A moda é um ciclo que nunca para de se reinventar. Uma tendência que foi um grande sucesso há décadas pode facilmente retornar aos holofotes do mundo fashion hoje. É o que sempre vemos nas vitrines que nos faz lembrar um filme ou uma celebridade de décadas passadas.
E a moda em cabelos não poderia ser diferente.
A moda é cíclica, e o que era sucesso há 30 ou 40 anos agora retorna repaginado, ideal para mulheres maduras que buscam um corte elegante, autêntico e cheio de atitude.
Cortes de cabelo dos anos 1970, 1980 e 1990 que estão de volta
A década de 70 foi marcada por um espírito livre e natural. Pense em ícones como Cher, Jane Birkin e Farrah Fawcett.
Segundo artigo publicado na Revista Vogue, “os cortes de cabelo dos anos 1970 eram tudo menos discretos; período dos cabelos volumosos em camadas. Se o cabelo fosse longo, era extra longo. Se fosse um Chanel, eram ondas pronunciadas. E se fosse um corte cacheado em camadas, parecia natural”
Você se lembra da atriz Farrah Fawcett, em As Panteras? Com aquele corte em camadas, voltado para fora. Cher já defendia cabelos lisos ultralongos ou cachos mais ousados. E Jane Birkin (filme Je t’aime moi non plus), arrasou com o corte midi perfeito com franja.


Sabrina Carpenter, Cher, Farrah Fawcett
Consulte o seu cabeleireiro
Antes de mudar radicalmente, consulte o seu cabeleireiro para avaliar qual corte será melhor adaptado ao seu estilo e formato de rosto.
O cabeleireiro Philip Fohlin tem algumas recomendações. “Quando se trata de cabelo, é sempre melhor se perguntar: ‘O que pode ser feito para o meu tipo de cabelo?'”, disse Fohlin à Vogue Escandinávia. “Nem todo estilo é adequado para todos os tipos de cabelo.” Depois de acertar isso com seu cabeleireiro de confiança, você pode começar a experimentar.
Farrah Fawcett: tinha um estilo de cabelo com “camadas bem marcadas viradas para fora, que davam movimento e, acima de tudo, muita personalidade”.
O cabeleireiro Guido Palau, colaborador da Vogue, explicou como obter um efeito semelhante: “Use um secador de cabelo e passe uma escova redonda por baixo, depois dividir a franja para conseguir aquele visual dos anos 70”, diz ele.
“Quando a franja é mais curta no meio e vai alongando nas laterais, você se transforma imediatamente em uma garota sexy e descolada dos anos 70.” Se você quiser seguir o caminho clássico, ele recomenda modelar esse corte com bobes, como faziam as avós, e depois escovar o cabelo para dar volume.
Cher: ela passou por muitas transformações capilares ao longo dos anos, mas sempre nos lembraremos dela por aquele corte liso e elegante que ela arrasou nos anos 1970.
“O complemento perfeito para todos aqueles looks com recortes que ela usava? Cabelos longos e escuros, perfeitamente lisos e com corte reto”.
E é como nos lembramos da Cher: com cabelos extra lisos. Mas “ela teve um período nos anos 80 em que abraçou cachos e volume extremo. Na era do permanente, toda mulher que não nasceu com cabelos naturalmente cacheados se dedicava a passar horas no salão para alcançar esse resultado. Cher foi uma das maiores defensoras, nos dando este visual inesquecível”.
Para quem ama os curtinhos, eles estão de volta:
Os cabelos curtos, por serem práticos, modernos, sem perder o charme e a feminilidade, estão cada vez mais conquistando espaço entre as mulheres de todas as idades. E em especial, entre as mulheres maduras.
Quem não se lembra da rainha das comédias, Meg Ryan, com um corte que definiu sua carreira: o bob. Meg Ryan o reinventou inúmeras vezes: cacheado, texturizado, na altura do queixo ou “bixie”.
De acordo com a publicação Daily Search Trends, a newsletter do Google Trends, as buscas por “bixie cut” (corte bixie) atingiram o ponto mais alto de todos os tempos nos Estados Unidos.
Diferença entre o corte Pixie cut e Bixie cut:
O Pixie cut é um corte muito curto e raspado, enquanto o Bixie cut é um corte híbrido que combina a leveza do Pixie com um pouco mais de comprimento e volume.
Corte de cabelo Bixie Cut:
“O bixie costuma ter a parte de trás mais curta, às vezes até batidinha na nuca, enquanto as laterais ganham camadas que vão até as maçãs do rosto ou um pouco abaixo. O topo da cabeça concentra mais volume, um detalhe pensado para valorizar diferentes formatos de rosto”.
“A franja quase sempre entra como complemento perfeito e pode aparecer em várias versões, das mais básicas às mais ousadas.

