Ambição saudável: você merece querer mais sempre!

Ambição saudável

Boa parte da geração atual de Mulheres Maduras cresceu com foco nas suas realizações pessoais. No entanto, na maioria das vezes essas realizações podem ter se confundido com a realização dos sonhos e desejos dos filhos e entes queridos.

Ao longo da vida, muitas vezes os nossos sonhos vão ficando pelo caminho e, mesmo na maturidade, pode chegar o questionamento e uma reflexão sobre nossas ambições e vontades, mas um certo sentimento de não merecimento, parece egoísmo ou “estou velha demais para correr atrás dos meus sonhos”.

Não é à toa a tão falada “Síndrome da Impostora” que atinge especialmente mulheres que têm como características principais a falta de confiança em si, sentimento de falta de merecimento e que chegam a se autossabotar impactando suas vidas pessoais e profissionais.

Será que você já se pegou assim ou conhece mulheres que pensam assim? Neste caso provavelmente a ambição saudável ficou pelo caminho.

Lembre-se sempre de que todas nós temos o direito de alcançar nossas realizações e resgatar nossos sonhos, em qualquer momento de nossas vidas.

Entendendo o que significa a Ambição Saudável

Em matéria recente publicada na revista Vida Simples, com o título Deseje Mais, a autora menciona que embora a gente sinta o incômodo de querer mais, podemos permanecer um tempão nesse lugar estreito e escasso de descobertas gratificantes. Sem assumir para nós mesmas que, sim, temos ambições e desejos. Queremos desfrutar de mais afeto, conforto, sucesso, felicidade, saúde e vitalidade, sem culpa e desconforto.

O psicólogo Thiago Domingues declara em entrevista para a mesma revista: “nenhum ser vivo consegue viver tempos prolongados de privação das necessidades, e viver uma vida com sentido é uma necessidade humana.  Quando isso não acontece, o adoecimento pode surgir como uma resposta de algo vital que não foi atendido, alguma parte de nós ficou perdida e precisa ser resgatada de nossa história”.

“As pessoas precisam ter um mínimo de ambição para que seu desenvolvimento seja progressivo. Quem se acomoda com o mínimo fica estagnado. Isso porque, ao rejeitar novas possibilidades e oportunidades, o indivíduo vai se tornando cada vez mais limitado, restrito ao que já tem e conhece” comenta na matéria a Psicóloga Monica Machado.

Para cada pessoa permitir-se mais pode ser diferente.  Para algumas é ter mais tempo para cuidar de si, praticar exercícios, voltar a estudar, fazer mais cursos, desenvolver novas atividades, viajar. Para outras reduzir a carga de trabalho para ficar mais próxima dos filhos e da família.  E para outras, focar na solidez financeira e não se preocupar com a escassez que rodeou sua infância.

“Nossos sonhos refletem a profundeza do nosso ser: nossos desejos espelham a forma como nos enxergamos. Se eu me vejo pequena, não vou me permitir sonhar grande” avalia Ana Raia especialista em desenvolvimento humano.

Outro assunto que ainda traz muita insegurança no mundo feminino é o dinheiro. Daniela Carvalho, criadora da “Dinheiro é meio”, plataforma de educação, gestão e transformação financeira para mulheres, não tem dúvida quanto a isso.

Ela entende que a sua missão é “limpar” o dinheiro das más impressões que recaíram sobre ele ao longo da história, nos fazendo enxerga-lo como adubo para nosso propósito.

Importante distinguir a ambição saudável daquela que desconhece limites e reconhecer as nossas necessidades reais e não as estimuladas pelas mídias para buscarmos a justa medida das coisas.

A ambição é saudável está ligada à ética e a valores fundamentados na ecologia humana. Querer crescer e se desenvolver é ambição saudável.

Ambição saudável é querer uma vida que faça sentido, não só ganhar mais dinheiro e, muito menos, somente se dedicar aos sonhos e desejos dos outros renegando os seus próprios.

Mas como trabalhar a ambição saudável?

Pesquisamos algumas dicas para você resgatar seus sonhos e viver uma vida plena e significativa:

  • Reconecte-se consigo a mesma: Reserve um tempo para meditar, refletir e ouvir a voz da sua intuição. Se necessário, procure o apoio de uma amiga, ente querido ou um psicólogo. O que você inspira? Quais são seus sonhos mais profundos?
  • Celebre suas conquistas: Olhe para trás e reconheça tudo o que você já alcançou. A cada passo e a cada vitória, você se aproxima da realização dos seus maiores sonhos.
  • Cerque-se de pessoas positivas: Rodeie-se de pessoas que te apoiam, te inspiram e te incentivam a perseguir seus objetivos. Que enxerguem o que você tem de melhor e te ajudem a valorizar o seu potencial, em qualquer fase da vida.
  • Abrace a mudança: Não tenha medo de sair da sua zona de conforto e experimentar coisas novas. A vida é uma jornada de aprendizado e crescimento.
  • Persista na realização dos seus sonhos. A jornada pode ser árdua, mas a recompensa é imensa. Acredite em si mesma e nunca desista do que te faz vibrar.

A Maturidade não é sinônimo de declínio, mas sim de uma nova fase de florescimento. É a época em que finalmente nos libertamos das amarras do passado repleto de dúvidas e inseguranças para nos reconectarmos com a nossa força interior que sempre esteve presente, muitas vezes escondida.

A ambição saudável utilizada com consciência e equilíbrio permite realizar sonhos e viver uma vida plena e significativa.

Se a gente se permitir mais, desejar mais, sonhar mais, todo o resto se ampliará para uma existência plena na medida do querer de cada um.

Se quiser saber mais sobre esse e outros temas para as Mulheres 50+ interessadas, conectadas e curiosas:

  • Inscreva-se no nosso Canal do Youtube, dê um like e ative o sininho para receber as notificações de novos vídeos!
  • Siga nossas páginas nas redes sociais Facebook e Instagram.
  • Continue acompanhando o nosso site

Venha viver a revolução da longevidade com a gente interagindo e sugerindo conteúdos que vocês gostariam de ver em nossos canais!

Um abraço!

Estilo 5.0+

Fontes:

https://vidasimples.co/emocoes/deseje-mais-a-importancia-de-cultivar-uma-ambicao-saudavel/

https://www.otempo.com.br/saude-e-bem-estar/saiba-como-reconhecer-e-validar-suas-vontades-mais-profundas-1.3408710

https://fbcconsultoria.com.br/17-principios-da-realizacao-pessoal-de-napoleon-hill/

https://www.childfundbrasil.org.br/blog/atitudes-para-encontrar-sua-realizacao-pessoal/

https://aspectum.com.br/blog/proposito

https://www.instagram.com/dinheiroemeio/

https://forbes.com.br/carreira/2023/08/ambicao-e-querer-uma-vida-que-faca-sentido-nao-so-ganhar-mais-dinheiro/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *