As mulheres estão mais exigentes e antenadas do que nunca. E procuram produtos cosméticos que suavizem as marcas do tempo, mas que também cuidem da saúde da pele de forma personalizada e sustentável. É aí que entram os cosméticos do futuro: inteligentes, personalizados, sustentáveis e inclusivos.
As características dos cosméticos do futuro
1. Cosméticos inteligentes: IA- Inteligência artificial em cosméticos.
Imagine um creme que se adapta às necessidades específicas de sua pele, liberando seus ativos e tratando as necessidades da pele de forma eficaz. Essa é a promessa dos cosméticos inteligentes, que usam inteligência artificial para analisar a pele e fornecer soluções específica para cada necessidade.
O uso da inteligência artificial em cosméticos já é uma realidade, seja para captar dados dos consumidores como para desenvolver novos produtos.
Alguns exemplos:
Espelhos inteligentes ou Smart Mirror: utilizados em salões de beleza para definir o corte de cabelo ou a coloração ideal atrelados ao desejo do cliente e Provadores virtuais de maquiagem gerados pela IA.
L´Oreal e Modi Face: Experiência para a mulher escolher a melhor maquiagem para o seu rosto, sem aplicar na pele antes. A partir de um scanner facial, a marca pode fazer indicações mais assertivas para cada tipo de pele, cor e idade. https://www.loreal.com/en/beauty-science-and-technology/beauty-tech/discovering-modiface/
M.A.C. – Studio Virtual Try-on: Proposta similar à da L´Oreal com
a experiência virtual do consumidor em experimentar os produtos antes de compra-los sem necessidade de aplica-los na pele. https://www.maccosmetics.com.br/provador-virtual
2. Cosméticos personalizados:
Cada pessoa é única, e isso também se aplica à pele e aos cabelos. Os cosméticos personalizados são feitos sob medida para atender às necessidades específicas de cada indivíduo, levando em consideração fatores como tipo de pele, idade, estilo de vida e condições climáticas.
Para ter acesso, você entra no site da empresa e preenche um questionário. A partir das suas informações, a empresa irá enviar o produto mais adequado ao que você necessita!
Alguns exemplos:
Linha completa de produtos para cabelos onde a consumidora entra no site, preenche o questionário e recebe em casa os produtos mais adequados para suas necessidades. Os produtos são veganos, cruelty free (selo PEA), sem petrolatos e sem parabenos. https://meuq.com.br/
Vitaminas personalizadas para cabelo, pele e unhas. cabelos. Você preenche o questionário no site da empresa e recebe em casa os seus produtos personalizados. Os produtos usam ingredientes naturais, cruelty free, sem sulfato, parabenos e petrolatos. https://www.justfor.com.br/
Skin 360º é uma plataforma digital que utiliza inteligência artificial para criar uma recomendação customizada de rotina diurna e noturna de skincare que atenda às necessidades específicas da sua pele. Usa como base produtos de rotina para seu skincare com os produtos das linhas Neutrogena e/ou Neostrata. https://skin360.skinloversclub.com.br/
3. Cosméticos Sustentáveis – Clean Beauty – Beleza Limpa
A indústria da beleza é uma das que mais poluem o meio ambiente. Seja, através de suas embalagens plásticas ou ingredientes químicos poluentes.
No entanto, diversas empresas do setor têm apostado no conceito de clean beauty – beleza limpa, movimento que visa eliminar o uso de ingredientes poluentes em cosméticos.
Segundo matéria da CNN Brasil, empresas que trabalham neste segmento relataram salto de crescimento exponencial no país.
