A calça jeans é um símbolo de modernidade, descontração e versatilidade.
Na década de 1960, o modelo mais badalado era o 501, da Levis, que permanece atual até hoje.
De lá para cá surgiram várias modelagens de jeans: a flare, skinny, mom, boyfriend, cargo entre outras!
Para a mulher 50+ que busca modernidade, conforto e praticidade, uma boa calça jeans é indispensável.
Algumas mulheres 50+ se preocupam se devem ou não usar jeans. Claro que podem e devem!! É só criar um look estiloso para desfilar com muita classe.
Vamos conhecer as diversos modelos de calças Jeans
- “Boyfriend” – parece uma peça masculina, dai o nome. O corte é reto, com os quadris desestruturados, modelagem ampla nas pernas e cintura mais baixa. Usado geralmente com a barra dobrada para fora. Alguns estilistas não recomendam este modelo para as baixinhas.
- Cargo – Uma espécie de mistura do estilo militar com o esportivo. Normalmente tem diversos bolsos nas laterais das pernas. Algumas são presas no tornozelo como as joggers.
- “Clochard” – em francês significa mendigo e este modelo foi inspirado na forma como as pessoas em situação de rua usavam peças amplas presas por uma corda. Tem a cintura alta, cós franzido e geralmente com uma amarração ou cinto do mesmo tecido, cós largo e pernas ajustadas. Também é chamada de “cenoura”.
- “Flare” – significa “alargamento” em inglês. Inspirada nas calças “boca de sino” famosas nos anos 70. Ela tem modelagem justa no quadril e coxa e abre a partir do joelho.
- “Mom” – é chamada assim porque fez muito sucesso entre as mães nos anos 90. Tem a cintura alta e bem definida, é larga no quadril e na coxa e fica mais certinha na perna e nos tornozelos, sem ficar colada.
- “Pantacourt” – como a pantalona, tem corte reto e amplo a partir do quadril, com a diferença de ter cumprimento Mid, normalmente até a metade da canela.
- Pantalona e “Wide leg” – ambos tem cintura alta e bem marcada e um corte reto e amplo a partir do quadril até os pés, que alonga as pernas. A diferença é que a Wide Leg costuma não ter a abertura das pernas tão ampla quanto a Pantalona.
- Reta – recorte todo reto, não marca o corpo. Intermediário entre a Skinny e a boyfriend. O Clássico Levis 501.
- “Skinny” – significa “magrelo”em português. São calças bem coladas ao corpo, do quadril até o calcanhar, mais do que a “Slim”, como se fosse uma legging, marcando bem as formas da perna. Por este motivo, normalmente o jeans com elastano é o mais comum.
- “Slim” – significa “fino”em português. São calças justas no corpo, do quadril afunilando de acordo com as linhas da perna até o calcanhar.
- Black Jeans – o black jeans não é um modelo, mas a gente fez questão de colocar aqui porque é o pretinho básico que vai com tudo, principalmente aquele que não passou por nenhum processo de desbotamento, sem nenhum detalhe e combina com qualquer tipo de look. Vale a pena ter um no seu guarda roupa.
- O “destroyed” ou com detalhes detonados é um acabamento muito presente nos jeans, com rasgos e desfiados. Com leves detonados, a gente acha que a peça fica moderna, além de deixar o look atual e estiloso, desde que que você se sinta bem em usar.
Dicas de como usar jeans para os diferentes biótipos das Mulheres 50+
É sempre bom lembrar que a gente pesquisa e traz dicas, mas o importante é que você se sinta bem com o seu look!!
Pensando nisso, independentemente do seu biótipo, Violão, Maçã, Pera, Retangular ou Triângulo invertido que a gente vai te explicar mais para frente o que é cada um deles, aqui vamos falar sobre as sugestões de jeans e outros detalhes de acordo com as características físicas que você quer realçar ou disfarçar:
- Se quiser realçar as curvas da cintura, quadril e pernas – os modelos Skinny, Slim e Flare darão este efeito, assim como as cores mais claras de jeans.
- Se quiser disfarçar o quadril – escolha as modelagens mais retas como a Reta, a Mom, a Pantacourt, Pantalona e a Wide Leg que afinam a silhueta e evite as que tem muitos detalhes como a Boyfriend, Cargo e Clochard. Os jeans mais escuros também ajudam neste efeito.
- Se quiser tirar a atenção da região abdominal “barriguinha – prefira os jeans escuros e com a cintura alta que modelem a silhueta como a Pantalona, Pantacourt , Wide leg e a Mom. Aqui as cores escuras também ajudam.
- Se quiser dar mais volume para as pernas – as modelagens Boyfriend, Cargo e Clochard são ideais, assim como a Pantacourt, Pantalona e Wide leg. Os jeans destroyed ou desgastados também dão esta impressão.
- Se quiser dar um requinte a produção ou uma força a mais para disfarçar o quadril e pernas – complemente o look das calças com cardigans, blazers e casacos mais longos. Acessórios que valorizem a parte de cima também ajudam porque chamam atenção para a região do colo.
- Se você é baixinha e quer parecer um pouco mais alta – os jeans escuros, com cintura média e alta, que vão até os calcanhares como a Flare, Mom e a Reta alongam a silhueta. Com as modelagens Skinny e Slim, o truque pode ser colocar um calçado da mesma côr da calça ou no nude.
- Se quiser alongar a silhueta como por exemplo para as Plus size – os jeans em tons escuros, com cintura média e alta, nas modelagens Flare, Mom e Reta alongam a silhueta.
Entendendo os biótipos femininos
- Ampulheta ou Violão – os ombros e o quadril possuem medidas muito similares e a cintura é fina. Normalmente qualquer peça fica bem nesse biótipo.
- Triângulo Invertido – os ombros e costas são mais largas do que os quadris e normalmente as pernas são finas, os seios volumosos e a cintura pouco marcada. Normalmente o equilíbrio da silhueta se dá com mais volume para a região do quadril.
- Pera ou Triângulo – os ombros são menores que o quadril e a cintura é fina e normalmente as pernas são grossas e os seios são médios ou pequenos. Normalmente as mulheres com esse biótipo querem disfarçar o quadril.
- Maçã ou Oval – a região abdominal é maior ou similar ao tamanho dos ombros e quadris e normalmente estão acima do peso. Normalmente esse biótipo evita peças que marquem muito o corpo.
- Retângulo – os ombros, quadril e cintura são alinhados, com poucas curvas e normalmente são mulheres altas, magras e pernas longas. Normalmente esse biótipo gosta de fazer produções para marcar a cintura.
Longevidade com conforto, modernidade e estilo cabem dentro de uma calça jeans!
Assista o vídeo completo sobre Looks com calça jeans para Mulheres 50+ da Estilo 5.0+:
https://youtu.be/5TEhlLpMScY
Se quiser saber mais sobre Moda e outros temas para as Mulheres 50+ interessadas, conectadas e curiosas:
- Inscreva-se no nosso Canal do Youtube, dê um like e ative o sininho para receber as notificações de novos vídeos
- Siga nossas páginas no Instagram e Facebook.
- Continue navegando em nosso site.
Um abraço!
Time Estilo 5.0+