Vamos viajar para Toscana sem sair do sofá?

Vamos Viajar para a Toscana

Venha com a gente visitar a maravilhosa Toscana, na Itália, por enquanto, sem sair do sofá.

Mas vale a pena o tour virtual para ver, rever e planejar uma viagem futura.

E por que visitar a Toscana?

Porque a Toscana é uma das regiões mais belas e representativas da Itália. Reúne praticamente, todas as características daquele país.

Uma paisagem maravilhosa, construções antiquíssimas, comidas deliciosas, alguns dos vinhos mais famosos do mundo, uma enorme concentração de obras de artes, enfim…muita história!

A Toscana está localizada na Itália Central e é formada por 10 províncias: Arezzo, Florença, Grosseto, Livorno, Lucca, Massa-Carrara, Pisa, Pistoia, Prato e Siena.

Dicas sobre algumas cidades

Torre Inclinada
Torre Inclinada

Florença, uma das mais belas cidades do mundo, onde nasceu Dante Alighieri, autor da Divina Comédia, concentra grandes obras de arte do renascimento, de artistas como Michelangelo, Leonardo Da Vinci, Botticelli, além de maravilhas arquitetônicas como a Ponte Vecchio, o Duomo e a Gallerie degli Uffizi!

Catedral de Florença
Catedral de Firenze – Créditos: http://4freephotos.com/

Em Pisa, a Piazza del Duomo, o Camposanto e a Torre inclinada.

Em Siena, a Piazza del Campo  que além de ser o ponto de encontro das 3 colinas que compõem Siena, acontece o histórico Palio dele Contrade, 2 vezes por ano, em julho e agosto, uma competição de cavalos entre os bairros da cidade,.

Ponte Vecchio
Ponte Vecchio

E ainda as Muralhas de Lucca, o charme de Cortona cenário do filme “Sob o sol da Toscana”, os duelos medievais da Giostra Del Saracino de Arezzo, as 14 torres de San Gimignano são mais alguns pontos e atividades interessantes. Neste link você pode explorar um pouco mais sobre a Toscana.

LINK – OS DEZ LUGARES IMPERDÍVEIS DA TOSCANA – CLIQUE PARA VER

Toscana – A mais bela região da Itália | Rubens Cruz – 39’45s

Dicas de Pratos Típicos

É impossível falar sobre a Itália e não falar sobre a cozinha não é mesmo? A Toscana é famosa pelos queijos, azeites e pães, pães e pães e também por utilizar ingredientes simples e frescos. Aqui vamos ver alguns exemplos em vídeos:

1. Bistecca alla Fiorentina uma carne bovina enorme, preparada na grelha e obrigatoriamente servida mal-passada! – Video Tastemade – 10’49s

2. Lardo di Colonnata uma especialidade toscana. Uma camada do lombo de porco que é temperado com ervas e especiarias e descansa por pelo menos 6 meses, para antepasto ou como ingrediente – Lardo di Colonnata, veja como é feito sua produção – Salumeria Ristorante Gastronomia – 03:39 (em italiano)

3. Pappardelle sul Cinghiale pasta tipo pappardelle ao sugo de javali, carne muito apreciada na Toscana – Pappardelle Pasta with Wild Boar Ragu- Piatto – 9’33s (em italiano)

4. Pappa al pomodoro sopa feita de tomate, alho, manjericão e pedaços de pão. Uma delícia no inverno! – Como fazer pappa al pomodoro – Silvana Tinelli – 3’17s

5. Cantucci é um biscoito crocante, de amêndoas, muito comum e a tradição manda servir com Vin Santo! Vídeo Receita de Cantucci – Receita Italiana- 7’47s

Vinhos, vinhos, vinhos

Brunello de Montalcino – Biondi Santi

A Toscana tem uma longa tradição vinícola e produtora de grandes vinhos reconhecidos internacionalmente.

Sua geografia a torna ideal para o cultivo de vinhas.

O clima mediterrâneo, com grandes amplitudes térmicas e as plantações nas encostas, em pontos relativamente altos (expondo as frutas à luz do sol pelo tempo certo) contribuem para o amadurecimento perfeito das uvas.

Com uma produção vinícola extremamente desenvolvida, que une tradição às mais modernas técnicas seus vinhos, estão entre os melhores do mundo.

Alguns destaques: Chianti, Brunello di Montalcino, Rosso di Montalcino, Morellino, Nobile di Montepulciano e outros vinhos produzidos a partir da uva Sangiovese, levam o nome da Toscana aos quatro cantos do mundo e fazem história.

Vin Santo com Cantuccini
Vin Santo com Cantucci
Vinhos Supertoscanos
Vinhos Supertoscanos

Ainda temos o Vin Santo que é um vinho de sobremesa tradicional da Toscana servido normalmente com o Cantucci. Ah, só uma curiosidade, dizem que o nome surgiu porque os padres escolhiam os vinhos mais doces para suas missas.

E ainda temos os famosos Supertoscanos que são vinhos que seguem o estilo de Bordeaux, de sabores mais complexos. Temos como exemplos o famoso Sassicaia da Vinícola San Guido e o Tignanello e Solaia da Antinori.

Uma coisa é certa, os vinhos da Toscana encantam pela perfeita expressão do seu terroir e pela sua grande diversidade de sabores e aromas.

Selecionamos alguns vídeos para você ir se animando e preparando a viagem futura:

Toscana | Viagens Virtuais – 3’39s

Vinícola Antinori – Vinhos Sapore DiVino – 13’20

Vinicola e Hotel Castello Banfi – Banfi Wines – 3’21s

Greve in Chianti e Arezzo – Christian Tess – 5’58s

Chianti – Viajandoparaitalia e Claudio Mortini – 4’21s

Montalcino – Videorysta – 2’01s

Montepulciano – John Rogers – 4’24s

Siena 10 coisas para fazer | Revisionee – 5:17

Onde comprar os melhores vinhos da Toscana no Brasil:

World Wine

Mistral

Grand Cru

 

Ilvino

Vamos aproveitar as alegrias que a longevidade nos proporciona.

Um brinde à vida!

Inscreva-se no nosso Canal Youtube, dê um like e ative o sininho para receber as notificações de novos vídeos e siga nossas páginas no Instagram e Facebook.

Um abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.