Alguns destaques de empresas brasileiras:
Simple Organic – empresa de cosméticos naturais, veganos e orgânicos fundada em 2017 por Patricia Lima e adquirida pela Hypera, maior empresa farmacêutica do país. Em 2021 seu faturamento somou R$ 34 milhões e projetava um crescimento de 150% para 2022. https://simpleorganic.com.br/
Care Natural Beauty – empresa de cosméticos e maquiagem naturais, veganos, cruelty free, sem parabeno, sem petrolatos fundada em 2018 por Patricia Camargo e Luciana Navarro. A Care cresceu 300% em 2022 https://carenb.com/
Natura – empresa já reconhecida pela sua preocupação com os aspectos humano, social e ambiental, foi a primeira empresa de capital aberto no mundo a receber a certificação B Corp por seu modelo de negócios sustentável. Em relação aos produtos, declarou que tem como olhar para o futuro o portfólio da Natura 95% vegano e 100% das embalagens reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis até o final da década. https://www.natura.com.br/
Se quiser saber mais sobre Clean Beauty, acesse o Blogpost da Estilo 5.0+ no link https://estilo5ponto0mais.com.br/blog/qual-a-diferenca-entre-cosmetico-vegano-organico-natural-ou-artesanal/
4. Beleza inclusiva:
A inclusão será uma nova prática de muitas marcas que virão, pois há várias necessidades ainda não contempladas e segmentos da população que não são atendidos pela indústria cosmética.
Essa tendência vai levar em conta a diversidade dos corpos e a quebra de padrões de beleza com relação a idade, cor da pele, gênero, cicatrizes, deficiências e doenças crônicas. Mulheres com mais de 80 anos, mercado LGBTQIA+, pessoas com deficiências físicas, com necessidades sensoriais e neurais específicas e produtos para pacientes com câncer em fase de quimioterapia.
Exemplos de produtos:
Batom inteligente para pessoas com deficiência física e visual – o Grupo Boticário em parceria com a Cesar – Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife, está criando o batom inteligente. Um dispositivo eletrônico que permitirá que pessoas com deficiência visual ou física possam aplicar o produto com total precisão e sem borrar. https://www.boticario.com.br/dicas-de-beleza/grupo-boticario-desenvolve-batom-inteligente-para-pessoas-com-deficiencias/?&sku=&utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_campaign=G:BOTI:Smart-Shopping:Performance-Max:Iniciadores&gad_source=1&gclid=Cj0KCQiA2KitBhCIARIsAPPMEhK2pQGbUV94UWAluKf_1N0DMZA0c5kTDCkdl_BwZCNygRl-L_Ba1BQaAlBPEALw_wcB&gclsrc=aw.ds
Estée Lauder – Longevity Collective – O grupo Estée Lauder firmou uma parceria com o Stanford Center on Longevity, instituição dedicada a implementar e acelerar descobertas científicas, avanços tecnológicos e práticas comportamentais “para que vidas centenárias sejam saudáveis e gratificantes”.
O primeiro produto dessa parceria recém lançado em janeiro/2024, é o Re-Nutriv Ultimate Diamond Transformative Brilliance Soft Crème. O produto foi desenvolvido com a tecnologia patenteada Sirtivity-LP, que promete uma reversão visível da idade a partir de 14 dias de uso.
O futuro já chegou. A indústria da beleza está atenta para as necessidades das mulheres e para a sustentabilidade do planeta.
Os cosméticos do futuro oferecem uma nova era com produtos eficazes, personalizados e sustentáveis.
Novas pesquisas estão sendo continuamente realizadas para garantir uma vida melhor, com mais alegria e bem-estar!
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Um abraço!
Time Estilo 5.0+
Fontes:
https://digital.sebraers.com.br/blog/estrategia/tendencias-para-o-setor-de-beleza-em-2024/
https://www.cosmeticsonline.com.br/materia/210 https://cosmeticsonline.com.br/2011/revista_digital/cosmetics/2023-05/
https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/prepare-se-para-os-espelhos-inteligentes-smart-mirrors-da-beleza,e04261edc2f34810VgnVCM100000d701210aRCRD https://www.cnnbrasil.com.br/economia/empresas-de-cosmeticos-naturais-saltam-no-pais-e-miram-internacionalizacao-de-marcas/
https://belezaverde.com/sustentabilidade-e-a-base-da-natura-co-nos-ultimos-50-anos/