Com frequência nos deparamos com comentários machistas sobre o relacionamento de mulheres mais velhas com homens mais jovens.
Será preconceito? Curiosidade? Inveja?
Para identificar com mais acuidade esse tema, a antropóloga Mirian Goldenberg publicou na sua coluna, na revista Vogue, um artigo sobre pesquisa que está realizando sobre esse assunto.
Trouxemos alguns trechos da sua entrevista para a Vogue que nos convida à reflexão.
Por Mirian Goldenberg (@miriangoldenberg):
“Estou realizando uma pesquisa com 52 casais em que as mulheres têm ao menos 10 anos a mais do que os maridos. Em oito deles, as mulheres são mais de 20 anos mais velhas. Como mostrei no livro Por Que os Homens Preferem as Mulheres Mais Velhas? esse tipo de casamento inverte a lógica dominante em que os maridos devem ser mais velhos do que as esposas. Por isso, estou chamando o grupo pesquisado de “casamentos invertidos”.
“Aqui no Brasil e em outros países que pesquisei, é mais comum e aceitável que os homens se casem com mulheres mais jovens. Na lógica da dominação masculina, os homens devem ser superiores às mulheres: mais velhos, mais altos, mais ricos, mais fortes, mais bem-sucedidos, mais poderosos, etc”
“No entanto, cresce o número de mulheres que está tendo a coragem de subverter a lógica da dominação masculina ao escolher casar com homens considerados socialmente inferiores (mais jovens, mais baixos, mais pobres)”
Principais resultados da pesquisa
Nas entrevistas realizadas pela Mirian, a maior parte das mulheres que se relaciona com homens mais jovens já havia tido anteriormente relacionamentos com um par mais velho. Elas afirmaram que, “com os mais jovens, existe mais companheirismo, reciprocidade e intimidade. Se o preconceito é tão grande, por que os homens que entrevistei se casaram com mulheres mais velhas”?
As respostas masculinas se concentraram em três principais motivos:
- “Ela é mais compreensiva e madura”.
- “Ela é mais divertida e independente”.
- “Ela é superior às outras mulheres que conheço”.
“Para eles, a juventude não é um capital, sendo mais valorizada a maturidade que possibilita uma relação com compreensão, intimidade, bom humor e companheirismo. É nesse sentido que a mulher madura é superior”, comenta Mirian.
“O discurso masculino sobre as esposas é de amor, admiração, respeito e gratidão. Elas são consideradas superiores por serem mais experientes, maduras e compreensivas. Para eles, esses capitais são mais importantes em uma relação amorosa do que a juventude”.
“É impressionante a quantidade de características positivas atribuídas às mulheres maduras. Elas são mais compreensivas, carinhosas, atenciosas, dedicadas, generosas, delicadas, divertidas, alegres, bem-humoradas, engraçadas, bonitas, amigas, parceiras, companheiras, joviais, inteligentes, maduras, sábias, experientes, bonitas, sensuais, atraentes, independentes, interessantes, seguras, confiantes, poderosas, etc”.
“Recentemente, os resultados das minhas pesquisas foram confirmados por um outro estudo conduzido na London Metropolitan University. Ele revelou que mulheres que vivem relacionamentos com homens mais jovens são mais felizes e têm maior satisfação sexual em comparação com aquelas que se relacionam com parceiros da mesma faixa etária.
Cada participante foi entrevistada sobre os níveis de inteligência emocional (IE), autoeficácia sexual (ESS), que está relacionada à confiança e satisfação sexual, e felicidade subjetiva (SH), que se refere à capacidade de perceber e expressar emoções.
Os resultados da pesquisa indicaram que o grupo de mulheres envolvidas com parceiros mais jovens apresentou pontuações mais altas em todas as categorias analisadas. Os pesquisadores destacaram a importância desses resultados na desconstrução de estereótipos relacionados a diferenças de idade em relacionamentos”.
Mirian Goldenberg finaliza o artigo com algumas questões para nossa reflexão: “se os “casamentos invertidos” parecem mais equilibrados, satisfatórios e felizes, por que tantas mulheres ainda sentem tanto medo, preconceito e vergonha de se relacionar com homens mais jovens? Por que as mulheres casadas com homens mais jovens são mais felizes? Ou será que a idade não é importante para a satisfação e felicidade conjugal?”. Vamos refletir e apoiar as pessoas do nosso relacionamento que fizeram essa opção.
