Com a pandemia que temos vivido durante 2020, o isolamento social, o afastamento das pessoas queridas e o carinho que se tornou virtual, o tema deste natal será aconchego. “Family Matters”; a família importa.
Aconchego e gratidão traduzidos na dedicação da decoração dos ambientes e na gastronomia caprichada: tudo para resgatar a alegria do natal, independentemente das famílias escolherem o encontro pessoal ou virtual neste momento!
A origem dos pratos tradicionais da ceia de Natal
Fomos pesquisar a origem dos pratos tradicionais de natal, embora a nossa ceia seja bem diversificada. Mas temos influência dos portugueses, italianos e tantas outras culturas que tornam o nosso natal muito saboroso e colorido.
Mas quem inventou que determinados pratos devem ser apreciados no Natal? Por que comemos peru e tender e não pizza e feijoada? De onde vêm alguns dos pratos tradicionais da nossa ceia de Natal?
1. Panetone
Uma das histórias sobre a origem do panetone é a de que o primeiro surgiu em uma padaria de Milão, em meados de 1400 d.C. De acordo com essa versão, um jovem padeiro, apaixonado pela filha de seu patrão, elaborou uma versão rudimentar do pão doce para impressioná-lo.
A iniciativa deu certo e a receita fez sucesso entre os clientes do lugar, que pediam pelo “Pani de Toni” (pão do Toni, em italiano). Com o tempo, a palavra evoluiu para “panattón” (vocábulo milanês) e depois para “panetone” (italiano).
Após passar por diversas transformações ao longo dos séculos, o “pão do Toni” ganhou o seu aspecto atual no século 18, com o formato circular e a disposição das frutas cristalizadas, servido especialmente no Natal.
2. Peru
Um dos pratos mais famosos da ceia de Natal, o peru tem sua origem relacionada aos povos que habitavam a América do Norte pouco antes da chegada dos europeus. A ave já era domesticada e criada pelos astecas e pelos índios norte-americanos, sendo tratada com um verdadeiro prêmio quando uma tribo dominava outro território.
Feito em banquetes, o peru era servido acompanhado por cebolas, alho-poró e um molho à base de pimenta. A ave foi levada para o velho continente, e em pouco tempo substituiu o cisne, o ganso e o pavão como ave oficial da ceia natalina.
3. Lentilha
A lentilha é uma comida tradicional de fim de ano devido a uma superstição dos imigrantes italianos, que acreditavam que comer lentilha nessa época traria sorte. O ditado que diziam era “Lentilha no ano novo,
Trouxemos para você algumas sugestões de receitas para você ter realmente uma NOITE FELIZ com muito sabor!
5 receitas para fazer de última hora no Natal | Tasty Demais – 4’45
Receitas para uma ceia de Natal Gostosa e Fit | Arnold South America – 3’09
As receitas escolhidas por Rita Lobo para Ceia de Natal | Panelinha – 4’15
A Lentilha Perfeita para o Reveillon | Milena Toscano – 5’07
Farofas para o Ano Novo – Dicas masterChef Brasil | Leo Young – 4’11
Mesa Posta e Sugestão de Cardápio para Ano Novo – Espelho dos sonhos – 5’22
A Estilo 5.0+ deseja a você e toda a família Um Feliz Natal!!
Gratidão pelos desafios superados, de aconchego com a família e de amor ao próximo.
Muitas alegrias e renovação.