Mulher madura: o bom humor é um convite à leveza e ao prazer!

O bom humor na maturidade é um convite à leveza, ao prazer e a manutenção do capital social! E é nesta fase que podemos relaxar e abraçar a vida com positividade e bom humor!

É a oportunidade de cultivar uma vida psíquica mais prazerosa e equilibrada.

O perfil da “pessoa rabugenta” ficou no passado. Como diz o Médico Dr. Alexandre Kalache, “ninguém suporta um velho ranzinza! Espalhe alegria, bom humor e gentileza por onde passar.”

Por que o bom humor é tão importante na maturidade? Por alguns pontos importantes

  • Bem-estar emocional: O riso e a alegria liberam endorfinas, hormônios que promovem a sensação de bem-estar e reduzem o estresse.
  • Saúde mental: O bom humor ajuda a lidar com os desafios da vida, como a menopausa, a perda de entes queridos e as mudanças no corpo.
  • Relações sociais: Pessoas bem-humoradas atraem outras pessoas, fortalecendo os laços sociais e prevenindo a solidão.
  • Qualidade de vida: O bom humor nos permite apreciar os pequenos prazeres da vida, como um café com as amigas, um passeio no parque, uma saída noturna, um cinema, um teatro ou um bom livro.

Como cultivar o bom humor na maturidade?

Há algumas dicas de especialistas:

  • Rodeie-se de pessoas positivas: A companhia de pessoas alegres e otimistas contagia e eleva o nosso humor. E se aquela amiga que você adora estiver em crise de mau humor, mude o rumo da prosa. Ajude-a a enxergar o lado divertido das situações.
  • Pratique atividades prazerosas: Dedique tempo a hobbies, atividades físicas e momentos de lazer que te façam feliz. Assista mais a comédias e espetáculos teatrais de humor. Sairá mais leve!
  • Assista menos a noticiários: o básico já está bom para saber o que acontece no mundo. Mergulhar nas notícias tristes e com muito sofrimento pode envolve-la e afetar o seu estado de humor.
  • Aprenda a rir de si mesma: O senso de humor é fundamental para lidar com os percalços da vida com leveza e bom humor. Aceite seus pequenos erros e desacertos.
  • Cultive a gratidão: Agradeça pelas pequenas coisas da vida, como a saúde, a família e os amigos.
  • Busque ajuda profissional: Se o mau humor persistir, não hesite em procurar um psicólogo ou psiquiatra.

O neurocientista americano Daniel Levitin, em seu livro “O Bom da Idade” examina o poder e o potencial do bom humor em nossas vidas. O autor recomenda a todos que “vivam o hoje, uma vez que rememorar o que já passou não promove saúde nem alegria”. “O bom humor é contagiante e um antídoto para envelhecer”, diz cientista

“Qual é o maior desafio para mudar a mentalidade e o estilo de vida em prol de um amadurecimento saudável? Os maiores desafios são a procrastinação, a complacência e a inércia”. “Por que eu deveria mudar se as coisas estão indo bem, não? Não podemos nos acomodar”., comenta o autor. “Outro problema é ficar pensando que o futuro será sempre melhor, que sempre teremos tempo para realizar as mudanças”.

“E por que o bom humor é crucial nessa história? Quando estamos de bom humor, uma série de reações positivas começam a acontecer. No nível cerebral, a liberação de substâncias como a serotonina estimula o corpo a turbinar a imunidade, regular o apetite e o metabolismo e a nos manter focados e produtivos. O bom humor também é contagiante, atraindo as pessoas e ajudando a construir nossas redes de suporte social. Rir, em particular, é algo que nos faz sentir bem e nos manter otimistas. E o otimismo é um poderoso antídoto para o envelhecimento.

 O bom da Idade – de Daniel J. Levitin.

O Bom da Idade

onde-comprar

Pesquisamos alguns vídeos sobre o tema para você:

Se envelhecer reclamando de tudo, ninguém vai querer estar ao seu lado | Café Filosofico CPFL – Alexandre Kalache – 0:47

Qual a Importância do humor na vida – Ariano Suassuna | Instagram Karla Luz Psicologia

https://www.instagram.com/karlaluzpsicologa/reel/DFbWpU0vgod/

O bom humor é um presente que você se dá todos os dias. Para se sentir bem e desfrutar da vida com leveza e alegria.

Afinal, a vida é muito curta para ser levada a sério o tempo todo!

Curta com entusiasmo a sua longevidade”

Se quiser saber mais sobre esse e outros temas para as Mulheres 50+ interessadas, conectadas e curiosas:

  • inscreva-se no nosso Canal do Youtube, dê um like e ative o sininho para receber as notificações de novos vídeos!
  • continue acompanhando o nosso site
  • siga nossas páginas no Instagram e Facebook.

Venha participar com a gente da revolução da longevidade, interagindo e sugerindo conteúdos que vocês gostariam de ver em nossos canais!

Um abraço!

Estilo 5.0+

Fontes:

https://veja.abril.com.br/saude/o-bom-humor-e-contagiante-diz-psicologo-americano-daniel-levitin

https://www.instagram.com/karlaluzpsicologa/reel/DFbWpU0vgod/

https://www.instagram.com/tantostempos.podcast/reel/DCEcB7XP06P/

https://www.instagram.com/reel/DGmDFAIsmUr/

 

Cintia Yamamoto Ruggiero

Sou apaixonada pelo tema Longevidade, curiosa e inquieta! Quero participar ativamente da revolução da longevidade e colocar o aprendizado profissional de mais de 30 anos e a experiência nas áreas de Negócios e Marketing para trazer conteúdos, produtos e serviços para as Mulheres 50+, conectadas, curiosas e interessadas!