Transição capilar. O que é isso?

Transição capilar

O cabelo tem um significado muito forte na autoestima das mulheres. Ele tem o poder de refletir o estilo, a personalidade e uma série de outros atributos.

Não é à toa que muitas mulheres decidem por fazer uma transição capilar num momento de mudança em suas vidas. Mas afinal, o que é transição capilar?

Transição capilar é a alteração da textura do cabelo, seja através do alisamento, relaxamento, permanente, escova progressiva, colorações, mechas, cortes e muito mais. É qualquer mudança da estrutura do seu fio capilar.

Transição capilar também é quando você para de fazer qualquer tipo de química que altera a estrutura ou textura dos seus fios e deixa que eles cresçam de forma natural.

Um desses processos que ficou muito popular há alguns anos entre as mulheres maduras que decidiram assumir seus cabelos brancos ou prateados como uma forma de se desprender de padrões de beleza.

Pesquisamos alguns desses procedimentos para você conhecer e pesquisar junto aos profissionais de sua confiança se estiver pensando em fazer alguma transição capilar.

E lembre-se de seguir as orientações do profissional sobre os cuidados e tratamento após os processos químicos.

Alguns procedimentos de Transição Capilar

1. Transição capilar de grisalhos para brancos

Se você está pensando em seguir com esse processo, é muito importante saber que os fios brancos precisam de mais cuidados porque são mais frágeis. Com a escassez da melanina, o cabelo branco pode se tornar mais ressecado, rebelde, quebradiço e com pouca maleabilidade.

Nessa fase é fundamental intensificar as hidratações. Uma boa dica é alternar entre hidratação, nutrição e reconstrução com produtos de qualidade e de acordo com o seu tipo de cabelo. Aqui também vale a indicação de um bom profissional de cabelo.

O primeiro passo pra começar a sua transição capilar é parar de aplicar químicas que alteram a estrutura e textura dos seus fios. Os fios grisalhos não podem ser coloridos ou tonalizados de cores que não sejam compatíveis com os tons de grisalho do seu cabelo — como castanhos, ruivos, coloridos e até alguns de loiro. https://www.usebob.com.br/blogs/news/transicao-capilar-nos-cabelos-grisalhos

“Uma maneira de ajudar a acelerar o processo de transição para os cabelos brancos é o corte. Cortar o cabelo curto vai fazer você acompanhar em tempo real o crescimento do seu cabelo natural. Para muita gente, essa opção é muito radical, mas pode ser libertadora em vários aspectos. Pense com carinho antes de descartá-la”.

“Existem várias formas de colorir o cabelo e não só para cobrir os brancos. Há várias opções no mercado e nos salões de cabeleireiros para ressaltar a beleza dos brancos naturais. Você pode fazer luzes platinadas que deixam os fios mais homogêneos, você pode clarear ele todo, até os fios se confundirem ou simplesmente ir fundo e platinar tudo de vez. Assim já assume o look e é só deixar os brancos naturais crescerem sem muita preocupação. Mas veja, é importante procurar ajuda profissional para não prejudicar a saúde das madeixas”. (https://www.hypeness.com.br/2021/11/cabelos-brancos-4-ideias-para-fazer-uma-transicao-gradual-e-assumir-os-brancos/)

É essencial intensificar as hidratações. Uma boa dica é fazer um cronograma capilar para alternar entre hidratação, nutrição e reconstrução com produtos de qualidade específicos para o seu tipo de cabelo e de preferência, indicados por profissionais da área.

Assumir os brancos pode ser libertador, mas é importante cuidar deles para que não fiquem com a impressão de falta de cuidado.

Saiba mais sobre transição de cabelos grisalhos e quais produtos usar acessando a entrevista com Marcello Pascotto no canal do YouTube da Estilo 5.0+:

2. Mechas

As mechas são um recurso excelente para dar uma iluminada no rosto. Importante decidir junto com o profissional sobre o tom mais adequado que harmonize com a sua pele.

Essa técnica de harmonização chama-se VISAGISMO. Já falamos sobre isso antes.

Assista a entrevista com Emily Adachi, especialista em Visagismo acessando o canal do YouTube da Estilo 5.0+:

3. Alisamento

Mesmo em tempos de cabelos naturais, ainda há muitas mulheres que querem continuar alisando o cabelo, ou não se adaptaram aos seus cabelos originais. O importante é se sentir bem e sempre manter os cuidados após o procedimento químico.

4. Escovas progressivas: Marroquina ou Inteligente?

Mulheres que têm cabelos muito crespos ou cacheados, costumam buscar pelo processo de alisamento da escova marroquina ou escova inteligente.

Ambas são conhecidas por alisarem os fios ondulados ou cacheados para deixá-los lisos, alinhados e sem frizz.

A Escova marroquina é usada para o alisamento em cabelos cacheados ou ondulados. Sua durabilidade nos fios pode ser como uma escova permanente que só precisa ter a raiz retocada. É um tipo de escova progressiva que ajuda a repor nutrientes ao fio e cria uma película de proteção nas madeixas.

A Escova Inteligente é mais procurada por quem quer diminuir o volume e o frizz do cabelo. Com o procedimento da escova inteligente a pessoa pode prender o cabelo e lavá-lo no mesmo dia. É uma opção menos agressivo de alisamento temporário e é compatível com a maior parte das químicas.

A escova inteligente é mais indicada para cabelos lisos, frisados ou ondulados. A escova inteligente costuma durar cerca de três meses, e por isso não é uma opção para quem deseja um alisamento permanente.

É importante manter os cuidados pós alisamento com as escovas progressiva ou marroquina como a cauterização capilar que ajuda a evitar os fios danificados e porosos ou outros que o profissional indicar.

Destaque: qualquer que seja o processo de alisamento, ou escova progressiva, busque sempre um profissional qualificado e competente que utilize produtos de boa procedência e sem o uso de formol, ativo proibido pela ANVISA.

5. Loiro Platinado

O cabelo platinado virou uma febre de um tempo para cá e é tendência, mas não é uma cor tão simples assim de alcançar. Para quem já é loira ou tem fios claros, o processo é mais tranquilo.

O processo envolve a descoloração que é agressivo e pode danificar os cabelos mais escuros. Para as loiras ou quem tem fios mais claros é mais fácil chegar ao resultado final.

Para as morenas, são necessárias etapas de descoloração e um profissional competente e de confiança para seguir os passos corretamente.

Qualquer que seja o tom original do cabelo, é importante que o cabelo esteja forte para aguentar a transformação, as etapas de descoloração.

6. Luzes em cabelo preto

O recurso de luzes em cabelos escuros, especialmente os pretos, é uma ótima alternativa para iluminar o rosto e sem radicalizar na mudança capilar.

Para atingir o tom escolhido das luzes, é necessário descolorir alguns tons dos fios.

Nos cabelos pretos virgens é possível abrir até 4 tons de loiro e chegar em uma cor exata, mas nos cabelos com coloração o grau de clareamento das madeixas varia de acordo com quantidade de camadas anteriores presentes na estrutura do fio.

Importante que após o processo químico se mantenha uma rotina de hidratação ou a reconstrução que ajudam a manter o brilho e a sedosidade do cabelo (cronograma capilar).

7. Transição capilar – BC

O BC é um termo em inglês que significa “Big Chop” ou “Grande Corte”, em uma tradução literal.

É indicado para mulheres que estão com duas texturas nos fios, raiz natural e comprimento com alisamento.

É um corte radical para quem quer mudar o visual e assumir de vez o seu cabelo natural. Mas você pode optar por ir cortando o cabelo aos poucos.

“Big Chop” é a última etapa da transição capilar, é o corte de cabelo que remove toda a área com química do cabelo para nutrir o crescimento dos fios do zero. O momento certo de realizar o “Big Chop” varia: algumas pessoas optam por raspar os fios do zero, mas há quem espere o crescimento parcial, ou total dos cabelos, antes de adotar o corte.

Independentemente da sua escolha, o importante é você se sentir bem e confiante para viver a maturidade da melhor forma possível!

Se quiser saber mais sobre esse e outros temas para as Mulheres 50+ interessadas, conectadas e curiosas:

  • Inscreva-se no nosso Canal do Youtube, dê um like e ative o sininho para receber as notificações de novos vídeos!
  • Siga nossas páginas nas redes sociais Facebook e Instagram.
  • Continue acompanhando o nosso site

Venha participar com a gente da revolução da longevidade, interagindo e sugerindo conteúdos que vocês gostariam de ver em nossos canais!

Um abraço!

Time Estilo 5.0+

Fontes consultadas:

https://www.fiquediva.com.br/tag/transformacao-capilar_t37/1

Guia da transição capilar: tudo o que você precisa saber

Loiros: Uma História de Beleza e Poder

https://www.hypeness.com.br/2021/11/cabelos-brancos-4-ideias-para-fazer-uma-transicao-gradual-e-assumir-os-brancos/

https://www.usebob.com.br/blogs/news/transicao-capilar-nos-cabelos-grisalhos

One thought on “Transição capilar. O que é isso?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *