A importância do capital social na maturidade

A importância do capital social na maturidade

Você conhece os 4 capitais para o envelhecimento saudável?

Segundo o Dr. Alexandre Kalache, médico epidemiologista, especializado no estudo do envelhecimento, presidente do Centro Internacional de Longevidade Brasil, é preciso se preparar para um envelhecimento saudável. Para ele, há 4 capitais importantes e essenciais para envelhecer bem:

1. Capital da saúde ou vital

Investir na saúde: Alimentação saudável, não beber em excesso, não fumar, praticar atividade física, algo que você goste! Fazer exames periódicos.

2. Capital do conhecimento

Educação continuada, ao longo da vida: Lifelong learning. Estar continuamente aprendendo e se atualizando. E isso serve para nossa vida pessoal e profissional. Por exemplo, com a pandemia, tivemos a oportunidade de nos aventurar no mundo digital e aprender sobre novas ferramentas, a usar as redes sociais, participar de encontros virtuais e lives.  Para quem tem curiosidade e vontade de aprender há inúmeras maneiras de enriquecer o seu conhecimento.

3. Capital financeiro

Planejamento e programação financeira: O aumento da longevidade aumentou a importância do planejamento financeiro ao longo da vida. Entender e programar seus investimentos, previdência, seguro saúde são fatores fundamentais para poder viver e aproveitar a maturidade com tranquilidade.

4. Capital social

Criar e cultivar relacionamentos: Família e amigos. “São aqueles que olham no olho, que seguram a sua mão, que abraçam e amparam”, segundo Kalache.

Estar próximo de amigos e da família preenche o coração e nos dá alegria e segurança. Nos faz sentir vivos!!

E como podemos acumular capital social?

Algumas sugestões:

  1. Mantenha-se curioso e atualizado. O contínuo aprendizado em cursos e atividades lhe permitirá conhecer novas pessoas e lhe dará mais repertório em suas conversas.
  2. Participe de atividades em associações e clubes que oferecem lazer e a prática de exercícios. Bom lugar para conhecer novas pessoas.
  3. Resgate sua espiritualidade: exercite suas crenças.
  4. Participe de grupos que valorizem as mesmas coisas que você: literatura, cinema, arte, música, dança, jardinagem, organização de ambientes, um hobby, etc. Elas estão na internet, no seu prédio, na sua família, em vários lugares.
  5. Faça trabalho voluntário. Há muitas instituições que aceitam novos integrantes de braços abertos. De preferência no seu bairro.
  6. Inclusão digital: renove suas habilidades e atualize-se com as tecnologias e pessoas que possam ajudar você. Compartilhar seus conhecimentos com familiares e amigos.
  7. Leia e compartilhe. A pandemia devolveu o interesse para a leitura para os amantes dos livros. Fica fácil encontrar quem queira comentar sobre algum livro ou filme interessante se você escrever sobre isso nas redes sociais.
  8. Faça um blog. Escreva sobre o que você goste e compartilhe.
  9. Seja gentil, positivo de um jeito leve: isto aproxima as pessoas.
  10. Bata papo. Com seus amigos, amigos de seus amigos, parentes e familiares.

Quatro aliados para um envelhecimento saudável

Segundo publicação do site da Nestlé temos quatro aliados para um envelhecimento saudável.

Boa nutrição, Atividade física, Manutenção do Peso, Atitudes Positivas e Convívio Social.

“O envelhecimento saudável, envolve o reconhecimento das mudanças do corpo e das perspectivas na vida. O envelhecimento pode ser um processo positivo, especialmente se você possui conhecimento que ajude na busca de uma boa saúde. Estar aberto para descobrir novas abordagens e talvez até mesmo alguns novos hábitos, são aliados que podem apoiá-lo em sua jornada de envelhecimento”.

Para ler a matéria completa, acesse:

https://www.nestlehealthscience.com.br/cuidados-com-a-saude/envelhecimento/quatro-aliados-para-um-envelhecimento-saudavel

Vídeos sobre envelhecimento saudável

Trouxemos alguns vídeos para você se inteirar sobre o tema do envelhecimento:

A revolução da longevidade com Alexandre Kalache – 07:15- Unibes Cultural

Envelhecimento Saudável Para a Saúde da Mulher. Envelhecimento Ativo. – 07:29- Amato – Advanced Health Institute

Abílio Diniz e Fernanda Montenegro: Nós devemos escolher o que queremos ser na vida | Abílio Diniz | 10:02

Tenha um propósito; aquilo que te faça acordar feliz!!

Viva plenamente a sua longevidade e evolua com o passar do tempo.

Quer saber mais sobre envelhecimento saudável? Continue seguindo o nosso blog, inscreva-se em nosso canal e acesse nossas redes sociais no Facebook e Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.