A pandemia trouxe o amor de volta?

Amor de Volta

A pandemia reforçou ou trouxe o amor de volta para alguns casais e separações para outros.

Em 2020, com a pandemia do coronavírus que mudou a rotina das famílias e dos casais levando as pessoas a ficarem reclusas em casa, houve um aumento acelerado no número de divórcios da ordem de 54%. São dados do Colégio Notarial do Brasil, em outubro de 2020.

Com o caos que se instaurou no planeta, muitos casais acabaram por não sustentar a convivência com o parceiro de forma pacífica e, infelizmente, causou o aumento na incidência de violência doméstica.

Em muitos casos, o casal já vinha passando por dificuldades que poderia estar sendo atenuado pela distância das atividades do dia a dia, mas a necessidade do “fica em casa”, durante a pandemia, aceleraram o processo da separação.

Por outro lado, para muitos casais, houve uma redescoberta da vida a dois e em família, resgatando e reforçando os bons sentimentos. Angélica Samarco, Psicóloga Clínica destaca que “Muitos casais, tiveram a oportunidade de reacender a chama do amor e aumentar o vinculo amoroso, com a ajuda mútua para encontrar soluções para todos os impasses e obstáculos pessoais e familiares.”

Em entrevista para a CNN, Paola Carosella, conhecida Chefe de Cozinha, comentou:

“Vivia uma relação à distância com meu marido. Em 2020, passamos uma quarentena juntos e foi insuportável… o meu marido é fotógrafo e trabalha viajando. Quando voltou para casa por conta da quarentena achava que nunca mais na vida poderia ir viajar. Muita frustração. Ele não conseguia trabalhar. Ele dizia “estou me sentindo uma esposa em que o marido sai para trabalhar e ela não tem o que fazer”. A solução que encontramos foi fazer terapia de casal pela primeira vez na vida… é muito interessante se ver aos olhos do outro. Se reconhecer naquelas coisas que não achava que eu era e aceitar olhando o outro. Tão perto fisicamente foi uma prova de fogo, mas a crise trouxe a transformação”.
Mais tempo em casa, mais tempo com a minha filha, nunca tinha tido essa oportunidade antes. Foi um ano de encontrar com ela no meu cotidiano. Mudou muito nosso relacionamento. Me sinto mais confiante. O prazer da conquista. Passar esse ano, sobreviver esse ano, sem perder pessoas, empresa e relacionamentos, foi uma conquista.”

Solução para o conflito do casal? Diálogo, segundo os especialistas.

Importante dialogar com o nosso parceiro, de alinhar expectativas para encontrarem o equilíbrio. Se ficar muito difícil conversar, melhor buscar ajuda profissional como fez a Paolla.

Angélica Samarco reforça:

“Quando falamos da estrutura do amor, pensamos em respeito, admiração e  confiança e, se uma pessoa não está alinhada com essa estrutura, precisa buscar ajuda, encontrar algum ponto de aprisionamento, alguma crença limitante.”

A pandemia nos trouxe a oportunidade de reforçar laços, promover resgates e transformação no relacionamento. Conhecer melhor as pessoas da nossa família e até na divisão das tarefas diárias. Olhar fotos antigas, reviver bons momentos e planejar outros que virão.

Como diz a psicanalista a escritora Regina Navarro Lins:

“para uma vida a dois funcionar bem, precisa haver total respeito ao outro, pelo seu jeito de ser, pensar e se comportar. Cada um ter a liberdade de ir e vir, incluindo ter amigos em separado, programas independentes e não ter que controlar um ao outro.”

E para quem está sozinho?

“Carentena” é um dos apelidos que a quarentena ganhou dos solitários. Os aplicativos de relacionamento que conecta pessoas com os mesmos interesses de forma digital tiveram um crescimento interessante.

Happn notou um aumento de 18% nas mensagens trocadas pelo aplicativo; o The Inner Circle teve um aumento de 15% nos matches e 10% nas mensagens enviadas; e o Par Perfeito registrou crescimento de 70% de novos usuários, um ganho de 20% no tempo médio gasto no aplicativo e site 15% de volume de mensagens trocadas desde o início da pandemia.

Em 2020, para o Dia dos Namorados, o aplicativo Par Perfeito lançou a campanha “O Amor Está On-line” nas redes sociais que inclui entrevistas com casais que se conheceram no aplicativo e várias transmissões online com programas de gastronomia, musicais e até especialistas com dicas para montar um perfil interessante.

Para os maduros, a outra novidade é participar do Jovens Solteiros 50+, uma iniciativa do programa de TV Ana Maria Braga. Inscreva-se aqui.

Trouxemos algumas dicas em vídeos para você refletir sobre relacionamentos e fazer uma provocação sobre o Amor:

Relacionamentos Na Pandemia | Saúde na Mente | 24:23

Amor no século XXI | Regina Navarro Lins e Leandro Karnal | Prazer Karnal – Canal Oficial de Leandro Karnal | 39:31

O Dia dos Namorados está chegando. Que tal celebrar o amor do jeito que você acreditar e  criar momentos para celebrar sempre!

Quer saber mais sobre outros temas para os 50+? Continue acompanhando o nosso site e siga nossas redes sociais no Instagram e Facebook.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.