Mãe pra gente aqui na Estilo 5.0+ significa muitas coisas boas: amor incondicional, dedicação, força, sabedoria, inspiração, ternura, proteção e por aí vai…
O Dia das Mães nos países em que é celebrado é uma data comemorativa que homenageia anualmente a figura familiar materna, ou a maternidade mas ela pode ter surgido por razões diferentes.
A gente, aqui na Estilo 5.0+ pesquisou pra você qual a origem desta data que celebra a mulher que deu à luz, que cria ou criou um ou mais filhos e como ela é comemorada em diferentes locais do planeta.
Qual foi a origem do Dia das Mães
Oficialmente, a comemoração do Dia das Mães foi instituída nos Estados Unidos no século XX.
A metodista Anna Jarvis criou em maio de 1907, um memorial em homenagem à sua mãe Ann Jarvis.
Ann Javis foi voluntária e ativista social que se dedicou a ensinar cuidados básicos de saúde para famílias com o objetivo de prevenir doenças contra a mortalidade infantil no local onde morava.
Ela também ajudou soldados feridos na Guerra Civil Americana, mas acabou falecendo antes de conseguir realizar seus planos para criar uma data em homenagem as mães que sofreram pelas perdas de seus filhos.
Com a movimentação de Anna Jarvis, em 1910 o Governador da Virginia Ocidental determinou a oficialização do Dia das Mães no estado e em 1914, o Congresso Americano aprovou e instituiu o segundo domingo de maio como data oficial para comemoração do Dia das Mães no país.
Como é a celebração do Dia das Mães ao redor do mundo
No Brasil
O primeiro registro de comemoração do Dia das Mães foi em 1918 em Porto Alegre, mas a data que seria celebrada no país inteiro no segundo domingo do mês de maio, foi oficializada em 1932 pelo presidente Getúlio Vargas, a pedido das feministas da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino, que também queriam valorizar a importância das mulheres na sociedade.
A comemoração do Dia das Mães atualmente é considerada uma das datas mais importantes do Varejo.
Bolívia – Mães guerreiras
Na Bolívia, o Dia das Mães é celebrado em 27 de maio, data que comemora a Batalha de La Coronilla. No combate, que ocorreu em 1812 durante a guerra pela independência do país, Manuela Gandarillas liderou um grupo de mulheres em uma luta contra o Exército espanhol, onde atualmente fica a cidade de Cochabamba.
Coréia do Sul – Sem distinção
Na Coreia do Sul, o Dia das Mães é comemorado junto com o Dia dos Pais, em 8 de maio. Antigamente, a data celebrava apenas a maternidade. Os pais passaram a ser homenageados posteriormente, para não ficarem excluídos das comemorações.
Etiópia – Fim da chuva
O Dia das Mães é comemorado junto com o fim da estação chuvosa na Etiópia, em uma data variável entre outubro e novembro. Chamada de “Antrosht”, a celebração dura de dois a três dias e é iniciada com decoração nas casas. Uma grande refeição é preparada e depois disso todas as mulheres dançam em homenagem às famílias.
França – Incentivo à gravidez
Na França, a homenagem às mães foi feita pela primeira vez no início do século XX, quando mulheres com muitos filhos receberam um prêmio do governo porque as baixas taxas de natalidade eram preocupantes. A comemoração atualmente ocorre no último domingo de maio.
Grécia
Alguns historiadores consideram que a celebração do Dia das Mães já acontecia deste a antiguidade. Na Grécia antiga, a comemoração era mitológica. A entrada da primavera era festejada em honra de Rhea, deusa da fertilidade e da maternidade, esposa de Cronos e a Mãe de todos os Deuses.
Indonésia – Lembrança política
Na Indonésia, o Dia das Mães é celebrado em 22 de dezembro, data que marca o aniversário de abertura do primeiro Congresso Feminino Indonésio, realizado em 1928. O congresso reuniu 30 organizações feministas e tinha como objetivo melhorar as condições das mulheres no país.
Irã – Homenagem à filha de Maomé
No Irã, o Dia das Mães é comemorado na data do aniversário de Fatimah, filha do profeta Maomé. A data foi instituída após a Revolução Iraniana, e é usada para promover o conceito tradicional da família.
Japão
O Dia das Mães no Japão é celebrado no segundo domingo do mês de maio, como no Brasil. Apesar da data ser ocidental, desde 1949 e depois do fim da segunda guerra, a data foi alinhada aos costumes americanos.
Na data, as mães japonesas são presenteadas com um buquê de cravos, para representar a pureza, doçura e força da mãe. Rosas também são populares.
Na gastronomia, o Dia das Mães é celebrado com pratos que levam ovos, como o tamagoyaki (omelete japonesa), chawanmuchi, oyakodon, entre outros.
Nepal – Mergulho
Comemorado no festival conhecido como Mata Tirtha Puja, celebrado no último dia da chamada “lua escura” do mês Baishakh, que cai sempre entre abril e maio. Para homenagear as mães que já morreram é tradicional que os peregrinos sigam para lagoas na vila de Mata Tirtha, perto de Katmandu. São levadas oferendas e muitos mergulham nas lagoas.
Para algumas mulheres, o Dia das Mães pode ser um momento de celebração e alegria, enquanto que para outras pode trazer sentimentos de saudade ou reflexão. Independentemente da situação, é importante lembrar que o amor de uma mãe transcende o tempo e o espaço, e suas memórias e ensinamentos permanecem conosco para sempre.
Vamos lembrar do amor incondicional da mãe com a música do Roberto Carlos: como é grande o meu amor por você.
Roberto Carlos – Como é Grande o Meu Amor por Você (Áudio Oficial)
Feliz Dia das Mães!
Se quiser saber mais sobre esse e outros temas para as Mulheres 50+ interessadas, conectadas e curiosas:
- inscreva-se no nosso Canal do Youtube, dê um like e ative o sininho para receber as notificações de novos vídeos!
- continue acompanhando o nosso site
- siga nossas páginas no Instagram e Facebook.
Venha viver a revolução da longevidade com a gente interagindo e sugerindo conteúdos que vocês gostariam de ver em nossos canais!
Um abraço!
Time Estilo 5.0+
Fontes:
Comments are closed.