A prática de exercícios físicos em qualquer idade é muito importante, mas na maturidade ela se torna mandatória para uma qualidade de vida saudável e feliz.
Para sabermos mais sobre esse tema, a fundadora da Estilo 5.0+, convidou Glycon Rio Branco, Profissional de educação física, proprietário da Glycon Sports, Personal Trainer, Preparador Físico e Coach Esportivo.
Glycon é Graduado em Educação Física e Especialista em reabilitação física
Várias vezes campeão beach tennis em torneios nacionais.
Importância da atividade física na maturidade
A atividade física é importante em todas as idades, alerta Glycon, mas na maturidade, com o desgaste que o corpo sofre ao longo tempo, ela se torna fundamental para que a gente possa ter qualidade de vida.
Nós somos um complexo de sistemas, explica Glycon: sistema cardíaco, respiratório, vascular, digestivo. Dar qualidade para esses sistemas que estão ligados a vários órgãos significa que teremos uma qualidade de vida melhor.
A maior importância da atividade física é exatamente fazer com que o corpo se mantenha ativo porque ele não foi feito para ficar parado.
Na opinião de Glycon, a vida está relacionada a um fator tempo que não temos controle, mas o que ele afirma é que a atividade física dá mais qualidade de vida ao tempo que nós passamos por essa vida aqui.
Mesmo pessoas que tenham algum tipo de restrição podem desenvolver uma atividade física. Hoje a ciência e a medicina estão totalmente convencidos dos seus benefícios. Claro que com a devida orientação médica, dentro de uma programação de um profissional de atividade física e adequando a melhor atividade de acordo com a condição da pessoa.
Sem dúvida, é fundamental fazer atividade física. Seja ela qual for. Cada um tem a sua performance, a sua preferência, dentro daquilo que gosta de fazer, mas sem dúvida tem que fazer atividade física.
Exercício físico é fundamental para a longevidade esportiva
Glycon explica que a prática de um esporte e o exercício físico são complementares.
Independentemente do esporte que a pessoa comece a praticar, como futebol, dança, o que gostar. É fundamental que faça o fortalecimento, como pilates, musculação, natação, fortalecimento articular como suporte físico dentro do esporte que a pessoa pratica.
Cabe ao profissional de Educação Física entender as necessidades dessa pessoa para o bom desempenho do esporte que ela pratica, e ter uma manutenção e longevidade nessa atividade. Glycon ainda complementa se a pessoa se encontra bem, pode desempenhar melhor o esporte. Mas o exercício é fundamental para dar mais segurança.
Existem atividades mais específicas para as pessoas na maturidade?
Não há limitação para nada desde que a pessoa esteja disposta a fazer. Claro, deve ter a sensibilidade de entender a intensidade de cada coisa que vamos fazer hoje mediante essa maturidade, comenta Glycon.
Não dá para a pessoa ter a mesma hiperextensão de joelho como tinha há 20, 30 anos. As pessoas têm quer ser estimuladas a fazer cada vez mais essas atividades.
Hoje as ideias das academias mudaram bastante. No passado, as academias eram muito restritivas para os mais velhos. Aulas de aeróbica, musculação. As pessoas mais maduras não se identificavam com nada que não tivesse a ver com o perfil delas. Hoje as academias têm uma quantidade de aparelhos, que possibilita que uma pessoa de 80, 90 anos possa usar uma esteira ou um aparelho. Estão mais fáceis e permite para qualquer pessoa usar um aparelho. A estrutura de pessoas nas academias também ajuda quem deseja praticar. Hoje a academia é inclusiva para todas as idades. A academia entendeu que fazer uma esteira pode ser bom para a pessoa. Isso não existia lá atrás. Pessoas com 60, 70, 80 anos hoje podem frequentar uma academia tranquilamente.
Como iniciar uma atividade física
É fundamental ter a orientação correta. Começar com uma avaliação médica para saber em que estado de saúde se encontra. E depois passar por um profissional de educação física para montar um programa adequado sugere Glycon.
Ele comenta que é muito comum ver pessoas muito acima do peso, correndo. Ao longo do tempo, ela vai se machucar ou ter uma lesão.
É muito importante começar com a orientação correta para ter a continuidade sem se machucar. Não adianta começar, se machucar e depois ter que parar, recomenda Glycon. A recuperação pode ser lenta e isso é complicado, não somente na maturidade.
Glycon trabalha com atletas de alto rendimento. São jovens que estão se desagastando porque vai no máximo do rendimento o tempo todo. E também não são uma referência de qualidade de vida.
Mas, uma pessoa madura, acima de 50 anos, tem esses anos de desgaste físico e, por essa razão, quando acontece uma lesão que impeça a continuidade da atividade física, a recuperação tende a ser mais lenta pelo próprio desgaste natural.
Sempre é tempo de começar uma atividade física. Independe da idade
O que era maturidade antigamente? 50 anos? 60 anos? Maturidade era o avô, com aquela carinha de envelhecido. E como é hoje? Hoje mudou. Esse é o benefício da atividade física, não só ela, mas todas essas ciências esportivas trabalhando para o bem-estar do indivíduo. A nutricionista, o pilates, outras atividades que todas elas agrupadas facilitaram muito esse bem-estar e a qualidade de vida. As pessoas conseguem ter isso de uma forma mais tranquila, comenta Glycon.
É muito fácil ficar nas desculpas. A pessoa fica ali se desculpando, negando o que vai fazer bem. Isso é fácil para todo mundo. Mas buscar uma solução, buscar algo que vai fazer bem, ter atitude na mudança é o que fará bem na vida da pessoa. A medida que a idade avança, é natural que o o corpo queira um descanso maior, mas cabe a nós não deixar que essa zona de conforto faça parte da vida. “Tira o pandeiro do sofá e vamos nos movimentar” recomenda Glycon.
“Não deixe para as pessoas decidirem o que você tem que decidir. Tenho sempre isso muito forte na minha cabeça e passo para os meus atletas. O que for da sua vida é você que tem que tomar a decisão. Não espere que as pessoas tomem a decisão por você. Tome você a decisão pela sua vida e não espere que alguém decida por você.
É fundamental isso. Tudo que for importante para você, decisivo para você, tome você a decisão. E não ficar esperando que alguém faça isso para você. Seja em que idade for. As pessoas não podem decidir por você o que vai te beneficiar. O que for da sua vida, decida você.
Mude, faça um outro caminho, faça realmente o que vai te fazer feliz. Especialmente quando estamos falando do nosso corpo e da nossa saúde. Tem que começar!” Essa é a mensagem final do Preparador Físico e Coach Esportivo, Prof. Glycon Rio Branco.
Contato do Glycon: Instagram @glyconriobranco.
Assista o bate papo integral da Fundadora da Estilo 5.0+, Cintia Yamamoto, com o Glycon Rio Branco. Acesse:
Se quiser saber mais sobre Bem-Estar e outros temas para as Mulheres 50+ interessadas, conectadas e curiosas:
- inscreva-se no nosso Canal do Youtube, dê um like e ative o sininho para receber as notificações de novos vídeos!
- continue acompanhando o nosso site
- siga nossas páginas no Instagram e Facebook.
Um abraço!
Time Estilo 5.0+