Halle Berry e Meg Ryan (Getty Images)
Veja as dicas dos principais estilos de bixie cut que estão em alta em 2025/2026, segundo a Steal The Look, site de tendências em moda e beleza:
Estilo Bixie cut com franja baby bang
“Para um visual com um toque vintage, a franja baby bang dá um ar refinado e ousado aos cortes curtinhos”.

Zoë Kravitz. (Getty Images)
Estilo Bixie shaggy
“Ainda mais desfiado e descolado, o bixie shaggy garante essa textura mais desarrumada que transforma completamente o visual. Diferentes camadas e comprimentos, trazendo volume e personalidade”.

Rowan Blanchard (Reprodução/Getty Images)
Estilo Bixie Com franja lateral
“Ao contrário do visual despojado do bixie shaggy, esse corte aposta em um acabamento mais clássico e elegante. Com inspiração nos anos 1950, o estilo ganha um charme extra com a franja lateral modelada, digna de um Oscar”.

Florence Pugh (Reprodução/Getty Images)
Estilo Messy bixie
“Bem parecido com o shaggy cut, o Messy bixie tem a proposta de um visual mais desarrumado, com camadas bem desfiadas que criam volume e movimento. Ele funciona super bem em todos os tipos de fios, dos lisos aos enrolados”.

Taylor Hill
Estilo Bixie com Franja longa e desfiada
“A franja longa e desfiada deixa o bixie cut ainda mais cool. Por não ser reta e marcada, a franja se mistura com naturalidade ao restante do cabelo”.

Yaqian Lan
Estilo Curly bixie cut
“Para quem tem fios cacheados ou crespos, o Curly bixie é a prova de que esse corte funciona tão bem quanto em cabelos lisos e ondulados. Ele destaca a textura natural, traz leveza para o visual e pode ser estilizado de diferentes formas”.

Katrisha Rose
Estilo French Bixie
“O french bixie é o estilo de corte à la francesa. O comprimento é mais curtinho, com uma franja levemente jogada de lado e pontas viradas para fora, criando um visual descontraído”.

Gwyneth Paltrow
Estilo Franja Reta
Franja reta para complementar o repicado.

@Hirohair
Escolha o seu novo corte de cabelo e arrase! Permita-se iluminar o seu visual e resgatar o brilho da estrela que há em você!
Se quiser saber mais esse e outros temas para as Mulheres 50+ interessadas, conectadas e curiosas:
- inscreva-se no nosso Canal do Youtube, dê um like e ative o sininho para receber as notificações de novos vídeos!
- continue acompanhando o nosso site
- siga nossas páginas no Instagram e Facebook.
Venha participar com a gente da revolução da longevidade, interagindo e sugerindo conteúdos que vocês gostariam de ver em nossos canais!
Um abraço!
Estilo 5.0+
Fontes:
https://stealthelook.com.br/bixie-cut-8-estilos-de-corte-de-cabelo-que-estao-na-moda-em-2025/
https://www.instagram.com/p/DIeRNTeuwHY/
Vídeos
Cortes de cabelo curto para senhoras +50 anos – Viver Bela Oficial – 06:23
Vogue Brasil – 00:43
Ver essa foto no Instagram
Essas tendências de corte de cabelo vão dominar o verão 2025/2026! Madame Estilo – 16:12