Cafezinho é bom demais. Melhor coado ou expresso?

Cafezinho é bom demais. Melhor coado ou expresso?

O aroma do café é delicioso e nos traz uma sensação de aconchego e segurança. E depois de saboreado, um novo pique para continuar a nossa jornada.

Para muita gente, a melhor forma de começar o dia é tomando um cafezinho. Há diversos tipos de preparo, o que muda tanto o sabor quanto a quantidade de cafeína. De forma geral, o café coado, o instantâneo e expresso são os mais comuns na rotina dos brasileiros. Mas será que existe um tipo mais saudável?

Qual será o melhor café para nossa saúde? Coado ou expresso?

Segundo artigo publicado no jornal The New York Times recentemente e duplicado na nossa impressa local, “o amado café dos brasileiros pode ser ainda mais saudável quando preparado com um filtro de papel”.

A descoberta é de pesquisadores noruegueses que reuniram dados de saúde de 508.747 homens e mulheres de 20 a 79 anos. Eles os acompanharam por uma média de 20 anos, e os participantes relataram o tipo e a quantidade de café que bebiam – filtrado em papel ou fabricado usando métodos não filtrados, como prensa francesa ou expresso.

De acordo com a matéria, comparado com o café não filtrado, o café filtrado foi associado a um menor risco de morte por doença cardiovascular, doença cardíaca isquêmica ou acidente vascular cerebral. A mortalidade mais baixa foi entre aqueles que bebiam de uma a quatro xícaras por dia. O estudo, publicado no periódico médico European Journal of Preventive Cardiology, levou em conta diversos fatores de risco cardiovascular.

O café não filtrado contém concentrações muito mais altas de fitoquímicos, que aumentam o colesterol, do que o café filtrado, o que pode explicar parte do efeito.

Aage Tverdal, pesquisador sênior do Departamento de Saúde Pública da Noruega e principal autor do estudo, disse que o efeito na saúde cardiovascular é modesto em comparação com o exercício ou o controle de peso, mas ainda significativo.

“Seja qual for o tipo de café que você beba, aproveite. Se for conveniente, beba café filtrado, especialmente se você tiver colesterol alto – aconselhou o especialista”.

Diferentes tipos de café trazem benefícios

Uma pesquisa feita pelo Instituto Axxus sobre o consumo do café no Brasil mostra que 30% dos brasileiros tomam 6 xícaras ou mais de café diariamente. Quase metade dos entrevistados (45%) informou consumir um pouco menos — de 3 a 5 xícaras todos os dias. O café é bebido principalmente ao acordar, durante a manhã e depois do almoço, informaram os voluntários que participaram do levantamento feito em 2021.

Vários estudos já demonstraram os benefícios que o café pode trazer de acordo com a quantidade de xícaras ingeridas por dia.

  • Uma xícara de café, por exemplo, já é o suficiente para aumentar o estado de alerta do corpo e também contribui para o bom funcionamento do intestino.
  • Duas xícaras auxiliam no desempenho do exercício, melhorando a resistência e a velocidade. Seu efeito estimulante sobre o sistema nervoso reduz a fadiga e a percepção de esforço. Beber duas xícaras de café por dia também pode diminuir o risco de insuficiência cardíaca, condição caracterizada pela dificuldade de o coração bombear sangue de forma eficiente pelo corpo.
  • Três xícaras de café moído diariamente reduz o risco de derrame em 21%, em comparação com aqueles que não tomam a bebida, segundo uma pesquisa publicada em janeiro 2024 no European Journal of Preventive Cardiology, envolvendo quase meio milhão de britânicos. Acredita-se que os antioxidantes e outros compostos nos grãos sejam fundamentais, protegendo contra danos nas artérias, o que pode levar a problemas cardíacos e derrames.
  • Cinco xícaras de café por dia – Um estudo com mais de um milhão de pessoas pelo Instituto Karolinska, na Suécia, descobriu que aqueles que bebiam cinco xícaras por dia tinham um risco 29% menor de diabetes tipo 2, em comparação com os não bebedores. O ácido cafeico e os ácidos clorogênicos são dois compostos do grão de café que podem ajudar a prevenir os depósitos de uma proteína, o polipeptídeo amilóide, que pode se acumular no pâncreas e destruir as células que produzem insulina. O café descafeinado pode ter o mesmo efeito protetor, sugeriu o estudo.
  • Altas doses de café diário – Dados do estudo Health Physicians Follow-Up, publicado pela Universidade de Boston, altas doses de café por dia estão ligadas ao menor risco de ter gota. Nos homens, a chance de desenvolver a doença ao longo de 12 anos foi 59% menor para aqueles que bebiam seis ou mais xícaras por dia em comparação com os homens que não bebiam. O risco foi 40% menor para os homens que bebiam de quatro a cinco xícaras por dia.

 Café moído na hora tem mais nutrientes

O café contém pequenas quantidades de vitaminas, minerais e antioxidantes, e as poucas diferenças nutricionais entre os tipos variam de acordo com a qualidade do grão, a forma como foi plantado, o solo, o clima e como foi realizada a extração, além de quando foi moído.

Em matéria publicada pelo site VivaBem, os especialistas consultados informaram que quando o café é feito com os grãos moídos na hora, ele terá uma qualidade nutricional maior. O coado pode ter mais nutrientes devido ao tempo de preparo e maior contato com o grão.

Entre os mais consumidos, o instantâneo pode ser classificado como menos saudável, por ter menos nutrientes e ser mais processado, apesar de ser mais prático.

De forma geral, em quantidades adequadas, todos podem ser ingeridos e promover benefícios, já que os nutrientes são semelhantes.

Quantidade de cafeína

É importante se atentar para a quantidade de cafeína da bebida escolhida. Isso é um fator que determina qual tipo de café é mais saudável e a quantidade indicada por dia.

O expresso tem mais cafeína do que o café coado e é mais concentrado.

Quanto mais torrado o grão, mais cafeína a bebida tem.

Que tal um cafezinho para uma merecida pausa?

Aproveite e assista alguns vídeos sobre café coado e expresso por especialistas.

Qual é o tipo de café que tem mais cafeína? Coado ou expresso?| Dra. Ana Escobar- 0:35                      

Entenda a diferença entre o café coado e o expresso. Será que tem um melhor? |Pirados por café – 05:13 

Se quiser saber mais sobre esse e outros temas para as Mulheres 50+ interessadas, conectadas e curiosas:

  • inscreva-se no nosso Canal do Youtube, dê um like e ative o sininho para receber as notificações de novos vídeos!
  • continue acompanhando o nosso site
  • siga nossas páginas no Instagram e Facebook.

Venha participar com a gente da revolução da longevidade, interagindo e sugerindo conteúdos que vocês gostariam de ver em nossos canais!

Um abraço!

Time Estilo 5.0+

 Fontes:

https://oglobo.globo.com/saude/bem-estar/noticia/2024/03/16/cafe-expresso-ou-coado-a-ciencia-diz-qual-e-o-mais-saudavel.ghtml

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2023/09/30/cafe-coado-instantaneo-ou-espresso-qual-e-o-mais-saudavel-e-quanto-tomar.htm

 

 

Cintia Yamamoto Ruggiero

Sou apaixonada pelo tema Longevidade, curiosa e inquieta! Quero participar ativamente da revolução da longevidade e colocar o aprendizado profissional de mais de 30 anos e a experiência nas áreas de Negócios e Marketing para trazer conteúdos, produtos e serviços para as Mulheres 50+, conectadas, curiosas e interessadas!