As pessoas estão descobrindo o prazer de ter uma horta em casa.
Um jeito de reconectar a vida urbana com a natureza, o mundo digital com o convívio das pessoas com as plantas e com o prazer de cuidar delas de uma forma leve e saudável.
Ter uma horta em casa não apenas enriquece nossos sentidos, mas também nutre nossa alma, proporcionando uma conexão profunda com a natureza e uma sensação de realização que só pode ser encontrada ao cuidar de algo com as mãos.
Foi a experiência da Mercia Feghali que nos deu o seguinte depoimento: “Aqui em casa a nossa horta começou porque meu marido comprou um pezinho de alecrim, plantado em um minúsculo vaso, para cozinhar.
Depois de usar algumas folhas ele não tomou mais conhecimento da plantinha, então eu a adotei. Aumentei o tamanho do vaso e coloquei mais terra. O resultado me animou e, em outra oportunidade, comprei um vasinho de manjericão e outro de hortelã. Depois vieram os tomates e a couve!
Além de nos fornecer seu sabor, aroma e frescor, as ervas também enfeitam e dão mais vida ao ambiente.
Bem, eu recomendo começar com um vasinho e, se rolar “química” entre vocês, a evolução será natural.” Vai aí recomendação da Mércia.
O cultivo de hortaliças, legumes e frutas orgânicas e sem uso de agrotóxicos também proporciona uma alimentação mais saudável, com maior valor nutricional. Muito importante para a saúde que é o nosso bem mais precioso, principalmente na maturidade!
Dicas para você começar a sua horta em casa
Para começar, é importante escolher plantas que sejam relativamente simples de cuidar, especialmente se você está apenas começando sua jornada na jardinagem.
Pesquisamos algumas dicas para você começar a sua horta doméstica. Além de um espaço que você irá escolher na sua varanda ou em algum lugar com alguma incidência de sol, alguns itens são necessários para se cultivar uma horta em casa:
- Vaso ou jardineira, pedriscos e terra vegetal.
- Escolher entre sementes e mudas. A incidência de luz solar também faz diferença.
- Os pedriscos são para forrar o fundo do vaso ou jardineira.
- A terra vegetal irá sobre os pedriscos. Em seguida, você já pode plantar.
- É bom lembrar que a maioria das culturas precisa de sol, como as hortaliças. Elas não gostam de sombra.
E o que plantar em uma pequena horta?
Os temperos são ótimas opções para quem está querendo começar sua horta em casa, mas existem hortaliças e frutas que também podem ser cultivadas em pequenos espaços.
Aqui estão algumas sugestões de temperos que são perfeitos para você iniciar e se divertir com a arte da agricultura doméstica:
1. Manjericão
Planta versátil e utilizada na gastronomia. Para mantê-lo em casa, as regas devem ser constantes e moderadas. O manjericão é um tipo perfeito de planta para se manter em uma horta em casa, pois é útil e não precisa de muitos cuidados.
2. Alecrim
É um dos temperos mais aromáticos para se ter em uma horta em casa. Ele não precisa de água em abundância para viver e é bem resistente. É comumente utilizado em preparos de carnes e é um coringa na horta da cozinha.
3. Hortelã
Ótima opção para a horta em sua casa. Muito aromática e ideal para gastronomia e chás. No caso do chá de hortelã é indicado após as refeições para melhorar a digestão.
Como a sua raiz se espalha rapidamente, melhor plantá-lo num vaso em separado para não prejudicar o crescimento de outras plantas.
Para complementar informações trouxemos alguns vídeos para você se inspirar e criar a sua própria horta!
Temperos para vasos | Claudia Muller | Plantando por Aí – 9’03
Aprenda a cuidar de ervas em vasos | Cultivando | Gaspar Yamasaki – 09:33
Como fazer uma mini horta de temperos em casa ou apartamento| Plantas Spagnol – 26:25
Caso você esteja procurando soluções criativas para sua horta em casa, veja algumas opções:
Garden Center Morumbi – Avenida Guilherme Dumont Villares, 317 – WhatsApp: (11) 94357-3225
Shopping Garden Sul – https://www.shopgarden.com.br/ – Av. dos Bandeirantes, 5900
À medida que você cultiva sua horta, você não apenas nutre seu corpo com alimentos saudáveis, mas também alimenta sua alma com a beleza da natureza.
A jardinagem é uma forma de autocuidado e uma maneira de criar um espaço de paz e tranquilidade em sua casa.
Vamos criar algo útil e prazeroso?
Se quiser saber mais sobre esse e outros temas para as Mulheres 50+ interessadas, conectadas e curiosas:
- inscreva-se no nosso Canal do Youtube, dê um like e ative o sininho para receber as notificações de novos vídeos!
- continue acompanhando o nosso site
- siga nossas páginas no Instagram e Facebook.
Um abraço!
Time Estilo 5.0+
Comments are closed.