A flacidez nas pálpebras e sobrancelhas caídas incomoda muitas mulheres porque dão a aparência de olhar triste e cansado e são comuns após os 50 anos.
Nas Mulheres Maduras isso é mais frequente. Pálpebras caídas e sobrancelhas que perderam a firmeza são queixas comuns nessa etapa da vida.
Para entender porque isso acontece e minimizar esse desconforto, a Estilo 5.0+ realizou uma entrevista com a Dra Raquel Machado, dermatologista e especialista no assunto. Trouxemos trechos dessa conversa para saber mais sobre o tema.
Vamos conhecer a Dra. Raquel Machado?
A Dra. Raquel Machado é Dermatologista, Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, da Sociedade Internacional de Dermatologia, da Academia Internacional de Dermatologia Cosmiátrica, do Grupo Brasileiro de Melanoma, Proprietária da Clínica Raquel Machado de dermatologia e estética e idealizadora do projeto Instituto Raquel Machado que acolhe e cuida de animais silvestres vítimas do tráfico e maus tratos.
Causas de flacidez nas pálpebras e sobrancelhas caídas
Segundo a Dra. Raquel, a causa da flacidez nas pálpebras e sobrancelha caída é um conjunto de fatores. À medida em que a gente vai envelhecendo, ocorre tanto a perda de colágeno, como a absorção da parte óssea e da gordura.
Ou seja, a perda do colágeno que começa já a partir dos 30 anos, após os 50 anos, começa também a perda da parte da gordura, que dá uma sustentação na face, como da parte óssea.
Ao redor dos olhos, a parte óssea vai aumentando de tamanho e deixando o olho mais fundo. São todos esses fatores.
Segundo a Dra. Raquel, os tratamentos para a parte óssea não têm muito jeito, mas para a perda da estrutura como flacidez das pálpebras e sobrancelhas, pode se estimular o colágeno para melhorar a flacidez.
Tratamentos possíveis sem cirurgia plástica
A Dra Raquel comenta que existem vários tratamentos possíveis para a flacidez das pálpebras e para sobrancelhas caídas e nos dá algumas sugestões:
Vamos conhecer as opções de tratamentos sugeridos pela Dra. Raquel:
1. Ultraformer:
Tratamento facial que usa um aparelho de ultrassom micro focado para tratar flacidez. Ele trata de dentro para fora, tanto o músculo quanto a derme que é a camada embaixo da epiderme, estimulando a produção de colágeno, melhorando a flacidez das pálpebras inferior e superior.
O Ultraformer também tem o benefício de não agredir a epiderme, a camada superior da pele. A pele não fica marcada, não fica com crostas, o rosto não fica inchado, portanto, não interfere no dia a dia das pessoas.
2. Radiofrequência:
Tratamento estético que também utiliza um aparelho e a Dra. Raquel recomenda para quem não tem muito pouca ou nenhuma tolerância para dor. Ela explica que a Radiofrequência precisa de mais sessões do que o Ultraformer mas é eficaz para o tratamento da flacidez de pálpebras.
A recomendação é realizar pelo menos 6 sessões, 1 por semana e repetir a cada 6 meses.
3. Fio de Sustentação PDO:
São fios extremamente finos, da espessura de um fio de cabelo que é aplicado com uma agulha bem fina. Pode ser aplicado em toda a pálpebra inferior e também pode ser colocado um fio um pouco mais grosso na cauda da sobrancelha. O fio é um estimulador de colágeno.
Dra. Raquel prefere iniciar os tratamentos com o Ultraformer ou a Radiofrequência e, se necessário, aplicar os fios.
Todos esses tratamentos dependem da produção de colágeno da paciente. Cada uma tem uma resposta e a sua preferência. Cada caso é um caso e de acordo com o grau de flacidez e a vida social, o tratamento é definido em conjunto, reforça a Dra Raquel.
Fazer a hidratação diária em casa na região dos olhos é fundamental para melhorar a textura e a qualidade da pele. A hidratação não vai mudar a flacidez da pele, mas evita o ressecamento.
Tratamentos sugeridos para sobrancelhas caídas :
1. Botox ou toxina botulínica:
Para levantar a sobrancelha há também o botox. É aplicado no músculo entre as sobrancelhas e na lateral dos olhos. Abre o olhar e ergue a sobrancelha.
2. Sculptra:
Para os casos de pacientes que têm a têmpora mais afundada, que automaticamente leva a cauda da sobrancelha ficar caída, pode ser aplicado o Sculptra que é um bioestimulador de colágeno para elevar e definir a sobrancelha.
Quem pode ou não fazer os tratamentos sugeridos
A Dra. Raquel explica que, a princípio, qualquer pessoa pode fazer os tratamentos sugeridos acima, mas chama atenção para alguns casos:
- Se a pessoa tiver feito alguma cirurgia no rosto e colocado uma prótese de metal, não pode usar o Ultraformer, mas pode usar outros tipos de tratamentos.
- Quem faz uso contínuo de anticoagulante, melhor suspender por alguns dias para não correr o risco de causar algum hematoma, no caso do Ultraformer.
Importante sempre conversar detalhadamente com o dermatologista antes de decidir sobre cada tratamento.
Contatos da Clínica Raquel Machado:
Instagram @institutoraquelmachado
Valorize o seu olhar! Assista o bate papo integral da nossa Fundadora com a Dra. Raquel Machado acessando o canal do YouTube da Estilo 5.0+:
Se quiser saber mais sobre esse e outros temas para as Mulheres 50+ interessadas, conectadas e curiosas:
- Inscreva-se no nosso Canal do Youtube, dê um like e ative o sininho para receber as notificações de novos vídeos!
- Siga nossas páginas nas redes sociais Facebook e Instagram.
- Continue acompanhando o nosso site
Venha participar com a gente da revolução da longevidade, interagindo e sugerindo conteúdos que vocês gostariam de ver em nossos canais!
Um abraço!
Time Estilo 5.0+