 
         
      Você sabia que as nossas escolhas alimentares podem aumentar ou diminuir os sintomas da ansiedade?
Uma combinação inteligente de alimentos pode promover saciedade e reduzir os sintomas de ansiedade.
A ansiedade atinge mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil, o transtorno afeta cerca de 18,6 milhões de indivíduos, conforme dados da Opas (Organização Pan-Americana da Saúde), o que corresponde a 9,3% da população.
Mudanças de hábitos alimentares são um dos pilares do tratamento para o transtorno de ansiedade, junto com o acompanhamento psicológico e, em alguns casos, os medicamentos. “Até mesmo para quem não tem ansiedade, mas está passando por um momento conturbado, a comida pode ser uma grande aliada. Para isso, é preciso saber escolher os alimentos mais adequados” recomenda o Dr. Drauzio Varella.
As Mulheres e a Ansiedade
Em entrevista a Estilo 5.0+, a Nutricionista Laura Contin, especializada em Gastronomia e Negócios em Alimentação com mais de 20 anos de experiência declarou que “o que as mulheres mais trazem de dificuldade em relação a alimentação é a questão emocional”.
E no caso das Mulheres Maduras, podem se somar as responsabilidades com família, rotina de trabalho e ainda os sintomas da menopausa.
Laura juntou a sua experiência com pacientes para criar um Guia de Ansiedade onde ensina como incluir a alimentação correta em uma rotina atribulada, gerando menos ansiedade.
“As Mulheres têm um risco maior de desenvolver a ansiedade do que os homens, por conta da existência de múltiplas atividades e a autocobrança” comenta Laura.
Algumas dicas da nutricionista Laura de como a alimentação pode nos ajudar a evitar a ansiedade:
- Magnésio: base para controlar a ansiedade – O Magnésio se destaca como um mineral essencial para o funcionamento adequado de quase todos os sistemas do corpo humano, com vários estudos que comprovam o seu importante papel na ansiedade. O magnésio não é fabricado pelo nosso corpo: é obtido através da alimentação.
 Segundo Laura, há vários tipos de magnésio. “Aquele que combate a ansiedade é o que está na comida. E atua na função de algumas substâncias no cérebro, nos neurotransmissores, na função do sono, e a reduzir um pouco a adrenalina de final do dia. E ainda tem efeito cumulativo”.
 No Guia da Ansiedade ela utiliza o magnésio como relaxante e acrescenta uma pitada de gastronomia.
 Alimentos com grande concentração de magnésio: grão de bico, arroz integral e feijão preto.
- Grão de bico: “o grão da felicidade” – Complementando a entrevista da Laura, matéria publicada no site do IBRAFE- Instituto Brasileiro de Feijão e Pulses, “outro ponto favorável do grão-de-bico, está relacionado à presença, na sua composição, do triptofano, aminoácido responsável pela produção da serotonina, que é a substância que atua como neurotransmissora, capaz de alterar várias áreas do nosso cérebro, promovendo a sensação de satisfação e bem-estar. Por isso, o grão-de-bico é chamado o grão da felicidade. Alguns estudos demonstram que a leguminosa apresenta o mesmo efeito que o chocolate na produção de serotonina, tendo como vantagem um menor valor calórico”.
Dicas adicionais da nutricionista Laura Contin
Laura afirma que “dar prioridade à alimentação é importantíssimo para qualquer pessoa, especialmente para as mulheres maduras na saúde e na elaboração de receitas saborosas e saudáveis”.
Guia da Ansiedade: Como comprar
Selecionamos alguns vídeos sobre o tema, assista:
Como a alimentação pode reduzir a ansiedade | Estilo 5.0+ – 11:14
Alimentação saudável pode ser aliada no combate à ansiedade- Canal Hoje em Dia- 06:54
Se quiser saber mais sobre Moda e outros temas para as Mulheres 50+ interessadas, conectadas e curiosas:
- Inscreva-se no nosso Canal do Youtube, dê um like e ative o sininho para receber as notificações de novos vídeos!
- Siga nossas páginas nas redes sociais Facebook e Instagram.
- Continue acompanhando o nosso site
Venha participar com a gente da revolução da longevidade, interagindo e sugerindo conteúdos que vocês gostariam de ver em nossos canais!
Um abraço!
Time Estilo 5.0+
Fontes:
https://www.ibrafe.org/noticias/grao-de-bico-o-grao-da-felicidade
https://drauziovarella.uol.com.br/alimentacao/quais-alimentos-podem-ajudar-a-diminuir-a-ansiedade/
https://nav.dasa.com.br/blog/beneficios-do-grao-de-bico
https://exame.com/ciencia/brasil-e-o-pais-mais-ansioso-do-mundo-segundo-a-oms/
 
													
