Ter ou Ser? Uma questão para reflexão

Ter ou Ser

Ao longo da vida, vamos adquirindo e vivenciando experiências que incorporamos para tomar decisões mais coerentes com o que queremos nesta jornada.

Não se trata apenas de acumular riquezas materiais, mas sim de cultivar e fazer crescer aquilo que é mais significativo na nossa trajetória: o equilíbrio entre o ter e o ser.

O filósofo Erich Fromm em seu livro Ter ou Ser? Menciona que Ter e Ser são dois modos de existência. Ter refere-se a coisas. Ser refere-se à experiência. A base para o modo Ter de existência é a de uma sociedade aquisitiva que repousa no lucro e no poder, como pilares de sua existência. Já o modo de Ser é introvisão da realidade e penetração além da superfície do eu como no budismo, judaísmo e cristianismo.

Livro: Ter ou ser?  Uma introdução ao pensamento humanista Capa comum

por Erich Fromm – R$ 56,60

onde-comprar


Conhece-te a ti mesmo

O filósofo grego Sócrates inspirou os últimos anos de sua vida no modo Ser de existência e tomou como princípio a divisa inscrita no templo de Delfos: conhece-te a ti mesmo, ou seja: autoconhecimento.

Segundo estudo realizado em Harvard durante 75 anos de pesquisa e comentado pela Revista Vida Simples edição 253,  sobre qual a chave para a felicidade e para um vida mais longa, a resposta, dentre outras coisas, é que o verdadeiro sucesso está no afeto trocado, dividido e partilhado entre nós e com o mundo.

No estudo, ficou comprovado que “ter saúde e sucesso é também associado a ter amigos, família, amores e bons relacionamentos”.

“Uma pessoa que cria possibilidades para viver sua vida com propósito é próspera. E ela pode cooperar para que sua comunidade também tenha mais acessos e possam se desenvolver”, explicou Dora Bentes, terapeuta integrativa e sistêmica e fundadora do Centro de Desenvolvimento Dora M Bentes, em São Paulo, para a Revista Vida Simples.

Alguns pontos para reflexão do Ter ou Ser

Com base nos conceitos filosóficos e as premissas do estudo em Harvard para uma vida próspera, produtiva e com propósito destacamos alguns pontos para sua reflexão:

  1. Autoconhecimento: O primeiro passo para prosperar é conhecer-se profundamente. Refletir sobre as paixões, valores, forças e sonhos. Identificar o que é mais importante nesta fase da vida e definir seus objetivos para a continuidade da jornada.
  2. Saúde e bem-estar: Cuidar do corpo, mente e espírito. Priorizar a saúde física através de uma alimentação balanceada, exercícios regulares e um sono adequado. Dedicar tempo para atividades que tragam felicidade, paz, relaxamento e nutram sua alma, como meditação, ioga, leitura ou ter hobbies.
  3. Relacionamentos positivos: Valorizar os relacionamentos que trazem alegria, apoio e crescimento mútuo. Cultivar laços verdadeiros com sua família, amigos e comunidade. Investir tempo em conexões profundas e construir relacionamentos que tragam felicidade e enriquecimento emocional.
  4. Desenvolvimento pessoal: Aprender e crescer continuamente. Buscar aprender coisas novas, habilidades e experiências. Explorar seus talentos e interesses. Buscar cursos, workshops e atividades que estimulem seu desenvolvimento pessoal e profissional. Estar aberta a novas oportunidades e desafios.
  5. Propósito e contribuição: Encontre um propósito que ressoe com você e encontre maneiras de contribuir para o bem-estar dos outros. Ter uma vida com propósito é próspera. Colaborar com o próprio crescimento e do outro, utilizando seus dons e recursos podem fazer a diferença. Seja através do voluntariado, mentoria ou apoio a causas que lhe são importantes.
  6. Finanças conscientes: Cuidar de suas finanças com sabedoria. Planejar seu futuro financeiro, estabelecer metas realistas e buscar orientação financeira adequada. Ser consciente em relação aos seus gastos e poupar para o futuro.
  7. Tempo para si mesma: Reservar momentos para autocuidado e para se conectar consigo mesma. Curtir seus momentos de solidão para refletir, relaxar e recarregar as energias. Praticar o autocuidado, que pode incluir atividades como tomar um banho relaxante, ler um livro, uma caminhada vigorosa, curtir o prazer de um hobby ou simplesmente contemplar a natureza; 20 minutos olhando o horizonte no mar fazem milagres pela nossa mente.

A gentileza com os outros e com você mesma pode ser muito gratificante. Seja gentil consigo mesma. Busque o equilíbrio entre o ter e o ser e curta cada momento da sua jornada.

Compartilhe suas experiências felizes; alguém pode se beneficiar de algo bom que você tenha gerado para o mundo. O bacana da vida é poder retribuir aquilo que recebemos!

Vamos ter uma longevidade equilibrada e divertida!

Se quiser saber mais sobre esse e outros temas para as Mulheres 50+ interessadas, conectadas e curiosas:

  • inscreva-se no nosso Canal do Youtube, dê um like e ative o sininho para receber as notificações de novos vídeos!
  • continue acompanhando o nosso site
  • siga nossas páginas no Instagram e Facebook.

Venha participar com a gente da revolução da longevidade, interagindo e sugerindo conteúdos que vocês gostariam de ver em nossos canais!

Um abraço!

Time Estilo 5.0+

Fontes:

https://www.sabedoriapolitica.com.br/products/ser-ou-ter-e-as-condicoes-de-existencia-para-uma-nova-sociedade/

Revista Vida Simples edição 253- Os caminhos da prosperidade

https://www.bemdoestar.org/artigos/ter-o-ser-ou-ser

https://www.psicologiasdobrasil.com.br/o-equilibrio-entre-o-ser-e-o-ter/

Cintia Yamamoto Ruggiero

Sou apaixonada pelo tema Longevidade, curiosa e inquieta! Quero participar ativamente da revolução da longevidade e colocar o aprendizado profissional de mais de 30 anos e a experiência nas áreas de Negócios e Marketing para trazer conteúdos, produtos e serviços para as Mulheres 50+, conectadas, curiosas e interessadas!