 vulcões, com metade deles ainda em atividade.
  • As 4 principais e maiores ilhas são Hokkaido, Honshu, Shikoku e Kyushu.
  • O Monte Fuji, um dos cartões postais do país, é um vulcão fora de atividade. É a montanha mais alta do Japão, com 3.776,24 metros de altura.
  • Devido a pequena área territorial e a numerosa população (127MM), o Japão tem cidades muito populosas, como é o caso de Tóquio, Yokoyama e Osaka.
  • O Japão foi classificado em 19o lugar no ranking mundial do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 2020, da Organização das Nações Unidas.
  • De acordo com o Ministério de Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão, a expectativa de vida dos homens naquele país em 2020, foi de 81,84 anos e das mulheres, uma média de 87,74 anos de vida. (https://itiban.tur.br/2021/08/05/expectativa-de-vida-no-japao-atinge-idade-recorde/)
  • As pessoas com mais de 65 anos representam 28,4% da população e 12,9% da força de trabalho, segundo a Exame.com.
  • O Japão tem uma taxa de alfabetização próxima de 100%, uma das menores taxas de homicídios do mundo, com 0,3% a cada 100 mil habitantes.

Os Japoneses, um povo com muitos adjetivos positivos!

Os japoneses são mundialmente reconhecidos pela disciplina, educação, limpeza, gentileza, resiliência, obstinação, respeito ao próximo e forte senso de comunidade.

Respeitam a harmonia entre o homem e a natureza. Esse respeito à natureza originou também a filosofia contrária ao desperdício, muito forte no Japão, conhecida pela palavra “Mottainai”.

95% dos japoneses são Xintoistas ou Budistas e muitos convivem com as duas espiritualidades. Normalmente não são classificadas como religiões, pois estão mais conectadas às práticas do que às crenças.

O Xintoísmo é a espiritualidade tradicional do Japão, muito ligada ao culto à natureza, aos ancestrais e pelo seu politeísmo.

O Budismo é uma filosofia de vida sobre os ciclos de sofrimentos gerados pelos nossos desejos e o aprendizado para nos libertar deles.

Um país de contrastes e surpresas que você precisa conhecer!

  • Trens-bala (Shinkansen) – conectam as principais ilhas: Kyushu , Honshu e Hokkaido. São absolutamente pontuais e é considerada falta de educação falar ao telefone dentro dos trens.
  • Gastronomia – é tratada como arte, desde a concepção, preparo, apresentação e o serviço do prato. Experimentar os sushis e sashimis, é obrigatório, mas também outras iguarias como por exemplo o lamén em um dos vários Ramen Houses, além de deliciosos são baratos. Ou, para uma refeição mais elaborada em um dos 225 restaurantes em Tóquio, eleitos pelo Guia Michelan em 2020 que manteve a cidade em primeiro lugar no guia. IARA, incluir um link aqui do Guia Michelan
  • Templos e Santuários – Existem 177 mil em todo o Japão; 2000 só em Kyoto. No vídeo abaixo, você poderá ver alguns dos mais famosos e aprender um pouco sobre os costumes e como se comportar neles.
  • Flores de Cerejeira (Sakura) – um espetáculo da natureza! As sakuras são o símbolo da primavera no Japão, e tem um significado muito forte para os japoneses não só pela beleza. Eles acreditam que assim como o período de floração das sakuras acontecem num curto período de tempo e você precisa aproveitá-lo, também deve aproveitar a sua vida! Normalmente as flores abrem entre março e abril, mas é bom acompanhar a previsão de temporada ano a ano.
  • Tóquio – a capital do Japão com os contrastes da modernidade e tradição. A multidão no Shibuya Crossing há o maior cruzamento de pessoas do mundo, Akihabara. São mais de 3 mil pessoas atravessando ao mesmo tempo!
  • Kyoto – antiga capital do Japão, abriga 17 Patrimônios Mundiais da UNESCO, além dos mais de 1.600 templos, possui palácios imperiais, jardins fantásticos e casas de madeira tradicionais que dão a impressão de ter retornado no túnel do tempo
  • Hiroshima – conhecida também como a capital da paz, foi reconstruída após a tragédia da bomba atômica durante a Segunda Guerra Mundial e é considerada uma das cidades mais bonitas do Japão. Visitar o Parque Memorial da Paz, o Museu Memorial da Paz, a Chama da Paz, Genbaku Dome, a única estrutura a ficar em pé após o bombardeio atômico e o Monumento da Paz das Crianças em homenagem à Sadako Sasaki, de 12 anos, vítima da bomba atômica, emocionam qualquer pessoa.

Curiosidades

  • Praticamente não existem lixeiras nos lugares públicos e nem lixo no chão porque as pessoas são educadas, desde crianças, a levar o lixo para casa
  • Não se dá gorjetas para nenhum serviço, pode ser até ofensivo
  • Não se fala no celular no trem-bala para não atrapalhar as outras pessoas
  • As filas são silenciosas e ordenadas e fazem parte da rotina dos japoneses. Nem pense em furar.
  • Os banheiros públicos são limpos e gratuitos

Ikigai: segredo dos japoneses para uma vida longa e feliz.

A palavra Ikigai é a junção dos termos que significam “vida” e “valer a pena”. E ter um “Ikigai” parece ser uma das razões da extraordinária longevidade dos japoneses.

Ikigai é viver uma vida com sentido. Ter um propósito: uma razão para acordar todas as manhãs, de preferência com disposição e alegria. Trouxemos uma sugestão de vídeo e um livro caso você queira saber mais sobre Ikigai.

Ikigai: Encontre o seu propósito em 5 passos – 10:05 – Arata Academy

Ikigai

Livro: Ikigai – Hector Garcia & Francesc Miralles – Amazon

Alguns templos incríveis para você conhecer se for ao Japão:

Kyoto

Sanjusangendo Temple – No Templo de Kyoto, além da paisagem de tirar o fôlego, há 1001 estátuas douradas de Kannon, a deusa da misericórdia.

Kiyomizu-Dera Temple – Construído em 778, o Templo Kiyomizudera destaca-se por seu um dos locais mais históricos do Japão.

Inkakuji Temple – Símbolo da cidade histórica de Kyoto, o templo de ouro é uma das mais belas estruturas da história do mundo!

Fushimi Inari Taisha Shrine –  é o templo central de Inari Ōkami, localizado em Fushimi, Japão. O templo situa-se na base da montanha que também se chama Inari e que está a 233 metros acima do nível do mar.

Tokyo

Senso-Ji Temple – É um dos templos mais coloridos e populares de Tokyo.

Meiji Jingu Shrine Tokyo EIJI JINGU SHRINE – Maior santuário de Xintoísmo em Tokyo, com uma ampla e longa floresta próximo ao salão principal.

Hyogo

Himeji Castle – Primeiro e único castelo classificado como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO

Nara

Todai-ji Temple – é um dos templos mais famosos e historicamente significativos do Japão e um marco de Nara. O templo foi construído em 752 e é onde se encontra a maior estátua de bronze do Buddha do mundo.

Japão: um país de contrastes. Do medieval ao digital. A cultura milenar guiando as novas gerações transmitindo respeito e disciplina!

Idosos têm a preferência e a sabedoria reconhecida. Um lugar para aprender!

Assista os vídeos abaixo para um tour virtual na Terra do Sol Nascente. E depois é só planejar a sua viagem. Acesse:

JAPÃO – Roteiro de 14 dias – Tóquio, Quioto, Kanazawa, Miyajima e Hiroshima- Vivendo Como- 14:33

Faça isso aqui chegando no Japão – Luiz Mastropietro – 08:27

 Coisas do Japão- Marcio Takayama- 11:14

Top 10 Coisas para fazer em SHIBUYA, Tóquio | Veja antes de ir! Coisas do Japão- 07:03

Coisas do Japão-  Top 15 coisas para se fazer em SHINJUKU CITY- 13:03

O Japão é uma das melhores referências de respeito e reconhecimento da sabedoria dos idosos, onde se pratica a solidariedade, humildade e compaixão!

Sem dúvida, um grande aprendizado para uma longevidade plena e feliz.

Se quiser saber mais sobre esse e outros temas para as Mulheres 50+ interessadas, conectadas e curiosas:

  • inscreva-se no nosso Canal do Youtube, dê um like e ative o sininho para receber as notificações de novos vídeos!
  • continue acompanhando o nosso site
  • siga nossas páginas no Instagram e Facebook.

Venha viver a revolução da longevidade com a gente interagindo e sugerindo conteúdos que vocês gostariam de ver em nossos canais!

Um abraço!

Time Estilo 5.0+

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *