Empreendedora, você já ouviu falar em Hard Skills e Soft Skills?

Hard Skills e Soft Skills

Skills, em inglês, significa competências, habilidades. Hard e Soft skills são as denominações para as competências de uma pessoa; sejam elas técnicas ou comportamentais.

Recentemente, numa palestra para o Dia Internacional da Mulher, realizada pelo jornal O Estadão em parceria com a plataforma de empreendedorismo feminino Aladas,  a Diretora Global de Produtos Digitais da Nike, Dafna Blachskauer falou sobre sua trajetória de sucesso – desde atleta esportiva até executiva de multinacional, onde destacou a importância dos Hard e Soft Skills.

Trouxemos para vocês os conceitos apresentados pela Dafna na palestra, que são agregadores para nossa trajetória. Seja para empreender um negócio, ou em harmonia na vida pessoal.

Hard Skills

São as capacitações e habilidades técnicas de uma pessoa.

Podem ser aprendidas em cursos técnicos, graduação, treinamentos, cursos e livros, de geração para geração, dentre outros.

São mensuráveis e objetivas.

Exemplos de Hard Skills: Graduação, certificações específicas, cursos técnicos, habilidades em programas de computador, desenvolvimento de softwares, especializações, proficiência em língua estrangeira, gastronomia, artes, etc.

Soft Skills

são as capacitações e habilidades comportamentais de uma pessoa.

Não são mensuráveis; são subjetivas. Também conhecidas como “People Skills”.

Exemplos de Soft Skills: Resiliência. Flexibilidade. Boa comunicação. Empatia. Ética. Espírito de equipe. Amabilidade. Criatividade. Bom humor.

Por que as Soft Skills são importantes?

90% das promoções e demissões em empresas ocorrem por razões comportamentais.

Dafna nos conta sobre as 5 lições aprendidas durante sua trajetória – de atleta a executiva de sucesso – relacionadas a Soft Skills: 

Lição 1 – Disciplina:

Fazer o que deve ser feito, mesmo que você não queira. Razão, Repetição, Responsabilidade e Recompensa são mandatórios.

Lição 2 – Foco:

É sobre dizer não.  E focar no que realmente importa. Essencialismo. Sugestão: livro Essencialismo-  A disciplina da busca por menos, do autor Greg McKeown

Lição 3 – Humildade:

“Só sei que nada sei”.  Tendo essa consciência já terá uma vantagem sobre os que acham que já sabem tudo.

Lição 4 – Comunicação:

Verbal, não verbal, escrita, escuta ativa.

Um dos maiores desafios da comunicação nos dias atuais é escutarmos, mas não ouvirmos. Escutamos apenas o que queremos ouvir. Não ouvimos para entender; apenas para responder.

Lição 5 – Conectividade:

Networking com propósito: habilidades de trocar informações com pessoas que têm interesses em comum, visando o benefício recíproco. “Se você quer ir rápido, vá sozinho, se você quer ir longe, vá em grupo”

Um bom exemplo de Hard Skills sem Soft Skills é pensar num chefe de cozinha super qualificado premiado, mas que resolve fazer greve no restaurante por algum motivo irrelevante, como a panela que ele gosta de usar estar suja, ou não querer atender determinado pedido. E onde fica a flexibilidade, a criatividade, a empatia com os clientes?

Podemos pensar em mil exemplos da nossa rotina diária.

O equilíbrio entre Hard Skills e Soft Skills sempre trará bons resultados para todos.

Vídeos para você se inspirar:

Mulheres que sonham, realizam e inspiram| Soft Skills: você na sua maior potência com Dafna Blachskauer |Estadão | A palestra de Dafna se inicia em 2:59:00

Soft Skills: atitudes que fazem a diferença | Sebrae SP | 1:25:03

Vamos utilizar nossos Hard Skills e Soft Skills a nosso favor. Seja para o desenvolvimento de um negócio, ou para nossa vida pessoal.

Afinal, talento com boa vontade é bom para todos! O importante é se sentir bem e desenvolver o que você gosta com alegria, em qualquer etapa da vida!

Quer saber mais sobre Empreendedorismo? Continue navegando em nosso site e siga nossas páginas nas redes sociais Instagram e Facebook.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.