Celso Ruggiero, nosso especialista apaixonado por tudo que se relaciona ao entretenimento traz novas dicas de filmes especialmente para a época natalina de um jeito diferente, não convencional.
São 4 filmes com temas sensíveis e até de milagres necessários.
Vamos a eles? Bom divertimento!
1. Green Book – 2019 – Oscar de Melhor Filme
Comédia dramática
Elenco: Viggo Mortensen, Mahershala Ali
HBO Max, Amazon Prime
O primeiro filme, que tem uma noite de Natal, chama-se Green book, o guia.
“Green Book: O Guia” recebeu três estatuetas no Oscar 2019: melhor filme, melhor ator coadjuvante e melhor roteiro original. Um filme que realmente vale a pena ser visto.
No elenco, Viggo Mortensen, o famoso Passo Largo, ou Aragorn, do filme Senhor dos Anéis. Atuou também em Marcas da Violência que também vale a pena ver.
Viggo Mortensen interpreta Toni Lip, um gerente de boate de Night Club, em Nova Iorque que contracena com Mahershala Ali, que faz o famoso pianista clássico, Don Shirley, no ano de 1962 e que ganhou o Oscar em Green Book e em Moonlight.
E ele também aparece no Benjamin Button onde atua com Brad Pitt e faz um cantor de jazz e dançarino; um camarada que ajuda o Bolton.
Em Green Book, Don Shirley é um famoso pianista clássico que mora em cima do Carneggie Hall para mostrar como ele era bom e o quanto as pessoas gostavam dele.
Mas ele também é uma pessoa preocupada em ser um ativista e ele resolve fazer uma excursão junto com mais dois instrumentistas pelo sul dos Estados Unidos.
E para isso ele é aconselhado a contratar um motorista que também sirva de segurança.
Viggo Mortensen, Toni Lip, está sem emprego porque a boate em que ele trabalha, Copacabana, entra em reforma e ele aceita esse trabalho, mesmo que a conversa dos dois na entrevista não tenha sido tão produtiva. Mas Don Shirley é convencido a levá-lo com ele.
Importante lembrar que naquele momento, nos Estados Unidos há um forte movimento racial no sul dos Estados Unidos.
Baseado nas leis nas Leis de Jim Crow, de que estados e municípios poderiam claramente determinar segregação de dormitórios e restaurantes.
O filme, o Green Book se baseia justamente no livro que é entregue pra Toni Lip, para que ele possa levar Don Shirley por esses lugares, saber onde ele poderia dormir, onde ele poderia comer, onde ele não seria bem recebido e é baseado no livro oficial “The Negro Motorist – Green Book”. E circulou entre 1936 e 1967.
O livro foi criado para isso e que informalmente ficou chamado de Green Book para aliviar um pouco os termos. A situação e toda história se passa em que Don Shirley vai tocando nas diversas cidades do estado do sul dos Estados Unidos e pelas situações de racismo pelas quais eles passam, pela controvérsia entre eles, porque Dom Shirley era muito aristocrático, muito fino e Tony Lip era mais bronco.
Então há um choque natural no início, mas nas discussões entre eles, na admiração que Tony Lip começa a ter pelo trabalho, pela música de Don Shirley que ele passa a admirar.
As coisas vão mudando um pouco e há não só as questões de racismo, mas as situações em cada local com polícia, com várias situações que são muito interessantes.
É um filme muito gostoso de assistir e que vai culminar em uma noite de Natal. Green Book foi baseado em fatos reais.
2. Elvis – Julho/2022
Cinebiografia Musical / Drama
Elenco: Austin Buttler, Tom Hanks
HBO Max, Amazon Prime
Elvis é protagonizado pelo ator Austin Buttler, que interpretou Feyd-Rautha na sequência de Duna.
Ele também trabalhou em “Era uma vez em Hollywood”. Contracena com ele Tom Hanks como o coronel Tom Parker, o controverso empresário de Elvis Presley.
Tom Hanks dispensa apresentações pela série de filmes que ele fez e os prêmios que ganhou como O Náufrago, Forrest Gump, Apollo 13, dentre outros. Como sempre ele é perfeito.
Toda a narrativa obviamente vai se dar em cima da carreira do Elvis Presley, mas principalmente, apesar de abordar outros relacionamentos, na história entre ele e o empresário, o quanto um foi importante para o outro ou o quanto um pode ter sido maléfico para outro. Nas narrativas a pessoa vai poder tirar suas opiniões.
O filme é muito bem produzido. E mostra claramente a tendência das canções e músicas do Elvis e porque ele trafega tão bem pelo Rock, pelo Blues, pela música country e pela forma como ele foi criado e desenvolveu a sua cultura musical.
O filme fala também sobre quando ele praticamente para de cantar e fica só fazendo filmes. A explicação sobre isso e porque ele praticamente não saiu do país sendo um dos artistas que mais vendeu discos nos Estados Unidos, sendo extremamente popular e um artista de sucesso.
Uma controversa história do especial de Natal em que ele foi convocado e praticamente obrigado a fazer o evento. Esse filme sobre Elvis e é completamente fora dos outros filmes que narravam sobre a história dele. É muito mais pessoal e mental a questão toda. Claro que, obviamente a trilha sonora do filme é maravilhosa.
3. Treze Vidas – Julho/2022
Drama
Elenco: Viggo Mortensen, Collin Farrell, Joel Edgerton
Amazon Prime
Temos aqui novamente Viggo Mortensen que está muito diferente do que nos filmes anteriores. Ele contracena com Collin Farrel e faz o papel de Richard Stanton. E Collin Farrel como John Volanthen.
No filme são mergulhadores profissionais de caverna, embora tenham outras profissões em suas vidas.
Filme baseado em fatos reais em que doze meninos tailandeses resolvem fazer uma visita a uma caverna, Tham Luang, após um jogo de futebol e para se divertir antes da festa de aniversário de um deles.
Essa caverna é muito famosa da região em que eles vivem, muito grande com mais de 2,5 km. Assim que eles adentram na caverna a chuva intensa que é comum na região, mas não era esperada ainda, começa a cair e os meninos e o seu treinador de futebol acabam ficando presos.
Quando começa a anoitecer, os pais e as pessoas que estavam aguardando pelos meninos na festa de aniversário ficam preocupados, vão até lá e só encontram as bicicletas. Então todos os órgãos do governo são acionados para fazer as buscas, como o Governador, Ministro e a Marinha.
Passam-se pelo menos 4 dias sem encontrar ninguém e sem conseguir acessar todos os locais da caverna.
Nesse momento é solicitada ajuda internacional e chegam os mergulhadores ingleses especializados em resgates, protagonizados pelos atores mencionados.
Na caverna inundada começa a escassear o oxigênio e para retirar os meninos de lá de dentro só debaixo de água.
Entrou nessa história também o Dr. Richard Harris, protagonizado por Joel Edgerton, ator e cineasta australiano que tem um papel muito importante no filme.
O filme traz um tema sensível. E fica a dúvida: eles estão a 2,5km de uma caverna inundada. Como retirá-los? Quem é que vai sair com vida? E como vai sair?
Vale a pena ver. Se você não conhece a história, assista primeiro e depois leia sobre isso.
E porque falar sobre esse filme no Natal? Porque Natal é tempo de milagres. E o que eles precisavam naquele momento é de um milagre. Vale a pena dar uma olhada nesse filme.
4. O Jardineiro Fiel – 2005 – Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante
Drama
Elenco: Rachel Weiss, Ralph Fienes
Google Play, Amazon Prime e Apple TV.
Para o Celso, O Jardineiro Fiel é um clássico.
O filme é do Diretor Fernando Meireles, que fez Dois Papas, Ensaio sobre a Cegueira, Cidade de Deus, dentre outros.
E no elenco, há a Rachel Weisz – (no filme como Tessa Quayle) que ganhou o Oscar como atriz coadjuvante por esse filme. Atriz inglesa, Rachel ficou conhecida por seus papeis em A Múmia, Constantine, O Júri, Três Vezes Amor e, mais recentemente, em A favorita. Ela é esposa do Daniel Craig, o 007 mais recente.
Ralph Fienes, como Justin Quayle. Raphy é o eterno Valdemort de Harry Potter, atuou também em 007, Dragão Vermelho, a Lista de Schindler. Excelente ator.
Justin Quayle é um diplomata e Rachel é uma ativista e eles se encontram em uma palestra onde ele substituiu um colega.
Eles começam a se relacionar, se apaixonam e ele recebe um convite para fazer uma palestra no Quênia.
Ela propõe casamento para que possam ir juntos ao Quênia.
Ela é um estorvo para ele, no que se refere a diplomacia, e ela então passa a se interessar pela distribuição de medicamentos gratuitos no Quênia, mas de forma escusa estavam testando outro medicamento na população. Ela começa, junto com um colega, a pesquisar esse tema.
O marido não se interessa por isso, ele gosta de cuidar do seu jardim. Daí o nome do filme O Jardineiro Fiel e é apaixonado por ela.
O filme transcorre em cima dessa luta dela por essa questão e no momento em que ele também acorda para o assunto e resolve investigar.
É um filme romântico, dramático, de suspense, baseado no romance de John Le Carré. É fictício, mas remete a várias situações similares acontecidas na Índia, na Guatemala e África em que a indústria farmacêutica tem um papel muito importante nessa questão.
Celso comenta que é um dos filmes mais bonitos que ele já viu.
“O que tem a ver com Natal?” Celso diz que é o presente dele para a a audiência da Estilo 5.0+!
“A gente presenteia com o que gosta e esse é um dos filmes mais belos que já vi!” finaliza Celso.
“Ótimo final de ano para vocês. A gente se vê em 2023. Um abraço!”
Celso Ruggiero
Assista as sugestões e os comentários do Celso Ruggiero na íntegra:
Acompanhe mensalmente as dicas de Diversão no canal do YouTube da Estilo 5.0+ sobre temas fascinantes de filmes, séries e livros.
Venha participar da jornada da revolução da Longevidade com a gente:
- inscreva-se no nosso Canal do Youtube, dê um like e ative o sininho para receber as notificações de novos vídeos!
- continue acompanhando o nosso site
- siga nossas páginas no Instagram e Facebook.
Um abraço!
Time Estilo 5.0+