Mulheres mais velhas, homens mais jovens. O tabu permanece?

Mulheres mais velhas e homens mais jovens o tabu permanece

Com frequência nos deparamos com comentários machistas sobre o relacionamento de mulheres mais velhas com homens mais jovens.

Será preconceito? Curiosidade? Inveja?

A realidade é que, embora a sociedade tenha evoluído, o preconceito ainda persiste. Mulheres que se envolvem com homens mais jovens frequentemente enfrentam julgamentos, tanto de estranhos quanto de amigos e familiares. Os comentários sobre a diferença de idade, a suposta imaturidade do parceiro ou as intenções dele são comuns.

Esses julgamentos podem ser difíceis de lidar, mas é importante lembrar que a felicidade e a validade de um relacionamento não dependem da aprovação dos outros.

Dados que demonstram a permanência do tabu, mas traz novas visões

Para identificar com mais acuidade esse tema, a antropóloga Mirian Goldenberg realizou uma pesquisa sobre o assunto e escreveu um livro chamado “Por que os homens preferem as mulheres mais velhas” lançado em 2017.

Mirian entrevistou 52 casais casacos há pelo menos 10 anos, em que as mulheres tinham ao menos 10 anos a mais do que os maridos. Ela afirma que esse tipo de casamento inverte a lógica dominante em que os maridos devem ser mais velhos do que as esposas. Por esta razão ela chamou estas uniões de “casamentos invertidos”.

Ela acrescente que na lógica da dominação masculina, os homens devem ser superiores às mulheres: mais velhos, mais altos, mais ricos, mais fortes, mais bem-sucedidos, mais poderosos. No entanto, na contramão desta lógica, cresce o número de mulheres que está tendo a coragem de escolher relacionamentos com homens considerados socialmente inferiores (mais jovens, mais baixos, mais pobres).

Vejam alguns destaques da pesquisa sobre os “Casais Invertidos” descritas por Mirian Goldenberg:

  • As mulheres afirmaram que, com os mais jovens, existe mais companheirismo, reciprocidade e intimidade.
  • As esposas destacaram o desejo, o respeito e admiração contínuos dos maridos ao longo dos anos, que são queixas comuns dos casais tradicionais
  • “É impressionante a quantidade de características positivas atribuídas às Mulheres Maduras. Elas são mais compreensivas, carinhosas, atenciosas, dedicadas, generosas, delicadas, divertidas, alegres, bem-humoradas, engraçadas, bonitas, amigas, parceiras, companheiras, joviais, inteligentes, maduras, sábias, experientes, bonitas, sensuais, atraentes, independentes, interessantes, seguras, confiantes, poderosas, etc”.
  • Para os homens, a juventude não é um capital, sendo mais valorizada a maturidade que possibilita uma relação com compreensão, intimidade, bom humor e companheirismo. É nesse sentido que a mulher madura é superior, comenta Mirian”.

Mirian Goldenberg destaca que essas mulheres dos casais invertidos relatam enfrentar, muitas vezes, mais preconceitos de outras mulheres, sejam amigas, mães, filhas e parentes no geral. Estigmas como alertas de que serão trocadas por alguém mais jovem, ou abandonadas na velhice que podem gerar constrangimento e insegurança.

Por outro lado, Mirian identificou em suas entrevistas que elas também se sentem vitoriosas por terem parceiros que as admiram e por conquistarem um amor que transcende a ditadura da juventude.

Por que homens preferem mulheres mais velhas

Livro: Por que os homens preferem as mulheres mais velhas? por Mirian Goldenberg

R$ 26,90 (agosto/2025) – Formato e-book Kindle

onde-comprar


Pesquisamos alguns vídeos sobre o tema para você, assista:

Mirian Goldenberg – Por que os homens preferem as mulheres mais velhas? – Sem Censura – 22:21

Existe amor verdadeiro com 30 anos de diferença? | Luiz Felipe Pondé – 03:51

Confira algumas sugestões de filmes com “casais invertidos”

O cinema também traz filmes românticos onde a mulher é a mais velha do casal. Confira alguns títulos:

Babygirl – Prime Video – 1h 54min | Erótico, Suspense – 18 anos

“Romy (Nicole Kidman), uma empresária bem-sucedida coloca sua família e carreira em risco em nome de um caso com seu estagiário bem mais jovem. Romy conquistou seu posto como CEO com muita dedicação. O mesmo se aplica a sua família e o casamento com Jacob (Antonio Banderas). Tudo o que construiu é posto à prova quando ela embarca em um caso tórrido e proibido com seu estagiário Samuel (Harris Dickinson), que é muito mais jovem. A partir daí ela anda corda bamba de suas responsabilidades e, também, nas dinâmicas de poder que envolvem suas relações.”

https://www.adorocinema.com/filmes/filme-323928/trailer-20609920/

Uma Ideia de você – Amazon Prime Video | 1h 55min | Comédia, romance

Elenco: Anne Hathaway, Nicholas Galitzine, Ella Rubin

Script: Em Uma Ideia de Você, Solène (Anne Hathaway), é uma mãe solteira de 40 anos, que, após acompanhar a filha em um festival de música, se apaixona por Hayes Campbell (Nicholas Galitzine), um jovem astro da boyband mais famosa de todos os tempos.

O filme ainda navega entre discussões como etarismo, redes sociais, invasão de privacidade e fanatismo. Apesar das idas e vindas, o final da trama entrega o que todo fã de romance precisa: o casal junto e feliz.

Assista o trailer:

Uma Ideia de Você – Trailer Oficial | Vídeo principal- 02:20

O Leitor – Netflix | 2h 03min | Drama

Elenco: Kate Winslet, Ralph Fiennes, David Kross

Script: Em uma atuação que lhe rendeu o Oscar de melhor atriz, em 2009, Kate Winslet dá vida a uma mulher que se envolve com um jovem na Alemanha pós-Segunda Guerra. Anos depois, o casal se reencontra quando ela enfrenta um tribunal acusada de crimes de guerra.

Hanna (Kate Winslet) foi uma mulher solitária durante grande parte da vida. Quando se envolve amorosamente com o adolescente Michael (Ralph Fiennes) não imagina que um caso de verão irá marcar suas vidas para sempre.

Assista o trailer:

O Leitor (2009) Trailer Legendado Oficial- 02:41

A Proposta – Netflix – 1h48min- Comédia romântica –

Elenco: Sandra Bullock, Ryan Reynolds, Betty White

Script: Em A Proposta, Margaret Tate (Sandra Bullock) é uma poderosa editora de livros, que se vê em apuros ao ser comunicada de sua deportação para o país-natal, o Canadá. Para evitar que isto ocorra ela declara estar noiva de Andrew Paxton (Ryan Reynolds), seu assistente. Perseguido por Margaret há anos, ele aceita participar da farsa, mas impõe algumas condições.

Na vida real, os dois atores protagonistas Sandra Bullock e Ryan Reynolds, têm 12 anos de diferença. Ela 59, ele 47.

Trailer a proposta – Legendado português- 02:32

A chave para um relacionamento de sucesso, independentemente da idade, é a comunicação. É fundamental que ambos os parceiros sejam honestos sobre suas expectativas, desejos e preocupações. A diferença de idade pode trazer desafios, mas esses obstáculos podem ser superados com diálogo, respeito e um compromisso mútuo.

Vamos refletir e apoiar as pessoas do nosso relacionamento que fizeram essa opção.

Se quiser saber mais sobre bem-estar e outros temas para as Mulheres 50+ interessadas, conectadas e curiosas:

  • Inscreva-se no nosso Canal do Youtube, dê um like e ative o sininho para receber as notificações de novos vídeos!
  • Siga nossas páginas nas redes sociais Facebook e Instagram.
  • Continue acompanhando o nosso site

Venha participar com a gente da revolução da longevidade, interagindo e sugerindo conteúdos que vocês gostariam de ver em nossos canais!

Um abraço!

Estilo 5.0+

Fontes:

https://vejario.abril.com.br/coluna/lu-lacerda/juliana-brizola-homens-jovens-o-1o-preconceito-foi-comigo-mesma/

https://vogue.globo.com/sua-idade/noticia/2024/01/por-que-ainda-existem-tabus-em-relacionamentos-em-que-a-mulher-e-mais-velha-do-que-o-homem.ghtml

https://veja.abril.com.br/coluna/em-cartaz/5-romances-com-mulheres-maduras-melhores-que-uma-ideia-de-voce

https://ovigilantems.com.br/noticias/ver/03-12-2021/por-que-homens-mais-jovens-costumam-preferir-mulheres-mais-velhas-a-psicologia-explica

https://www.sbpsp.org.br/blog/homens-mais-novos-mulheres-mais-velhas-uma-feliz-combinacao/

https://vogue.globo.com/sua-idade/noticia/2025/01/assim-como-em-babygirl-por-que-mulheres-maduras-se-sentem-inseguras-ao-se-relacionarem-com-homens-mais-jovens.ghtml

Cintia Yamamoto Ruggiero

Sou apaixonada pelo tema Longevidade, curiosa e inquieta! Quero participar ativamente da revolução da longevidade e colocar o aprendizado profissional de mais de 30 anos e a experiência nas áreas de Negócios e Marketing para trazer conteúdos, produtos e serviços para as Mulheres 50+, conectadas, curiosas e interessadas!