Dicas de bares em São Paulo para sair da rotina.

Dicas de Bares em São Paulo

Nesta edição, Celso Ruggiero, nosso especialista apaixonado por filmes, séries, livros, viagens e tudo que se relaciona ao entretenimento traz novas e ótimas sugestões, desta vez com dicas de bares em São Paulo para você sair da rotina e conhecer lugares tradicionais, renovados, mas sempre instigantes.

Aproveitando o clima mais friozinho que convida a um aconchego e um bom papo com amigos.

Vamos conferir!

1. Riviera Bar – um clássico renovado

Riviera BarVamos começar pelo Bar Riviera. O icônico bar que nasceu em 1949. Localizado na Av. Paulista com Consolação.

É um bar onde passaram vários artistas, como Elis, Toquinho, Angeli, Chico, Os Cartunistas, Glauco e Laerte.

Foi lá que o cartunista Angeli se baseou para criar o cartoon Rêbordosa.

O bar foi presença marcante para diversas gerações. Funcionou de 1949 a 2006 antes de fechar pela primeira vez. Na época, ficava aberto 24 horas por dia. Muitas vezes o Celso saiu de festas com amigos e ia direto para lá, de madrugada ou até no raiar do dia. E no cardápio tinha de tudo: de café da manhã à refeição.

RivieraEm 2006, o bar fechou e reabriu novamente em 2013 sob o comando de Alex Atala e mudou sobremaneira. Na parte debaixo ainda estava o icônico balcão vermelho. Remodelado, mais chique, com uma extensa carta de drinks. A famosa escada permaneceu, sem perder aquele estilo meio noir. Mas ainda sem funcionar 24 horas.

Fechou de novo durante a pandemia e reabriu em fevereiro deste ano. Atualmente está sob a responsabilidade do grupo Fábrica de Bares, que vem dominando os botecos paulistanos e que comanda também lugares clássicos como o Bar Brahma, o Bar Léo e o Filial.

O Bar Riviera voltou a funcionar 24 horas com o lema “sempre aberto” e o ambiente em Art déco, com o vermelho tradicional, o bar embaixo e a icônica escada. A carta de drinks está sob a coordenação do Mestre Derivan, muito bom.

RivieraNa parte de cima do bar, onde você vai provar as iguarias, pode encontrar de tudo. Desde tostadas para o café da manhã, até o steak tartar, lasanha de aspargos, hambúrguer e lagosta.

O Riviera agora é um bar mais requintado que vale muito a pena visitar. O Bar Riviera é imperdível.

Av. Paulista, 2584 – Consolação, São Paulo
Reservas e informações 11 94745-8186
Site: https://www.rivierabarerestaurante.com.br/
Insta: https://www.instagram.com/rivierabarsp/
Funciona 24 horas

2. Bar do Cofre – SubAstor – História, cultura e drinks

CofreO Bar do Cofre fica no Centro da cidade de São Paulo, no subsolo do Farol Santander, antigo Banespão.

Bar intimista com drinques, chopes e petiscos que fica no antigo cofre subterrâneo do Banespão onde a nata da sociedade guardava dinheiro e joias.

Duas das grandes portas do cofre ainda estão lá dentro. A mobília clássica com mesinhas baixas, Puff, lembram um ambiente mais antigo, porém refinado. Há três bares espalhados pelo ambiente. Mesclado com ambientes futuristas com a luz de led vermelha e muito aço. Uma curiosidade é que existem 1995 caixinhas de depósito espalhadas pelas paredes do bar e que também compõem a decoração.

A carta de drinks é bastante extensa. Há os tradicionais como o Manhattan e Dry Martini e o Cambuci que leva Tequila Blanco, vermute Bianco e soda de Cambuci artesanal.

O Celso comenta que comeu e sugere o queijo da serra da canastra com limão siciliano e uma croquete de pupunha que estavam fantásticos. Não resistiu beliscar o mandiopã no zatar. Bem gostoso, comenta.

CofreCelso recomenda a visita no farol Santander, desde o topo do edifício onde há uma vista privilegiada do centro de São Paulo. Depois as salas de reunião antigas do Banespa, uma sala com as fotos dos antigos presidentes, conhecer como era um banco antigamente, os caixas, guichês e até um simulador onde você pode ver se tivesse poupado um determinado valor desde aquela época quanto dinheiro teria agora. Uma visita muito interessante.

Em dois andares há sempre alguma exposição. Celso comenta que viu uma exposição da história de alta costura, dentre outras. Importante acessar antes o site para ver as novidades, antes de fazer a visita e fazer reserva. Celso esteve lá durante a semana e mesmo assim, no final da tarde, o Bar do Cofre começou a lotar. Quem não gosta de música alta precisa pensar se quer fazer a visita.

Rua João Brícola, 24 – Centro – No subsolo do Farol Santander
Reservas e Informações: 11 99802-5076 ou pelo Instagram @subastor
Site: https://www.subastor.com.br/bardocofre
Instagram: @bardocofre
Horário de funcionamento: 4a e 5af–Das 16h–0h | 6af – Das 16h-1h | Sábado – Das 14h-1h | Domingo-Das14-20h

Farol Santanderhttps://www.farolsantander.com.br/#/sp
Horários de funcionamento: quarta-feira e quinta-feira: 16:00–00:00, sexta-feira
16:00–01:00, sábado – 14:00–01:00, domingo: 14:00–20:00 Fechado às segundas e terças feiras.

3. Bar dos Arcos – Uma beleza única. Mescla de passado e futuro.

O Bar dos Arcos está localizado no subsolo do Teatro Municipal.

ArcosO Teatro Municipal completou 110 anos em 2021. E debaixo do Teatro Municipal, sempre houve esse local cheio de arcos,  uma estrutura que foi preparada com diversos túneis para ligar o Teatro Municipal as várias praças da região.  Tudo isso para canalizar o vento para dentro do Teatro Municipal, subir e refrescar a plateia.

Em 1980, foi feita uma reforma, escavando mais o piso e expondo mais as fundações, deixando um pé direito mais elevado. Feito inicialmente para promover exposições e para os músicos treinarem antes da apresentação. Depois houve a ideia de atrair um público mais jovem e construíram ali um Bar dos Arcos. Há vários ambientes e bares lá dentro.  Há um palco principal para shows. Os bares são muito bonitos.  Todos os arcos e abóbodas são iluminadas. Em alguns lugares você tem ambientes mais intimistas, com mesinhas, puffs e poltronas. E em outros, balcões iluminados com led.

Tudo isso mesclado com arquitetura antiga, de pedras e tijolos, com toda a estrutura antiga mantida. Uma beleza única.

ArcosNo bar, Celso tomou Penicilin:  um drink com uísque, suco de limão-siciliano, mel e gengibre.  E também um Negroni. Comeu um trio de hambúrguer de pina, croquete de costela e burrata. Há várias coisas no cardápio, para beliscar ou jantar.

Celso alerta para que além de fazer a reserva, se você não estiver dentro do Municipal saindo de algum evento, ou do brunch no café de cima e for chegar só para entrar no bar, a entrada é pela lateral. Os portões ficam sempre fechados. Lá na Praça Ramos de Azevedo, com tudo o que estamos passando hoje, há vários moradores de rua. Então você fica do lado de fora dos portões, exposto na rua e um pouco apreensivo naquele ambiente. Melhor reservar a partir das 17.30hs e chegar na hora em que os portões abrem para evitar esse desconforto.

Praça Ramos de Azevedo, s/n – República – Centro – no subsolo do Teatro Municipal de São Paulo
Reservas e informações: 11 98456-8732 (somente Whatsapp)
Site: https://bardosarcos.com.br/
Instagram: @bardosarcos

Horários de funcionamento:  terça-feira e quarta-feira: das 18:00–01:00, quinta-feira  e sexta-feira – 18:00–02:00, sábado das 18:00–03:00. Fecha domingo e 2ª. feria.

4. Zur Alten Muhle – Tradicional Bar Alemão para os amantes de Chopp

Zur Alten MuhleO Zur Alten Muhle ou “Ao velho Moinho” é um típico bar alemão, fundado em 1980, pelo alemão Wihelm Heying e atualmente, comandado pelos filhos que se revezam no bar. Decoração típica com mobília mais pesada, paredes de madeira, bolachas de Chopp espalhadas, várias garrafas de cerveja, num ambiente mais intimista.

Os garçons são ótimos, tradicionais, de muito tempo de casa e que conhecem muito bem o menu e sabem narrar sobre os Chopps. Desde os tradicionais nacionais até os alemães e também sobre a carta de cervejas, caipirinhas e outros drinks.

O que o Celso gosta e recomenda, é a salsicha alemã branca weiswrust cozida ou grelhada , o tradicional Einsbein, o joelho de porco que pode ser servido como prato principal ou aperitivo. Também é possível pedir meias porções. Outra sugestão é a Hackepeter, canapés de steak tartar que é imperdível. Celso sempre degusta com o Steinhager alemão, bebida destilada tipo aguardente.

O Zur Alten Muhle tem um ambiente despojado e normalmente dá para ir sem reserva durante a semana. Nos finais de semana é mais concorrido.

Zur Alten Muhle  Todo primeiro domingo do mês, o restaurante promove um prato típico: o Marreco Recheado com Repolho Roxo, acompanhado de purê de batata, purê de maçã, repolho roxo e farofa dos miúdos. Delicioso!

Rua Princesa Isabel, 102 – Brooklin – São Paulo
Reservas e Informações: 11 5044-4669
Site: https://barzur.com.br/
Instagram: @zuraltenmuhle
Horario de Funcionamento: 2a – Das 17-23h | 3a a Domingo -Das 12h-23h

5. Frangó Bar

Com atmosfera de cidade do interior, o Frangó Bar está em atividade há mais de 30 anos, bem em frente a Igreja da Freguesia do Ó, no largo da Matriz e é referência da legítima botecagem paulistana.

FrangóO bar é autêntico, simples, descontraído e aconchegante.

Está num casarão antigo, do século XIX. Era inicialmente uma rotisserie e depois se transformou num bar. Lugar gostoso, descontraído, com vários ambientes para comer. O ambiente externo, com mesas na calçada, é o preferido pelo Celso, mas também bastante concorrido. Dentro do casarão, existem também um outro ambiente na parte superior, próximo as janelas que também é agradável. E um ambiente mais amplo no subsolo com algumas janelas.

O melhor é chegar cedo e, mesmo assim, tentar fazer reserva. Durante a semana é um pouco mais tranquilo, mas no final de semana fica bem cheio, alerta Celso.

O Frangó tem 6 tipos de Chopp e 450 rótulos de cerveja de toda a parte do mundo e algumas exclusivas deles. Celso sugere a sua predileta que é a La Trappe, cerveja trapista produzida na Holanda e a belga Chimay. Não há como você não encontrar a sua cerveja. O local já foi eleito como a melhor carta de cerveja do Brasil por duas vezes.

FrangóO Frangó tem um cardápio de comida tradicional e deliciosa, como o Arroz e feijão, frango grelhado com polenta e vários petiscos mas ele destaca a  coxinha que é inigualável.

Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó, 168 – Freguesia do Ó – São Paulo  Reservas e informações: 11 3932-4818
Instagram: @frangobar
Horário de funcionamento: 2a – Das 11h-21h | 3a a Sábado -Das 11h-00h |  | Domingo – Das 11h-19h

 

Gostou das dicas? Convide os amigos e vá desfrutar de bons momentos!

Assista os comentários do Celso Ruggiero na íntegra.

Acompanhe mensalmente as dicas de Diversão no canal do YouTube da Estilo 5.0+ sobre temas fascinantes de filmes, séries e livros.

Venha participar da jornada da revolução da Longevidade com a gente.

  • inscreva-se no nosso Canal do Youtube, dê um like e ative o sininho para receber as notificações de novos vídeos!
  • continue acessando o nosso site
  • siga nossas páginas no Instagram e Facebook.

Um abraço,

Time Estilo 5.0+!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.