A palavra “Agnóstico” é de origem grega e significa “Não Conhecimento”.
Agnósticos da Idade são pessoas maduras que não se preocupam com a idade. Elas aceitam a idade que têm, mas não se consideram velhos e querem ter um estilo de vida ativo, querem se sentir úteis, com saúde e bem-estar. Este termo apareceu no relatório sobre tendências globais de consumo de 2019, publicado pelo Instituto Euromonitor International.
Os limites da idade estão mudando à medida em que as pessoas vivem por mais tempo e cuidam melhor de sua saúde, aparência e bem-estar.
Você já pensou que hoje existem quatro gerações que coexistem atualmente na sociedade? Os Baby Boomers, a Geração X, a Y ou Millenials, Z e Alfa.
Mas o que são todas essas siglas das gerações?
- Baby Boomers: nascidos entre 1946 e 1964.
- Geração X: nascidos entre 1965 e 1980.
- Geração Y ou Millenials: nascidos entre 1981 e 1996.
- Geração Z: nascidos entre 1997 e 2010.
- Geração Alfa: nascidos a partir de 2010.
Cada Geração traz muitas características em comum e vamos detalhar algumas delas abaixo para você porque, aparentemente, os Agnósticos da Idade aprendem e vivem um pouquinho de cada geração.
Entendendo as características de diferentes Gerações
Os Baby Boomers: Nascidos entre 1946 e 1964.
Os Baby Boomers são a geração mais numerosa da história atualmente. Eles são conhecidos por seu espírito de luta e sua determinação.
A expressão Baby Boomer nasceu nos Estados Unidos, em 1945, quando os soldados americanos voltaram para casa após a Segunda Guerra Mundial.
Daquele ano até meados dos anos 60, com o retorno dos soldados e uma grande expectativa de retomada da economia, houve um grande “boom” de mulheres grávidas e nascimentos no país.
Foi assim, então, que as pessoas nascidas durante esses anos ganharam o nome de Baby Boomers.
A geração Baby Boomer é a que mais ignora a idade. Eles não se consideram velhos e, definitivamente, não querem ser tratados dessa maneira. Podem ser tão obcecados com a tecnologia, conhecendo aplicativos e dispositivos smart, quanto os Millenials.
Nascida sob guerras e descobertas científicas, essa geração incorporou a palavra “trabalho” como nenhuma outra.
Preza pela estabilidade financeira e costuma ser fiel a seus empregadores.
Ainda incompreendidos pelas marcas, os consumidores dessa geração valorizam a durabilidade e o conforto dos produtos que consomem.
Foi essa geração a responsável por algumas transformações sociais, principalmente relacionadas à política e às mulheres.
Já foram chamados de Ageless e Envelhescentes.
Geração X – Nascidos entre 1965 e 1980, é uma geração mais independente e individualista.
Essas pessoas vivenciaram a fase da Guerra Fria e sentiram as transformações provocadas por movimentos de grande impacto no cenário social e cultural, como maio de 68, a onda hippie e a luta por direitos políticos e sociais.
No Brasil, as crianças nascidas nessa fase testemunharam a ditadura militar e seu declínio, o desenvolvimento industrial e o crescimento econômico. Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, as pessoas dessa geração dão valor ao diploma formal e à capacitação e estabilidade profissional.
Cercada por grandes construções, trata-se da geração que ligou o motor do desenvolvimento, da globalização e da tecnologia. Esse grupo tem muito mais intimidade com a tecnologia do que a geração anterior.
Geração Y ou Millenials – Nascidos entre 1981 e 1996.
Essa faixa presenciou a chegada do novo milênio ainda criança ou bem jovem. Considerada criativa e alinhada às causas sociais, não tem como prioridades o trabalho intenso, a formação de uma família e a busca por estabilidade na carreira, ao contrário das gerações anteriores.
Acostumados com a tecnologia, são multitarefas, impulsivos, competitivos, questionadores e desejam rápido crescimento profissional e financeiro.
Profissionalmente indecisos, eles buscam um propósito maior em suas atividades no ambiente de trabalho. A geração que vivenciou a revolução da internet também deu início à grande onda de empreendedorismo e startups.
Geração Z – Nascidos entre 1997 e 2010.
Eles são nativos digitais, ou seja, convivem com o universo da internet, mídias sociais e recursos tecnológicos desde o nascimento. Além disso, são multifocais e aprendem de várias maneiras, usando múltiplas fontes e objetos de aprendizagem.
Costumam acompanhar os acontecimentos em tempo real, comunicam-se intensamente por meios digitais e estão sempre online. Em termos de comportamento, tendem a se engajar em questões ambientais, sociais e identitárias.
Geração Alpha – Nascidos a partir de 2010.
A exposição à tecnologia e a telas é ainda mais forte nessa geração. Com muitos estímulos e acostumados a usar meios digitais para se entreter e buscar informações, requerem uma educação mais dinâmica, ativa, multiplataforma e personalizada.
Essas crianças e jovens têm como características a flexibilidade, a autonomia e um potencial maior para inovar e buscar soluções para problemas de forma colaborativa. Gostam de ser protagonistas, colocar a mão na massa e aprender com situações concretas.
Assista o vídeo abaixo para compreender melhor a diferença entre as gerações:
Gerações: Do Baby Boomer à Alpha, tem muitas diferenças? Canal do consultor – 05:02.
Características em comum dos Agnósticos da Idade
Segundo a pesquisa da Euromonitor International, “Agnósticos quanto a idade”, os Agnósticos da idade não têm mais uma atitude passiva em relação ao envelhecimento e isso é especialmente relevante nos países desenvolvidos, onde há sistemas de saúde e condições sociais bem estabelecidos, mas vem mudando no mundo todo.
- As pessoas Agnósticos da Idade não têm medo de assumir riscos, aprender ou experimentar coisas novas.
- Os Agnósticos da idade são também um novo tipo de consumidor maduro: gostam de inovação e tecnologia e tem alto poder aquisitivo.
- Um grupo diversificado que gosta de muitas coisas que os mais jovens também gostam e que querem continuar sendo eles mesmos pelo máximo de tempo possível.
- Querem produtos e serviços que os ajudem a manter sua mente e seu corpo o mais saudável possível, sem tentar mudar as coisas, sendo apenas a melhor pessoa e com a melhor aparência que podem.
- Elas preenchem o tempo com atividades, seja de trabalho, atividade física ou intelectual.
- Investem no relacionamento pessoal com familiares e amigos, inclusive pessoas mais novas.
- Adoram viajar e conhecer lugares novos.
E a gente aqui na Estilo 5.0+ acha isto fantástico!
Estamos avançando para uma era agnóstica quanto a idade. As pessoas querem se sentir ativas, vivas e felizes, independentemente de suas idades!
O avanço da tecnologia e da medicina tem ajudado no aumento da longevidade, mas o investimento pessoal no equilíbrio mental, espiritual, físico e bem-estar são primordiais para quem quer viver sua longevidade com qualidade.
Você se vê como um Agnóstico da Idade? Conte para a gente.
Se quiser saber mais sobre esse e outros temas para as Mulheres 50+ interessadas, conectadas e curiosas:
- inscreva-se no nosso Canal do Youtube, dê um like e ative o sininho para receber as notificações de novos vídeos!
- continue acompanhando o nosso site
- siga nossas páginas no Instagram e Facebook.
Venha participar com a gente da revolução da longevidade, interagindo e sugerindo conteúdos que vocês gostariam de ver em nossos canais!
Um abraço!
Time Estilo 5.0+
Fonte:
https://beieducacao.com.br/geracoes-x-y-z-e-alfa-como-cada-uma-se-comporta-e-aprende/