
Você conhece os 4 capitais para o envelhecimento saudável?
Segundo o Dr. Alexandre Kalache, médico epidemiologista, especializado no estudo do envelhecimento, presidente do Centro Internacional de Longevidade Brasil, é preciso se preparar para um envelhecimento saudável. Para ele, há 4 capitais importantes e essenciais para envelhecer bem:
1. Capital da saúde ou vital
Investir na saúde: Alimentação saudável, não beber em excesso, não fumar, praticar atividade física, algo que você goste! Fazer exames periódicos.
2. Capital do conhecimento
Educação continuada, ao longo da vida: Lifelong learning. Estar continuamente aprendendo e se atualizando. E isso serve para nossa vida pessoal e profissional. Por exemplo, com a pandemia, tivemos a oportunidade de nos aventurar no mundo digital e aprender sobre novas ferramentas, a usar as redes sociais, participar de encontros virtuais e lives. Para quem tem curiosidade e vontade de aprender há inúmeras maneiras de enriquecer o seu conhecimento.
3. Capital financeiro
Planejamento e programação financeira: O aumento da longevidade aumentou a importância do planejamento financeiro ao longo da vida. Entender e programar seus investimentos, previdência, seguro saúde são fatores fundamentais para poder viver e aproveitar a maturidade com tranquilidade.
4. Capital social
Criar e cultivar relacionamentos: Família e amigos. “São aqueles que olham no olho, que seguram a sua mão, que abraçam e amparam”, segundo Kalache.
Estar próximo de amigos e da família preenche o coração e nos dá alegria e segurança. Nos faz sentir vivos!!
E como podemos acumular capital social?
Algumas sugestões:
- Mantenha-se curioso e atualizado. O contínuo aprendizado em cursos e atividades lhe permitirá conhecer novas pessoas e lhe dará mais repertório em suas conversas.
- Participe de atividades em associações e clubes que oferecem lazer e a prática de exercícios. Bom lugar para conhecer novas pessoas.
- Resgate sua espiritualidade: exercite suas crenças.
- Participe de grupos que valorizem as mesmas coisas que você: literatura, cinema, arte, música, dança, jardinagem, organização de ambientes, um hobby, etc. Elas estão na internet, no seu prédio, na sua família, em vários lugares.
- Faça trabalho voluntário. Há muitas instituições que aceitam novos integrantes de braços abertos. De preferência no seu bairro.
- Inclusão digital: renove suas habilidades e atualize-se com as tecnologias e pessoas que possam ajudar você. Compartilhar seus conhecimentos com familiares e amigos.
- Leia e compartilhe. A pandemia devolveu o interesse para a leitura para os amantes dos livros. Fica fácil encontrar quem queira comentar sobre algum livro ou filme interessante se você escrever sobre isso nas redes sociais.
- Faça um blog. Escreva sobre o que você goste e compartilhe.
- Seja gentil, positivo de um jeito leve: isto aproxima as pessoas.
- Bata papo. Com seus amigos, amigos de seus amigos, parentes e familiares.
Quatro aliados para um envelhecimento saudável
Segundo publicação do site da Nestlé temos quatro aliados para um envelhecimento saudável.
Boa nutrição, Atividade física, Manutenção do Peso, Atitudes Positivas e Convívio Social.
“O envelhecimento saudável, envolve o reconhecimento das mudanças do corpo e das perspectivas na vida. O envelhecimento pode ser um processo positivo, especialmente se você possui conhecimento que ajude na busca de uma boa saúde. Estar aberto para descobrir novas abordagens e talvez até mesmo alguns novos hábitos, são aliados que podem apoiá-lo em sua jornada de envelhecimento”.
Para ler a matéria completa, acesse:
Vídeos sobre envelhecimento saudável
Trouxemos alguns vídeos para você se inteirar sobre o tema do envelhecimento:
A revolução da longevidade com Alexandre Kalache – 07:15- Unibes Cultural
Envelhecimento Saudável Para a Saúde da Mulher. Envelhecimento Ativo. – 07:29- Amato – Advanced Health Institute
Abílio Diniz e Fernanda Montenegro: Nós devemos escolher o que queremos ser na vida | Abílio Diniz | 10:02
Tenha um propósito; aquilo que te faça acordar feliz!!
Viva plenamente a sua longevidade e evolua com o passar do tempo.
Quer saber mais sobre envelhecimento saudável? Continue seguindo o nosso blog, inscreva-se em nosso canal e acesse nossas redes sociais no Facebook e Instagram.