Mesmo quando é necessário subir ou descer somente alguns andares, normalmente, as pessoas preferem o elevador às escadas não é verdade?
Com a experiência da maturidade, aprendemos o valor de cuidar de nós mesmas, e isso inclui o nosso coração. Ele é o motor da nossa vida, e mantê-lo forte e saudável é um dos melhores presentes que podemos nos dar.
Muitas vezes, pensamos que precisamos de uma hora na academia ou uma corrida exaustiva para fazer um exercício significativo. A verdade é que a saúde cardiovascular está nas pequenas escolhas diárias — e aqui está uma que é simples, gratuita e surpreendentemente eficaz: trocar o elevador pelas escadas.
Um estudo desenvolvido pelos Pesquisadores da Universidade de East Anglia e do Hospital Universitário de Norfolk e Norwich, ambos no Reino Unido, mostra que subir degraus reduz o risco de problemas cardiovasculares e a mortalidade em geral, portanto ótimo para a nossa longevidade.
“Fiquei surpresa que uma forma tão simples de exercício possa reduzir a mortalidade por todas as causas”, disse a autora do estudo. Sophie Paddock.
Segundo a CNN Brasil, o estudo mostra que optar pelas escadas ajuda a diminuir o risco de morte, em especial por doenças cardiovasculares. Os autores fizeram uma revisão de cinco pesquisas que envolveram 455.578 pessoas com idades entre 35 e 84 anos, saudáveis ou com histórico prévio de ataque cardíaco ou doença arterial periférica, sendo 53% mulheres.
“Os resultados mostraram que quem utilizava as escadas tinha um risco 24% menor de morrer por qualquer causa e 39% menos probabilidade de falecer em decorrência de problemas cardiovasculares, como ataque cardíaco, insuficiência cardíaca ou derrame”.
Alguns benefícios em subir escadas para as Mulheres Maduras:
- “À medida que envelhecemos, subir escadas pode melhorar a força das pernas e das costas, o que ajuda a prevenir quedas, descreve a médica Yvonne Covin. Especificamente, mulheres na pós-menopausa que sobem escadas e têm apresentado maior densidade óssea”.
- “Pesquisadores descobriram uma redução de risco relativo de 19% de doenças cardíacas em participantes que regularmente subiam cinco lances de escadas por dia”, reforça a médica Yvonne Covin.
- De modo geral, “exercício aeróbico reduz seu risco de pressão alta, colesterol alto e, sim, doenças cardíacas”. Subir escadas se enquadra na categoria do exercício aeróbico, ou movimento que aumenta sua frequência cardíaca e níveis de oxigênio usando atividade repetitiva.
- “Subir escadas é semelhante a muitas atividades como caminhar, correr e andar de bicicleta e estão associadas com a melhora no risco cardiovascular, com uma redução em ataques cardíacos, de acordo com Robert Harrington, cardiologista e decano da Weill Cornell Medicine”.
- “Além do trabalho aeróbico, o uso dos degraus promove o fortalecimento das pernas e do core, região que engloba os músculos do abdômen, do quadril, da região lombar e da pelve”, acrescenta o ortopedista e traumatologista Eric Curi, membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia.
O Que as Escadas Fazem Pelo Seu Coração?
- Aumenta a Frequência Cardíaca: Ao subir, seu coração precisa bombear sangue com mais eficiência. Esse aumento da frequência cardíaca é o que chamamos de exercício aeróbico, que fortalece o músculo cardíaco com o tempo, tornando-o mais eficiente em repouso.
- Melhora a Circulação: O movimento ajuda a manter as artérias flexíveis e o fluxo sanguíneo desimpedido, o que é crucial para reduzir a pressão arterial e diminuir o risco de doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais (AVCs).
- Ajuda a Controlar o Peso: Subir escadas queima calorias em um ritmo mais rápido do que caminhar em piso plano. Manter um peso saudável é um fator chave na proteção do coração.
Transformando a Rotina em Movimento
Você não precisa subir 10 andares de uma vez. O segredo é a consistência.
- Comece Pequeno: Se você trabalha ou mora em um prédio alto, comece subindo apenas um ou dois lances e pegue o elevador no resto do caminho. À medida que se sentir mais forte, vá aumentando gradualmente.
- Encare Como um Desafio (e uma Pausa): Em vez de ver as escadas como um obstáculo, pense nelas como um “mini treino” rápido. É um momento para se desconectar do corre-corre e se concentrar na sua respiração e no seu movimento.
- Este pequeno ajuste não só beneficia seu coração e sua circulação, como também tonifica as pernas e melhora o equilíbrio. Abrace o movimento simples de subir degraus. É um passo prático, poderoso e imediato em direção a uma vida mais longa e saudável.
- Subir escadas deve ser encarada como mais uma forma de atingir os 150 minutos de atividade física moderada por semana, que também é a recomendação da OMS-Organização Mundial da Saúde para que um adulto não seja considerado sedentário.
- “Mas, como sempre, vale tomar cuidado — especialmente pessoas com artrose nos joelhos, no quadril ou outras condições de saúde. “Certifique-se de que a altura dos degraus seja regular e compatível com sua mobilidade, e que a escada conte com um corrimão”, orienta o ortopedista Dr. Eric Curi.
Importante: antes de iniciar qualquer atividade física é primordial consultar seu médico.
Seu coração merece esse cuidado. Que tal começar hoje?
Se quiser saber mais sobre esse e outros temas para as Mulheres 50+ interessadas, conectadas e curiosas:
- inscreva-se no nosso Canal do Youtube, dê um like e ative o sininho para receber as notificações de novos vídeos!
- continue acompanhando o nosso site
- siga nossas páginas no Instagram e Facebook.
Venha participar com a gente da revolução da longevidade, interagindo e sugerindo conteúdos que vocês gostariam de ver em nossos canais!
Um abraço!
Estilo 5.0+
Fontes:
https://www.cnnbrasil.com.br/saude/conheca-os-beneficios-para-a-saude-de-trocar-elevador-por-escada/
Vídeos: