Maturidade e o Setênio da Sabedoria – Vamos conhecer?

Maturidade e o Setênio da Sabedoria segundo a Antroposofia

Com as frequentes discussões sobre envelhecimento e maturidade, as pessoas passaram a buscar mais informações sobre esse período da vida tão interessante. Um dos temas que tem aparecido com mais frequência é sobre os Setênios, uma teoria que integra a Antroposofia, filosofia criada por Rudolff Steiner, também fundador da Pedagogia Waldorf, da agricultura biodinâmica e da medicina antroposófica.

E qual é a Teoria dos Setênios?

Segundo Rudolf Steiner, a teoria dos Setênios foi criada a partir da observação dos ritmos da natureza e sua influência no sentido da vida.

Segundo a teoria dos Setênios, a vida é dividida em fases de sete anos, onde podemos compreender com mais facilidade a condição cíclica da vida humana. Em cada uma das fases somamos mais conhecimentos para nossas vidas e buscamos novos desafios.

Os ciclos da vida segundo a Teoria dos Setênios

  • Os Setênios do corpo – Os três primeiros ciclos da vida, dos 0 aos 21 anos, são denominados setênios do corpo. Este é o período em que há o amadurecimento físico do corpo e a formação da personalidade.
  • Os Setênios da alma – Os três ciclos posteriores, dos 21 até os 42 anos de idade, são chamados de setênios da alma. É neste período em que superamos as experiências básicas vividas. Nele nos inserimos na sociedade e fazemos escolhas como em que área vamos trabalhar, se vamos formar matrimônio, se vamos conviver mais ou menos com nossa família.
  • Setênios da Maturidade – Apenas após os 42 anos chegamos aos setênios da maturidade. Eles só acontecem quando estamos preparados para a imersão na vida com profundidade, maturidade e espiritualidade.

Vamos entender como a Antroposofia valoriza os setênios da maturidade; desafios e oportunidades para nós, 50+:

49 a 56 anos – Fase da Sabedoria – Ouvindo o mundo

Este é o 8º Setênio, nele há o desenvolvimento do espírito. Este é um Setênio positivo, é quando você percebe que as forças energéticas voltam a ficar centradas na região central do corpo. O sentimento da ética, do bem-estar, da moral, e das questões universais e humanísticas também se mostram em maior evidência.

Nesta fase da vida se está mais consciente a respeito do mundo e também sobre nós mesmos.

Nessa fase, a sabedoria proporciona maior harmonia interna para aqueles que vieram, desde os últimos setênios, cultivando seu autodesenvolvimento. Não há mais necessidade de reagir a tudo o que vêm de fora e sim de agir decidindo onde colocar energia. Abre-se espaço para ouvir, silenciar e escolher o que responder, por que razão e para quê. Quando chegam as demandas externas, há um questionamento interno que diz:

“Preciso mesmo? Tenho condições de atender tais solicitações ou elas vão exigir demais de mim?”

É sábio escutar o outro e a si. Ouvir a voz interna é um ato de autocuidado, para que se possa estar inteiro, de corpo e alma, onde se propõe estar. Não é mais hora de forçar as coisas, por isso, nesse período, ouvir os próprios sentimentos e o que o corpo diz fica mais intenso e necessário.

É uma medida de saúde, bem-estar e vitalidade equilibrar a vida organizando a rotina de forma consciente e rítmica, de modo que se tenha tempo de qualidade para dormir, comer, trabalhar, descansar e cultivar o lazer.

Parece algo óbvio, mas com as pressões de prazos e entregas constantes, nós nos desconectamos do nosso tempo interno. E tal desconexão nos traz maior propensão ao estresse e ao adoecimento. Sendo assim, cultivar a cadência é uma forma de preservar a saúde física, mental, emocional e espiritual.

O fim do 8º setênio marca uma passagem para a aceitação de outro patamar da maturidade, que pode ser ainda mais rico. Vivencia-se também uma crise voltada ao cumprimento da jornada através do questionamento interno: “eu estou cumprindo minha missão?”.

57 anos em diante – Fase da abnegação e da sabedoria

Segundo a Antroposofia, a partir do 56º ano de vida deve acontecer uma mudança nas pessoas e na forma como se relacionam com o mundo. Esta fase evidencia uma volta para dentro de si próprio.

Neste Setênio é importante estimular a memória e a mudança de hábitos. Isso porque o período que se aproxima da aposentadoria pode se mostrar como algo limitador, principalmente para quem sempre focou a vida no status profissional e que agora acredita que não terá outra forma de se auto realizar.

Oportunidade para novos caminhos, para o contínuo aprendizado.

Viver a maturidade se trata de deixar o corpo saudável, a mente clara, cultivar relacionamentos afetivos mais verdadeiros e desfrutar de pequenos prazeres no dia a dia. Mais tempo para apreciar a vida!

E como diz a música: “a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo”.

Se você quiser conhecer mais sobre a Antroposofia acesse: http://institutorudolfsteiner.org.br/antroposofia/

Se quiser saber mais sobre esse e outros temas para as Mulheres 50+ interessadas, conectadas e curiosas:

  • inscreva-se no nosso Canal Youtube https://www.youtube.com/c/Estilo5ponto0mais, dê um like e ative o sininho para receber as notificações de novos vídeos
  • siga nossas páginas no Instagram @estilo5ponto0mais e Facebook.
  • continue acessando o site https://estilo5ponto0mais.com.br/

Venha participar com a gente da revolução da longevidade, interagindo e sugerindo conteúdos que vocês gostariam de ver em nossos canais!

Um abraço!

Time Estilo 5.0+

Fontes:

https://blog.waldorfonline.com.br/2020/11/05/os-ciclos-da-vida-conheca-a-teoria-dos-setenios/

http://www.lotustalentos.com.br/2020/02/01/fase-da-sabedoria-8o-setenio-49-56-anos/#:~:text=8%C2%BA%20set%C3%AAnio%20(49%2D56%20anos),-1%20de%20fevereiro&text=Chegamos%20%C3%A0%20fase%20da%20sabedoria,%C3%BAltimos%20set%C3%AAnios%2C%20cultivando%20seu%20autodesenvolvimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *