As mulheres maduras sabem que a vida é uma jornada que merece ser vivida com leveza e sabedoria, mas muitas vezes, esquecemos de cuidar de nós mesmas em favor de outros, parentes, filhos, amigos, colegas de trabalho.
A correria do dia a dia nos leva a negligenciar a importância do descanso e do autocuidado.
Mas, afinal, por que é tão importante permitir-se descansar?
- Renovação da energia: O descanso permite que nosso corpo e mente se recuperem, renovando nossas energias para enfrentar os desafios do dia a dia.
- Melhora da saúde: Dormir bem, praticar atividades relaxantes e ter momentos de lazer contribuem para a prevenção de doenças e o bem-estar geral.
- Aumento da produtividade: Quando estamos descansadas, somos mais produtivas e capazes de tomar decisões mais acertadas.
- Qualidade de vida: Priorizar o descanso significa investir em nossa qualidade de vida, desfrutando mais dos momentos simples e das pessoas que amamos.
Dicas de pequenas pausas na rotina que fazem toda a diferença
Não é preciso esperar por férias ou grandes eventos para descansar. Pequenas pausas ao longo dos dias podem fazer maravilhas para nossa saúde mental e emocional.
- Faça uma pausa com sua bebida preferida: Reserve alguns minutos do seu dia para preparar um chá, um café, um suco, uma taça de vinho ou espumante e apreciar o sabor vagarosamente.
- Leia um livro: Mergulhe em uma boa história e deixe a imaginação te conduzir para outros mundos.
- Ouça música: Coloque seus fones de ouvido, escolha uma playlist relaxante e permita-se sentir a melodia.
- Medite: Dedique alguns minutos para praticar a meditação e conectar-se com seu interior.
- Encontre amigos: para um almoço, um café ou até mesmo uma ligação para um momento de conversas e risadas.
- Passeie na natureza: Entre em contato com a natureza, faça uma caminhada em um parque ou simplesmente observe as plantas e os animais ao seu redor.
Quando a maturidade chega, os neurologistas recomendam passar mais tempo na natureza em contemplação. Olhando para o mar na linha do horizonte por 20 minutos é um poderoso antidepressivo e alivia a nossa mente. Olhar para as árvores, as flores e os pássaros, relaxando seu mundo interior. Dicas preciosas para nossa saúde mental!
Cérebro pandêmico: herança da pandemia
Em matéria publicada na Revista Vida Simples, a autora comenta que “há momentos em que o corpo dá sinais sutis de cansaço e tem horas que ele precisa berrar… “Talvez você também receba alguns sinais de que precisa parar, relaxar e colocar o corpo não para jogo, mas para descanso.”
“Se não for possível ter pausas longas, que você se demore nas pequenas. Desfrute de horinhas ou minutos à toa. Acompanhe o trajeto de uma formiga. Veja o relógio caminhar, sem pressa”.
Na matéria da publicação, o neurocirurgião Marcelo Prudente explica que o que conhecemos como cansaço é, em grande parte, um efeito do chamado estresse crônico. “O estresse é o grande responsável pela produção do hormônio cortisol. E hoje e sabemos que o bombardeio contínuo de cortisol no cérebro leva a uma diminuição crônica de neurotransmissores”.
Segundo ele, “essa condição também está muito ligada ao que tem se chamado de “cérebro pandêmico”, originado durante a pandemia de Covid19 quando fomos submetidos a inúmeras adversidades que fizeram com que mudássemos as nossas rotinas e interferiram no jeito de lidar com as nossas emoções e com o mundo”.
“E como consequência, mais do que um estresse crônico, o cérebro pandêmico é também uma situação que acarreta perda de memória e alterações de comportamento”, declara o neurocirurgião.
“Daí, o descanso ser imprescindível em nossa jornada, pois é uma peça fundamental para manter nosso corpo e nossa mente funcionando em harmonia. Sem o descanso, adoecemos mais”.
Segundo a psicanalista Waleska Silva, “o excesso de trabalho, a exposição ao imediatismo, a autocobrança e a valorização do sacrifício vão nos estressando e gerando cada vez mais angústia”.
“Fazer algo por terceiros em excesso nos cansa e também pesa em nosso físico e no mental”. Ao deixarmos de seguir o movimento do outro, identificamos qual o nosso movimento. E então estaremos prontos para estabelecer limites de acordo com a nossa realidade, com aquilo que damos conta de executar” analisa a psicanalista.
Algumas dicas da matéria para descansar melhor através de exercícios simples:
- Na hora de dormir, deixe o celular no modo silencioso e em outro ambiente que não o quarto de dormir para se desconectar e focar no seu sono.
- Filtre o que realmente é urgente e aprenda a dizer não
- Quando estiver de férias, aproveite o momento com a família, com amigos ou em solidão, desligando-se do que lhe traz preocupação, o que inclui telefonemas, e-mails e redes sociais.
- Respire mais devagar, tome um cafezinho mais demorado, medite, durma mais cedo e dê pequenas pausas ao longo do dia”.
Como diz o autor escocês Gary John Bishop: “A vida não vai parar para suas pausas e procrastinações. Não vai parar por causa de sua confusão ou medo. Ela continuará sem você. Quer você desempenhe um papel ativo ou não, o show continua”.
Permita-se descansar, recarregar as energias e aproveitar cada momento. Afinal, a vida é feita de pequenas alegrias e pausas que são essenciais e dão sentido à nossa jornada!
Menos pressa e mais amor para ver o lado luminoso da vida e fazer cada dia valer a pena!
Tire uma pausa para curtir a música do Lenine:
Lenine | Paciência (Lenine In Cité) – 3:50
Se quiser saber mais sobre esse e outros temas para as Mulheres 50+ interessadas, conectadas e curiosas:
- inscreva-se no nosso Canal do Youtube, dê um like e ative o sininho para receber as notificações de novos vídeos!
- continue acompanhando o nosso site
- siga nossas páginas no Instagram e Facebook.
Um abraço!
Estilo 5.0+
Fontes:
https://idemais.com.br/noticias/a-vida-pede-pausas/
https://vidasimples.co/colunista/tire-um-tempo-para-descansar-e-cuidar-de-si-mesmo/
https://www.pensador.com/a_vida_necessita_de_pausas/