Dor do nervo ciático: o que é e como tratar?

Dor do nervo ciático - o que é e como tratar

O que é o nervo ciático?

O nervo ciático é o maior nervo do corpo humano e desempenha um papel crucial no funcionamento do sistema nervoso e na mobilidade.

Ele se estende desde a base da coluna vertebral, passa pela região dos glúteos e se estende ao longo da parte posterior da coxa até chegar aos pés.

Sua importância é imensa, pois é responsável por controlar as articulações do quadril, joelhos e tornozelos e os músculos das pernas e pés.

Quando o nervo ciático é afetado, pode ocorrer uma condição conhecida como ciática, que é caracterizada por dor intensa e aguda ao longo do trajeto do nervo.

Os sintomas podem variar desde dor e desconforto até dormência, formigamento e fraqueza muscular.

Algumas possíveis causas e sintomas de dor no nervo ciático:

Os especialistas explicam que a dor no ciático não é uma doença e sim, um sintoma de outros problemas, sendo o mais frequente deles a hérnia de disco que pode aparecer de repente e reduzir a capacidade de movimentação da pessoa.

O Dr. Marcelo Wajchenberg, ortopedista do Hospital Israelita Albert Einstein, explica que a dor ciática pode ser causada pela inflamação desse nervo, ou por compressão de alguma raiz nervosa do plexo lombar que pode ser originada por diversas condições. Ele menciona algumas delas como o excesso de peso, falta de exercício físico e o hábito de permanecer muitas horas sentado de forma incorreta.

São situações simples que prejudicam o alinhamento adequado da coluna vertebral e podem causar dores na região lombar.

Essas dores podem irradiar para a região glútea, posterior da coxa e chegar aos membros inferiores, atingindo o famoso nervo ciático.

Os sintomas podem incluir, entre outros, dor na parte posterior da perna e glúteo, dor lombar, dores na perna em forma de choque queimação e redução da força no membro inferior em casos mais graves.

Como diagnosticar e tratar a dor no nervo ciático

O diagnóstico, segundo matéria do Blog do Einstein, é feito principalmente por meio do relato do paciente e pelo exame físico adequado.

Por esta razão, é muito importante consultar um médico especializado, como um ortopedista, para identificar corretamente a causa e definir o tratamento adequado que pode ir, entre outras coisas, medicações analgésicas e anti-inflamatórias, fisioterapia, repouso até uma intervenção cirúrgica.

A importância da prevenção

Medidas simples podem prevenir a dor ciática. Algumas delas são:

  1. A prática regular de exercícios físicos. Existem diversos tipos de exercícios que podem fortalecer os músculos das costas, do abdômen e das pernas, promovendo o suporte adequado à coluna vertebral e suportando o risco de resistência do nervo.
  2. Controlar o peso para não prejudicar o alinhamento da coluna vertebral
  3. Exercícios de alongamento para o nervo ciático ajudam a alongar a musculatura da região lombar, glúteos e coxa, como o bíceps femoral, piriforme e piramidal, aliviando a dor no nervo ciático
  4. Corrigir a postura e evitar ficar muito tempo sentado na mesma posição

Importante buscar orientação profissional antes de iniciar qualquer tratamento e programa de exercícios.  Eles poderão avaliar sua condição, definir o tratamento, identificar os exercícios mais adequados e orientá-lo sobre a forma correta de executá-los.

Pratique exercícios regularmente, especialmente os alongamentos para garantir uma vida mais flexível e feliz!

Se quiser saber mais sobre esse e outros temas para as Mulheres 50+ interessadas, conectadas e curiosas:

  • Inscreva-se no nosso Canal do Youtube, dê um like e ative o sininho para receber as notificações de novos vídeos!
  • Siga nossas páginas nas redes sociais Facebook e Instagram.
  • Continue acompanhando o nosso site

Venha participar com a gente da revolução da longevidade, interagindo e sugerindo conteúdos que vocês gostariam de ver em nossos canais!

Um abraço!

Time Estilo 5.0+

Fontes:

https://www.tuasaude.com/exercicios-para-nervo-ciatico-inflamado/

https://vidasaudavel.einstein.br/nervo-ciatico/#:~:text=Excesso%20de%20peso%2C%20falta%20de,causar%20dores%20na%20regi%C3%A3o%20lombar

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *