Dor do nervo ciático: o que é e como tratar?

Dor do nervo ciático - o que é e como tratar

O que é o nervo ciático?

O nervo ciático é o maior nervo do corpo humano e desempenha um papel crucial no funcionamento do sistema nervoso e na mobilidade.

Ele se estende desde a base da coluna vertebral, passa pela região dos glúteos e se estende ao longo da parte posterior da coxa até chegar aos pés.

Sua importância é imensa, pois é responsável por controlar as articulações do quadril, joelhos e tornozelos e os músculos das pernas e pés.

Quando o nervo ciático é afetado, pode ocorrer uma condição conhecida como ciática, que é caracterizada por dor intensa e aguda ao longo do trajeto do nervo.

“A coluna se estabiliza com ajuda da musculatura paravertebral e abdominal. Quando há fraqueza nessa musculatura, a estabilidade fica prejudicada, podendo sobrecarregar os discos entre as vértebras. A obesidade e o sedentarismo podem piorar o quadro”, afirma o Dr. Mário Ferretti Filho, ortopedista e gerente médico do Programa de Ortopedia e Traumatologia do Einstein.

Os sintomas podem variar desde dor e desconforto até dormência, formigamento e fraqueza muscular.

Como é a dor no nervo ciático?

Segundo o Dr. Braulio Fukamati, cirurgião da coluna do Complexo Hospitalar de Niterói, DASA, geralmente, é a dor do nervo ciático pode ser uma dor nas costas, principalmente na região lombar, ou na parte de trás da coxa. Este desconforto pode vir como uma dor aguda, dar uma sensação de choque ou pontadas nas pernas.

Em alguns casos, há dificuldade de andar, se manter ereto e surge a sensação de dormência nos membros inferiores.  Em situações mais graves, ocorre a perda de força muscular.

Algumas possíveis causas e sintomas de dor no nervo ciático

Os especialistas explicam que a dor no ciático não é uma doença e sim, um sintoma de outros problemas, sendo o mais frequente deles a hérnia de disco que pode aparecer de repente e reduzir a capacidade de movimentação da pessoa.

Conforme o Dr. Marcelo Wajchenberg, ortopedista do Hospital Israelita Albert Einstein, a dor ciática pode ser causada pela inflamação desse nervo, ou por compressão de alguma raiz nervosa do plexo lombar que pode ser originada por diversas condições. Ele menciona algumas delas como o excesso de peso, falta de exercício físico e o hábito de permanecer muitas horas sentado de forma incorreta.

Os sintomas podem incluir, entre outros, dor na parte posterior da perna e glúteo, dor lombar, dores na perna em forma de choque queimação e redução da força no membro inferior em casos mais graves.

Como diagnosticar e tratar a dor no nervo ciático

O diagnóstico, segundo o Dr. Marcelo Wajchenberg em depoimento para o blog Vida Saudável, do Hospital Albert Einstein, é feito principalmente por meio do relato do paciente e pelo exame físico adequado.

Por esta razão, é muito importante consultar um médico especializado, como um ortopedista, para identificar corretamente a causa e definir o tratamento adequado que pode incluir, entre outras coisas, medicações analgésicas e anti-inflamatórias, fisioterapia, repouso até uma intervenção cirúrgica.

A importância da prevenção

Medidas simples podem prevenir a dor ciática. Algumas delas são:

  • A prática regular de exercícios físicos. Existem diversos tipos de exercícios que podem fortalecer os músculos das costas, do abdômen e das pernas, promovendo o suporte adequado à coluna vertebral e suportando o risco de resistência do nervo.
  • Controlar o peso para não prejudicar o alinhamento da coluna vertebral
  • Exercícios de alongamento para o nervo ciático ajudam a alongar a musculatura da região lombar, glúteos e coxa, como o bíceps femoral, piriforme e piramidal, aliviando a dor no nervo ciático
  • Corrigir a postura e evitar ficar muito tempo sentado na mesma posição

Se quiser saber mais assista ao vídeo que pesquisamos para você e que poderá dar mais informações sobre as dores no nervo ciático:

Nervo Ciático | Drauzio Varella – 27:17

 Importante buscar orientação profissional antes de iniciar qualquer tratamento e programa de exercícios.  Eles poderão avaliar sua condição, definir o tratamento, identificar os exercícios mais adequados e orientá-lo sobre a forma correta de executá-los.

Se quiser saber mais sobre esse e outros temas para as Mulheres 50+ interessadas, conectadas e curiosas:

  • Inscreva-se no nosso Canal do Youtube, dê um like e ative o sininho para receber as notificações de novos vídeos!
  • Siga nossas páginas nas redes sociais Facebook e Instagram.
  • Continue acompanhando o nosso site

Venha participar com a gente da revolução da longevidade, interagindo e sugerindo conteúdos que vocês gostariam de ver em nossos canais!

Um abraço!

Time Estilo 5.0+

Fontes:

https://nav.dasa.com.br/blog/dor-no-nervo-ciatico

https://vidasaudavel.einstein.br/nervo-ciatico/#:~:text=Excesso%20de%20peso%2C%20falta%20de,causar%20dores%20na%20regi%C3%A3o%20lombar

https://www.tuasaude.com/exercicios-para-nervo-ciatico-inflamado/

 

Cintia Yamamoto Ruggiero

Sou apaixonada pelo tema Longevidade, curiosa e inquieta! Quero participar ativamente da revolução da longevidade e colocar o aprendizado profissional de mais de 30 anos e a experiência nas áreas de Negócios e Marketing para trazer conteúdos, produtos e serviços para as Mulheres 50+, conectadas, curiosas e interessadas!