Saiba como a alimentação pode reduzir a ansiedade

Saiba como a alimentação pode reduzir a ansiedade

Você sabia que as nossas escolhas alimentares podem aumentar ou diminuir os sintomas da ansiedade?

Uma combinação inteligente de alimentos pode promover saciedade e reduzir os sintomas de ansiedade.

Segundo matéria recente publicada no site www.terra.com.br, a ansiedade atinge mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo.

No Brasil, o transtorno afeta cerca de 18,6 milhões de indivíduos, conforme dados da Opas (Organização Pan-Americana da Saúde), o que corresponde a 9,3% da população. Paraguai (7,6%), Noruega (7,4%), Nova Zelândia (7,3%) e Austrália (7%) surgem em seguida, completando o ranking dos cinco países com o maior percentual de registros.

Para entender melhor como a alimentação adequada pode contribuir para a redução da ansiedade, a Estilo 5.0+ entrevistou a nutricionista Laura Contin que nos conta mais sobre esse tema e sobre o seu Guia de Ansiedade.

Laura Contin é nutricionista com quase duas décadas de experiência em atendimento em consultórios, Hospitais e Clínicas e especialização em Gastronomia e Negócios em Alimentação.

As Mulheres e a Ansiedade

Laura explica que durante a sua jornada como Nutricionista percebeu que o que as mulheres mais trazem de dificuldade em relação a alimentação é a questão emocional. Essa ansiedade gera um bloqueio nas questões das escolhas.

No caso das Mulheres 50+ podem se somar as responsabilidades com filho, rotina de trabalho e ainda os sintomas da menopausa. Com toda esta experiência, Laura resolveu juntar o conhecimento em um Guia para ensinar como incluir a alimentação correta em uma rotina atribulada.

Laura entende que as Mulheres têm um risco maior de desenvolver a ansiedade do que os homens por conta da existência de uma autocobrança muito grande em relação a maternidade, a ser perfeita no trabalho e em trazer resultados e o que na alimentação não é diferente. Muitas vezes o ideal de uma alimentação saudável é ser perfeita além de atuar na prevenção de doenças, e aí fica tudo muito exagerado para chegar a essa perfeição, o que também gera ansiedade.

Alguns destaques que a Laura nos recomenda:

O Magnésio como base para controlar a ansiedade

O Magnésio se destaca como um mineral essencial para o funcionamento adequado de quase todos os sistemas do corpo humano, com vários estudos que comprovam o seu importante papel na ansiedade.

Laura explica que o magnésio é um mineral essencial, mas o nosso corpo não fabrica. É obtido pela alimentação.

Ela explica que existem vários tipos de magnésio. “Aquele que combate a ansiedade é o que está na comida. E atua na função de algumas substâncias no cérebro, nos neurotransmissores, ajuda na função do sono, e a reduzir um pouco a adrenalina de final do dia. E ainda tem efeito cumulativo. “detalha ela

No Guia da Ansiedade elaborado pela Laura, ela utiliza o magnésio como relaxante e com uma pitada de gastronomia.

Ela fez questão de incluir muitas receitas com grão de bico que é uma proteína vegetal que permite explorar muitas oportunidades. Grão de bico, arroz integral e feijão preto. Alimentos com grande concentração de magnésio.

Grão de bico: “o grão da felicidade”

Complementando a entrevista da Laura, matéria publicada no site da Dasa   onde dois outros nutricionista, Deborah Lestingi, nutricionista esportiva de São Paulo e Marco Quintarelli, do Rio de Janeiro, confirmam o “grão de bico” como o “grão da felicidade” principalmente por conter:

  • Triptofano, um aminoácido importante na produção de serotonina (neurotransmissor ligado à sensação de bem-estar).
  • Magnésio: nutriente que pode ajudar a relaxar e a reduzir a ansiedade.

“O consumo regular do grão de bico também está ligado a vários benefícios à saúde: ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, a prevenir doenças cardíacas, dá uma força para a digestão e até mesmo aumenta a saciedade “apontou uma revisão de estudos publicada no periódico científico American Journal of Clinical Nutrition”.

No Guia da Ansiedade, a Laura recomenda receitas nutritivas e saborosas, com refeições variadas e opções para a pessoa preparar e congelar.

Além disso, o número de vegetarianos está crescendo. Laura destaca que de cada 10 mulheres que ela atende, de 3 a 4 são vegetarianas.

Dicas adicionais da nutricionista Laura Contin

Laura diz que dar prioridade à alimentação é importantíssimo para qualquer pessoa, especialmente para as mulheres maduras, mas sem a expectativa de criar receitas perfeitas, mas simplesmente saborosas e saudáveis.

Guia da Ansiedade: Como comprar

Guia Anti-Ansiedade

onde-comprar

O Guia conta com 40 receitas, mais os cardápios e os lanches que complementam esse para o dia a dia.

Se você tem interesse em fazer contato com a nutricionista Laura Contin, você pode encontrá-la no site https://nutrilaura.com.br/nutrilaura ou no Instagram @nutrilaura.sousa

Assista o vídeo completo com a entrevista da Laura Contin:

Se quiser saber mais sobre Moda e outros temas para as Mulheres 50+ interessadas, conectadas e curiosas:

  • Inscreva-se no nosso Canal do Youtube, dê um like e ative o sininho para receber as notificações de novos vídeos!
  • Siga nossas páginas nas redes sociais Facebook e Instagram.
  • Continue acompanhando o nosso site

Venha participar com a gente da revolução da longevidade, interagindo e sugerindo conteúdos que vocês gostariam de ver em nossos canais!

Um abraço!

Time Estilo 5.0+

Fontes:

https://nav.dasa.com.br/blog/beneficios-do-grao-de-bico

https://exame.com/ciencia/brasil-e-o-pais-mais-ansioso-do-mundo-segundo-a-oms/

https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/saude-mental/brasil-lidera-ranking-mundial-de-ansiedade-sao-186-milhoes-de-individuos,f8cb095e2a7b166df59faccba4b461419gxp0uxb.html

Cintia Yamamoto Ruggiero

Sou apaixonada pelo tema Longevidade, curiosa e inquieta! Quero participar ativamente da revolução da longevidade e colocar o aprendizado profissional de mais de 30 anos e a experiência nas áreas de Negócios e Marketing para trazer conteúdos, produtos e serviços para as Mulheres 50+, conectadas, curiosas e interessadas!