A importância do capital social na maturidade

A importância do capital social na maturidade

Segundo a OMS-Organização Mundial da Saúde, o envelhecimento saudável leva em consideração 4 pilares ou capitais como chama o Dr. Alexandre Kalache, médico epidemiologista, especializado no estudo do envelhecimento, presidente do Centro Internacional de Longevidade Brasil. São eles:

1. Capital da saúde ou vital

Investir na saúde: Alimentação saudável, não beber em excesso, não fumar, praticar atividade física, algo que você goste! Fazer exames periódicos.

2. Capital do conhecimento

Educação continuada, ao longo da vida: Lifelong learning. Estar continuamente aprendendo e se atualizando. E isso serve para nossa vida pessoal e profissional.

3. Capital financeiro

Planejamento e programação financeira: o aumento da longevidade aumentou a importância do planejamento financeiro ao longo da vida.

4. Capital social

Criar e cultivar relacionamentos: Família e amigos. “São aqueles que olham no olho, que seguram a sua mão, que abraçam e amparam”, segundo Kalache.

Estar próximo de amigos e da família preenche o coração e nos dá alegria e segurança. Nos faz sentir vivos!!

A Importância do Capital Social

O Capital Social é importante durante toda a nossa vida. Cultivar e investir no relacionamento com familiares e amigos é investir em si mesmo e garantir um futuro com mais saúde, felicidade e vitalidade.

Recentemente, a Netflix está exibindo uma série “Como Viver até os 100: Os Segredos das Zonas Azuis” onde o autor Dan Buettner viaja pelo mundo mostrando cinco comunidades únicas, onde as pessoas têm vidas muito longas e felizes. Nesses locais, o relacionamento amistoso entre as pessoas, uma boa alimentação e exercícios físicos parece ser o segredo de uma longevidade feliz e o Capital Social assume um papel fundamental.

Alimentar a rede de relacionamentos que cultivamos ao longo da vida, e que nos garante apoio, companhia e afeto mútuo. Mas existem também algumas iniciativas que promovem condições de ter este Capital Social na maturidade.

Uma iniciativa que surgiu nos Estados Unidos, mas que já está acontecendo no Brasil tem a ver com os condomínios para idosos, uma opção inovadora de moradia que contribui para o Capital Social.

Imagine viver em um lugar onde você pode compartilhar momentos com amigos, participar de atividades em conjunto e contar com apoio mútuo. Essa é a proposta dos condomínios para idosos, que proporcionam um envelhecimento ativo, saudável e cheio de alegria.

O Aventura Parksquare, na Flórida, é um complexo formado por condomínios residencial e de escritórios, hotel, centro de bem-estar e uma comunidade para a terceira idade. O empreendimento conta com uma instalação de luxo para repouso para idosos e 144 apartamentos adaptados: com portas mais largas, barras de apoio nos banheiros, tomadas mais baixas e acessos externos facilitados.

Outra iniciativa está localizada próxima ao aeroporto de Orlando, na Flórida, The Villages. Fundada em 1970. Uma cidade composta de vários condomínios de casas térreas projetadas especialmente para as necessidades de pessoas maduras e onde somente pessoas acima de 55 anos podem morar. Hoje ela abriga cerca de 150 mil pessoas com uma média de idade de 75 anos. Uma cidade recheada de atividades de confraternização e lazer. Shows diários, mais de 60 campos de golfe e 50 centros de confraternização, além de vários centros comerciais e clinicas e hospitais. O censo mostra que se trata da área metropolitana com a maior expansão populacional dos EUA.

No Brasil há algumas iniciativas: um deles é o Condomínio Cidade Madura, que fica em João Pessoa, na Paraíba. O residencial oferece academia ao ar livre, campo de futebol, praça, núcleo de assistência à saúde, entre outros diferenciais.

Já em São Paulo foi construído o Agerip, em São José do Rio Preto, condomínio para a terceira idade que, além de possuir casas, apartamentos e chalés, promove várias atividades para seus moradores.

E como podemos acumular capital social?

  • Mantenha-se curioso e atualizado. O contínuo aprendizado em cursos e atividades lhe permitirá conhecer novas pessoas e lhe dará mais repertório em suas conversas.
  • Participe de atividades em associações e clubes que oferecem lazer e a prática de exercícios. Bom lugar para conhecer novas pessoas.
  • Resgate sua espiritualidade: exercite suas crenças.
  • Participe de grupos que valorizem as mesmas coisas que você: literatura, cinema, arte, música, dança, jardinagem, organização de ambientes, um hobby, etc. Elas estão na internet, no seu prédio, na sua família, em vários lugares.
  • Faça trabalho voluntário. Há muitas instituições que aceitam novos integrantes de braços abertos. De preferência no seu bairro.
  • Inclusão digital: renove suas habilidades e atualize-se com as tecnologias e pessoas que possam ajudar você. Compartilhar seus conhecimentos com familiares e amigos.
  • Leia e compartilhe. Fica fácil encontrar quem queira comentar sobre algum livro ou filme interessante se você escrever sobre isso nas redes sociais.
  • Escreva sobre o que você goste e compartilhe.
  • Seja gentil, positivo de um jeito leve: isto aproxima as pessoas.
  • Converse com seus amigos, amigos de seus amigos, parentes e familiares.

Permita-se viver essa fase da vida com plenitude e aproveite todas as oportunidades que ela oferece!

Pesquisamos alguns Vídeos para você saber um pouco mais:

Domingo Espetacular | Cidade dos Condomínios Florida onde só pessoas com mais de 55 anos podem morar – 5:22

TV Portal Terceira Idade|Cidade Madura – 3:00

Agerip|Conheça a Agerip – 1:22

Netflix | Trailer: Como Viver até os 100: Os Segredos das Zonas Azuis – 1:20

https://www.youtube.com/watch?v=HpvQFQuHQIA

A revolução da longevidade com Alexandre Kalache – 07:15- Unibes Cultural

Bruna Lombardi (71 anos) Faço ESSAS 5 COISAS E Não Envelheço- Segredos da Longevidade – 11:25

Cultive e invista no seu Capital Social. Você verá como eles podem enriquecer sua vida na maturidade.

Se quiser saber mais sobre esse e outros temas para as Mulheres 50+ interessadas, conectadas e curiosas:

  • inscreva-se no nosso Canal do Youtube, dê um like e ative o sininho para receber as notificações de novos vídeos!
  • continue acompanhando o nosso site
  • siga nossas páginas no Instagram e Facebook.

Venha participar com a gente da revolução da longevidade, interagindo e sugerindo conteúdos que vocês gostariam de ver em nossos canais!

Um abraço!

Time Estilo 5.0+

Fontes:

https://portal.megabrasil.com.br/anuario/noticias/ler/562/envelhecer-com-capital-social

https://www.zapimoveis.com.br/blog/anunciar/meu-imovel/estados-unidos-investem-em-imoveis-especiais-para-a-terceira-idade/#:~:text=Um%20dos%20exemplos%20%C3%A9%20o,comunidade%20para%20a%20terceira%20idade.

https://www.agerip.com.br/

https://blog.construtoralaguna.com.br/construtora/estilo-de-vida/cidade-criada-para-o-publico-senior-e-a-que-mais-cresce-nos-estados-unidos/

2 thoughts on “A importância do capital social na maturidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *