Empreendedorismo feminino das 50+, com confiança!

Empreendedorismo Feminino 50+

“É empolgante e desafiador quando uma pessoa 50+ decide ressignificar a vida com algo diferente, como empreender por exemplo. Um desejo ou até mesmo uma necessidade que pode trazer dúvidas, ansiedade, noites de insônia e medo. As mulheres, em particular, são as que, normalmente, mais têm vivenciado esses transtornos. ”

Análise de Angélica Samarco, psicóloga clínica há 26 anos, que utiliza métodos que combinam várias abordagens, como o Coaching Holístico, Constelação Familiar, Análise Transacional, Gestalt Terapia e Psicossomática.

Angélica comenta também sobre a importância das habilidades comportamentais ou “Soft Skills”, como são chamadas no meio empresarial, para reflexão das 50+ que estão empreendendo ou pensando em empreender.

Baby boomers “Aging with power” estão revolucionando o conceito de envelhecer

A geração de mulheres baby boomers, nascidas entre 1945 e 1964, que têm entre 57 e 76 anos, representa mais de 17,4 milhões no Brasil, segundo dados do IBGE e, na pesquisa Beleza Pura, realizada pela Hype 50+ em parceria com o Instituto Clarice Herzog.

As baby boomers dizem viver hoje um momento de conquista de liberdade, procura por autoconhecimento, resgate da autoestima e dos sonhos. Elas namoram, estudam, compartilham planos e buscam novas fontes de renda.

Sempre lutaram pelo que queriam. E ainda lutam. São essas mulheres que trazem um novo olhar para o envelhecer e para a longevidade feminina. Aging with power.

“Não somos e nem queremos ser as mesmas mulheres de 20, 30, 40 anos atrás. Nós trilhamos um longo caminho até aqui e não temos vergonha de termos envelhecido – temos orgulho. O que não temos mesmo é tempo a perder, por isso queremos aproveitar o máximo que conseguimos”, compartilha Bete Marin, idealizadora do movimento Beleza Pura.

Autoconhecimento e desenvolvimento da autoestima.

Segundo Angélica, o processo de autoconhecimento e desenvolvimento da autoestima, são fatores fundamentais para que a pessoa encontre a harmonia entre o querer, poder e realizar. Angélica avalia a compreensão das 3 fases fundamentais da vida:

  • Infantil – apegado à família e aos valores, anseios e projetos de nossos pais e tutores.
  • Individualização – através das relações e interações sociais, viabilizamos evoluir para uma nova etapa, com projetos e sonhos próprios como por exemplo constituir uma família, moradia, carreira, empresa, etc.
  • Família e trabalho – na construção da unidade familiar e da evolução no trabalho do indivíduo que agrega novos aprendizados de comportamento, ferramentas, construção de patrimônio, fortalecimento da independência. No entanto, grande parte das mulheres 50+ buscou constituir uma família em detrimento do trabalho.

No entanto, grande parte das mulheres 50+ buscou constituir uma família em detrimento do trabalho.

Ainda segundo a Pesquisa Beleza Pura 2019, as mulheres 50+ precisam lidar com as mudanças no corpo físico; o corpo dói; dificuldade em se adaptar às evoluções tecnológicas; exclusão no mercado do trabalho e insegurança financeira; solidão (quando existe a separação e saída dos filhos); e a sensação de invisibilidade social.

Quando falamos de Empreendedorismo Feminino, segundo a Aladas, a maior parte destas mulheres têm mais dificuldade de conseguir investimentos para os projetos, de lidar com os erros, de navegar neste ambiente dominantemente masculino e ainda colocam um nível de exigência sobre si mesmas, no qual nunca se sentem suficientemente preparadas para os desafios.

Angélica explica que nós, os 50+, consciente ou inconscientemente, nos deparamos com uma nova etapa.

E nos perguntamos: quais oportunidades de novas possibilidades? Empreender aos 50+, vale a indagação e o mergulho para dentro de si e perguntar:

  • Para quê? É uma busca de desvendar-se? De possibilitar-se? Experimentar facetas? Novos saberes?
  • Ou, se está simplesmente seguindo um padrão antigo de crenças, de “eu devo ainda…”, “eu tinha que”… “eu devia ter sido capaz”…   “Ter estudado” ….  ”ter trabalhado”.
  • É um provar “algo” para alguém ou para si mesmo? É uma necessidade financeira?

“É com esse exercício interno, reavaliando as crenças e valores, objetivando “esse desejo”, que se fortalece a possibilidade de encontrar os próprios recursos, tais como, potenciais, formação, habilidades, experiências, uma determinada visão, com quem contar, até mesmo, quais caminhos percorrer.

Tudo isso, permitirá atuar no mercado com confiança e segurança.  Com certeza, a sensação de ser produtiva e compensada é um belo estado de ”estar na vida””, complementa Angélica.

Se o Empreendedorismo exige habilidades historicamente masculinas como coragem, resolução de problemas, lidar com tentativas e erros, precisa também de habilidades caracteristicamente femininas como empatia, acolhimento, conciliação e flexibilidade.

A boa notícia é que todas as questões abordadas neste Post podem ser trabalhadas: As mudanças do corpo com a evolução da medicina e o apoio de médicos especialistas. As aptidões e competências técnicas, através de cursos, leituras, treinamentos e conversas com outros profissionais. As habilidades comportamentais com leituras, cursos, e o apoio de profissionais qualificados.

Portanto, prepare-se e vá atrás dos seus projetos e sonhos!

Desejamos que você viva a longevidade plena, feliz e realizada!

Indicamos aqui algumas empresas que podem auxiliar em vários aspectos do empreendedorismo feminino:

Maturi – plataforma focada no público 50+ com temas sobre empreendedorismo, desenvolvimento pessoal, capacitação profissional, networking e oportunidades de trabalho. www.maturi.com.br e @soumaturi no Instagram.

Aladas – empresa que apoia e capacita mulheres que querem empreender. www.aladas.com.br e  @somos_aladas no Instagram.

Sebrae – possui conteúdos específicos para mulheres empreendedoras. https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/Busca?q=mulher%20empreendedora

Quer saber mais sobre Bem-estar? Continue navegando em nosso site e siga nossas páginas nas redes sociais Instagram, Facebook e o canal no YouTube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.