Livro: Por que os homens preferem as mulheres mais velhas? por Mirian Goldenberg
R$ 24,99 (julho/2024) – Formato e-book Kindle
Celebridades que se casaram com homens mais jovens
Várias celebridades internacionais parecem comprovar os dados da pesquisa da Mirian, como a cantora Cher, de 77 anos, que está namorando o produtor Alexander Edwards, de 37; a atriz Priyanka Chopra, de 41 anos, casada com o cantor Nick Jonas, de 31; Brigitte Macron, de 70 anos, casada com o presidente da França, Emmanuel Macron, de 46.
Muitas brasileiras famosas também são casadas com homens mais jovens e parecem bastante felizes e satisfeitas, como, por exemplo: a apresentadora Fátima Bernardes, de 61 anos, com o deputado Túlio Gadêlha, de 36; a cantora Ivete Sangalo, de 52 anos, com o nutricionista Daniel Cady, de 39; a atriz Deborah Secco, de 44 anos, com o modelo Hugo Moura, de 33; a atriz Tatá Werneck, de 40 anos, com o ator Rafael Vitti, de 28, dentre tantas outras.
Casais invertidos no cinema
O cinema também traz filmes românticos onde a mulher é a mais velha do casal. Confira alguns títulos:
Um Ideia de você – Amazon Prime Video | 1h 55min | Comédia, romance
Elenco: Anne Hathaway, Nicholas Galitzine, Ella Rubin
Script: Em Uma Ideia de Você, Solène (Anne Hathaway), é uma mãe solteira de 40 anos, que, após acompanhar a filha em um festival de música, se apaixona por Hayes Campbell (Nicholas Galitzine), um jovem astro da boyband mais famosa de todos os tempos.
O filme ainda navega entre discussões como etarismo, redes sociais, invasão de privacidade e fanatismo. Apesar das idas e vindas, o final da trama entrega o que todo fã de romance precisa: o casal junto e feliz.
Assista o trailer:
Uma Ideia de Você – Trailer Oficial | Vídeo principal- 02:20
O Leitor – Netflix | 2h 03min | Drama
Elenco: Kate Winslet, Ralph Fiennes, David Kross
Script: Em uma atuação que lhe rendeu o Oscar de melhor atriz, em 2009, Kate Winslet dá vida a uma mulher que se envolve com um jovem na Alemanha pós-Segunda Guerra. Anos depois, o casal se reencontra quando ela enfrenta um tribunal acusada de crimes de guerra.
Hanna (Kate Winslet) foi uma mulher solitária durante grande parte da vida. Quando se envolve amorosamente com o adolescente Michael (Ralph Fiennes) não imagina que um caso de verão irá marcar suas vidas para sempre.
Assista o trailer:
O Leitor (2009) Trailer Legendado Oficial- 02:41
A Proposta – Netflix – 1h48min- Comédia romântica –
Elenco: Sandra Bullock, Ryan Reynolds, Betty White
Script: Em A Proposta, Margaret Tate (Sandra Bullock) é uma poderosa editora de livros, que se vê em apuros ao ser comunicada de sua deportação para o país-natal, o Canadá. Para evitar que isto ocorra ela declara estar noiva de Andrew Paxton (Ryan Reynolds), seu assistente. Perseguido por Margaret há anos, ele aceita participar da farsa, mas impõe algumas condições.
Na vida real, os dois atores protagonistas Sandra Bullock e Ryan Reynolds, têm 12 anos de diferença. Ela 59, ele 47.
Trailer a proposta – Legendado português- 02:32
Se quiser saber mais sobre bem-estar e outros temas para as Mulheres 50+ interessadas, conectadas e curiosas:
- Inscreva-se no nosso Canal do Youtube, dê um like e ative o sininho para receber as notificações de novos vídeos!
- Siga nossas páginas nas redes sociais Facebook e Instagram.
- Continue acompanhando o nosso site
Venha participar com a gente da revolução da longevidade, interagindo e sugerindo conteúdos que vocês gostariam de ver em nossos canais!
Um abraço!
Estilo 5.0+
Fontes:
https://www.adorocinema.com/filmes