Amanhã eu faço: como escapar da armadilha da procrastinação

Como escapar da armadilha da procrastinação

A mulher sempre foi reconhecida como multitarefa, o que tem seus desafios quando se refere a dar conta de todas elas e acabar optando por aquelas, que em geral, nos dá mais prazer, a chamada procrastinação.

A procrastinação pode atrapalhar a conquista de nossos objetivos pessoais e profissionais. É preciso um bom trabalho de autoconhecimento para conseguir evitá-la.

Afinal, é tentador adiar uma tarefa que não gostamos por outra que nos dá mais prazer. Mas isso pode acabar complicando o nosso dia e objetivos.

Por que procrastinamos e seus perigos

As razões do porque procrastinamos podem ser diversas, como por exemplo o medo do fracasso, sobrecarga de tarefas, falta de motivação ou perfeccionismo, mas o resultado é sempre o mesmo: sentimos culpa, frustração e a sensação de que o tempo está passando rápido demais.

A procrastinação pode gerar outros perigos. Veja alguns exemplos:

  1. Acúmulo de tarefas: Quanto mais deixamos para depois, maior a pilha de pendências.
  2. Ansiedade e estresse: A sensação de não estar no controle pode gerar ansiedade e estresse.
  3. Perda de oportunidades: A procrastinação pode fazer com que percamos oportunidades únicas.
  4. Impacto na autoestima: Não alcançar nossos objetivos pode afetar nossa autoestima.

Dicas de como vencer a procrastinação

A vida é feita de momentos presentes. Ao invés de adiar seus sonhos, comece a vivê-los agora mesmo. A sensação de realização e satisfação pessoal é indescritível.

1. Autoconhecimento:

“O primeiro passo para vencer a procrastinação é entender por que você está procrastinando”. “Pesquisas mostram que em metade do nosso tempo estamos desatentos. E quanto mais desatentos estamos, menos consciência temos de nós mesmos. Então, buscar maneiras de treinar nossa atenção e viver mais em um estado de atenção plena funciona como uma ajuda transversal” comentou o fundador e coordenador do Centro Brasileiro de Mindfulness para a Revista Vida Simples. Procure entender quais são os motivos que te levam a procrastinar.

2. Estabeleça metas claras e realistas:

“Defina metas específicas e mensuráveis ​​para o que deseja realizar. Ter objetivos claros ajuda a manter o foco e a motivação, tornando mais difícil adiar as tarefas”.

3. Priorização:

“Organize suas tarefas em ordem de importância. Concentre-se nas atividades mais cruciais e comece por elas”.

4. Divisão de tarefas:

“Divida suas tarefas em partes menores e mais fáceis de administrar. Comprometa-se a concluir pelo menos uma pequena parte da tarefa a cada dia”.

5. Eliminar distrações:

“Identifique as principais distrações em seu ambiente de trabalho ou em casa e tente eliminá-las. Desligue notificações de redes sociais, mantenha o ambiente organizado e crie um espaço de trabalho focado”.

6. Delegar:

Não tenha medo de pedir ajuda e delegar algumas tarefas.

7. Celebre suas conquistas:

Reconheça seus esforços e recompense-se.

8. Seja gentil consigo mesmo:

Errar faz parte do processo, o importante é aprender com os erros.

Algumas técnicas que podem ajudar a vencer a procrastinação

1. Estado de Flow

Técnica desenvolvida pelo psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi (1934-2021) que permite atingir um estado caracterizado por alta motivação, alta concentração, alta energia e alto desempenho, é o Estado de Flow. Em resumo, consiste em construir uma rotina, um ritual, durante uma hora e meia sem interrupções com foco total na sua atividade e terá a possibilidade de acionar o relógio biológico a seu favor. E entrar no estado de Flow. Após uma hora e meia, pare durante 20 minutos para recuperar as energias. E repita esse ritual de 3 a 4 vezes por dia. Falamos sobre isso em outro Blogpost aqui na Estilo 5.0+, quando conversamos com o especialista na ativação do Estado de Flow, Cadu Lemos. Se você ainda não leu, acesse https://estilo5ponto0mais.com.br/blog/saiba-tudo-sobre-o-estado-de-flow/

2. Técnica Pomodoro:

Criada pelo italiano Francesco Cirillo no final da década de 1980. Consiste em trabalhar em blocos de tempo, com pequenas pausas entre eles. Envolve trabalhar por um período de tempo específico (geralmente 25 minutos) com concentração total e, em seguida, fazer uma pausa curta. Essa abordagem pode ajudar a manter o foco e aumentar a produtividade”. “Após os 25 minutos de foco total, faça uma pausa curta, geralmente de 5 minutos. Pare o que estiver fazendo e se afaste do local por 5 minutos. Utilize esse tempo para esticar as pernas, respirar fundo, fazer um pequeno lanche, ir ao banheiro, tomar água ou um café”.

3. Método Kanban:

Criado por Taiichi Ohno em 1953. “Kanban” significa cartão em japonês. O método consiste em dividir as tarefas em cartões, físicos ou digitais. Visualize suas tarefas em um quadro e organize-as por prioridades.

Você é capaz de alcançar tudo o que deseja! Acredite em seu potencial e não deixe que a procrastinação te impeça de ser feliz.

Lembre-se de que vencer a procrastinação é um processo contínuo que exige paciência e prática. Comece com pequenos passos e, gradualmente, você poderá eliminar esse hábito e alcançar seus objetivos de forma mais eficaz.

Se quiser saber mais sobre esse e outros temas para as Mulheres 50+ interessadas, conectadas e curiosas:

  • inscreva-se no nosso Canal do Youtube, dê um like e ative o sininho para receber as notificações de novos vídeos!
  • continue acompanhando o nosso site
  • siga nossas páginas no Instagram e Facebook.

Venha participar com a gente da revolução da longevidade, interagindo e sugerindo conteúdos que vocês gostariam de ver em nossos canais!

Um abraço!

Time Estilo 5.0+

Fontes:

https://vidasimples.co/vida-pratica/amanha-eu-faco-a-armadilha-da-procrastinacao/#procrastinar-verbo-intransitivo

https://www.siteware.com.br/produtividade/tecnica-pomodoro/#:~:text=A%20t%C3%A9cnica%20Pomodoro%20combate%20a,uma%20tarefa%20longa%20e%20complexa.

https://www.atlassian.com/br/agile/kanban#:~:text=O%20m%C3%A9todo%20Kanban%20%C3%A9%20uma,e%20transpar%C3%AAncia%20total%20de%20trabalho.

https://www.nomus.com.br/blog-industrial/kanban/?gad_source=1&gclid=Cj0KCQjwxsm3BhDrARIsAMtVz6M-FoYPvp4LOAPPC_oAT8Ujl0rG6r_ewwheJQqTZvPNZku4rDue9sAaAgYFEALw_wcB

Cintia Yamamoto Ruggiero

Sou apaixonada pelo tema Longevidade, curiosa e inquieta! Quero participar ativamente da revolução da longevidade e colocar o aprendizado profissional de mais de 30 anos e a experiência nas áreas de Negócios e Marketing para trazer conteúdos, produtos e serviços para as Mulheres 50+, conectadas, curiosas e interessadas!