Trocar o elevador pelas escadas é ótimo para a longevidade

Trocar o elevador pelas escadas é ótimo para a longevidade

Mesmo quando é necessário subir ou descer somente alguns andares, normalmente, as pessoas preferem o elevador às escadas não é verdade?

Mas um estudo desenvolvido pelos Pesquisadores da Universidade de East Anglia e do Hospital Universitário de Norfolk e Norwich, ambos no Reino Unido, mostra que subir degraus reduz o risco de problemas cardiovasculares e a mortalidade em geral, portanto ótimo para a nossa longevidade.

Segundo a CNN Brasil, o estudo britânico mostra que optar pelas escadas ajuda a diminuir o risco de morte, em especial por doenças cardiovasculares. Os autores fizeram uma revisão de cinco pesquisas que envolveram 455.578 pessoas com idades entre 35 e 84 anos, saudáveis ou com histórico prévio de ataque cardíaco ou doença arterial periférica, sendo 53% mulheres.

“Os resultados mostraram que quem utilizava as escadas tinha um risco 24% menor de morrer por qualquer causa e 39% menos probabilidade de falecer em decorrência de problemas cardiovasculares, como ataque cardíaco, insuficiência cardíaca ou derrame”.

“Especialistas ouvidos pela Agência Einstein ressaltam que essas descobertas destacam a importância de estimular atividades físicas cotidianas, mesmo no local de trabalho ou em casa, para promover estilos de vida mais saudáveis e a redução do risco de doenças”.

No entanto, o artigo não definiu a quantidade de degraus que uma pessoa deve subir ou descer diariamente para obter os benefícios detalhados no estudo, o ideal é sempre consultar seu médico e um profissional de educação física capacitado.

Alguns benefícios em subir escadas para os Maduros

  • “À medida que envelhecemos, subir escadas pode melhorar a força das pernas e das costas, o que ajuda a prevenir quedas”, descreve Yvonne Covin. Especificamente, mulheres na pós-menopausa que sobem escadas e têm apresentado maior densidade óssea.
  • “Pesquisadores descobriram uma redução de risco relativo de 19% de doenças cardíacas em participantes que regularmente subiam cinco lances de escadas por dia”, reforça a médica Yvonne Covin.
  • De modo geral, exercício aeróbico reduz seu risco de pressão alta, colesterol alto e, sim, doenças cardíacas. Subir escadas se enquadra na categoria do exercício aeróbico, ou movimento que aumenta sua frequência cardíaca e níveis de oxigênio usando atividade repetitiva.
  • “Subir escadas é semelhante a muitas atividades como caminhar, correr e andar de bicicleta e estão associadas com a melhora no risco cardiovascular, com uma redução em ataques cardíacos”, de acordo com Robert Harrington, cardiologista e decano da Weill Cornell Medicine.
  • “Além do trabalho aeróbico, o uso dos degraus promove o fortalecimento das pernas e do core, região que engloba os músculos do abdômen, do quadril, da região lombar e da pelve”, acrescenta o ortopedista e traumatologista Eric Curi, membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia.

Subir escadas – uma boa alternativa de atividade aeróbica

O Dr. Harrington recomenda incorporar alguma forma de atividade aeróbica – que pode incluir escadas – no seu regime de exercícios.

“De acordo com as recomendações da Associação Americana do Coração, eu peço aos pacientes terem como meta 150 minutos por semana de exercício moderado (30 minutos, cinco vezes por semana). Na maioria das vezes, isso significa caminhar em um ritmo moderado, e fazer levantamento de peso leve para manter a força três vezes por semana” recomenda o médico.

“Subir escadas é considerado “exercício moderado” porque queima cerca de oito a 11 calorias por minuto”.

Portanto subir escadas deve ser encarada como mais uma forma de atingir os 150 minutos de atividade física moderada por semana, que também é a recomendação da OMS-Organização Mundial da Saúde para que um adulto não seja considerado sedentário.

“Mas, como sempre, vale tomar cuidado — especialmente pessoas com artrose nos joelhos, no quadril ou outras condições de saúde. Certifique-se de que a altura dos degraus seja regular e compatível com sua mobilidade, e que a escada conte com um corrimão”, orienta o ortopedista Dr.Eric Curi.

Importante: antes de iniciar qualquer atividade física é primordial consultar seu médico.

Se quiser saber mais sobre esse e outros temas para as Mulheres 50+ interessadas, conectadas e curiosas:

  • inscreva-se no nosso Canal do Youtube, dê um like e ative o sininho para receber as notificações de novos vídeos!
  • continue acompanhando o nosso site
  • siga nossas páginas no Instagram e Facebook.

Venha participar com a gente da revolução da longevidade, interagindo e sugerindo conteúdos que vocês gostariam de ver em nossos canais!

Um abraço!

Estilo 5.0+

Fontes:

https://www.cnnbrasil.com.br/saude/conheca-os-beneficios-para-a-saude-de-trocar-elevador-por-escada/#:~:text=Os%20resultados%20mostraram%20que%20quem,card%C3%ADaco%2C%20insufici%C3%AAncia%20card%C3%ADaca%20ou%20derrame.

https://interfisio.com.br/trocar-o-elevador-por-um-lance-de-escada-ja-significa-quebra-de-sedentarismo/

https://www.estadao.com.br/saude/subir-escadas-pode-ser-a-arma-secreta-para-proteger-o-coracao-e-garantir-longevidade-veja-como/

https://sbtnews.sbt.com.br/noticia/saude/trocar-elevador-por-escada-pode-aumentar-longevidade-diz-estudo

 

Cintia Yamamoto Ruggiero

Sou apaixonada pelo tema Longevidade, curiosa e inquieta! Quero participar ativamente da revolução da longevidade e colocar o aprendizado profissional de mais de 30 anos e a experiência nas áreas de Negócios e Marketing para trazer conteúdos, produtos e serviços para as Mulheres 50+, conectadas, curiosas e interessadas!