Cuidados com a pele e exercícios físicos na Menopausa

Cuidados com a pele e exercícios físicos na menopausa

A menopausa é considerada a “Idade do Poder” pela filosofia indiana Ayurveda. Segundo essa medicina ancestral, a mulher deve viver em harmonia com o meio ambiente e com o seu momento de vida. Aceitar a maturidade como um presente da natureza e viver com sabedoria esta fase de transformações.

Mas, com todos os desconfortos que esse período traz para muitas de nós, como as ondas de calor, alterações do sono, da libido e do humor achamos que se trata de um período de provação.

Cuidados com a pele na Menopausa

Com a redução dos hormônios femininos e consequente diminuição da elastina e do colágeno, a pele madura sofre com o aumento da flacidez, ressecamento e sensibilidade.

Pesquisamos junto à Sociedade Brasileira de Dermatologia alguns cuidados com a pele durante esse período. Confira:

  1. Proteja a pele do sol; use sempre protetor solar de boa qualidade.
  2. Aumente o consumo de água
  3. Adote uma dieta saudável: opte por uma dieta equilibrada, que contenha todos os grupos de nutrientes. Deve incluir proteínas, ácidos graxos e fontes de antioxidantes.
  4. Use esfoliantes faciais pelo menos duas vezes por semana para remover as células mortas.
  5. Esqueça o cigarro; é um dos piores inimigos da saúde da pele.
  6. Use loção facial firmadora
  7. Aplique máscara facial regularmente. Escolha as de boas marcas e com ingredientes naturais.
  8. Use e abuse do Hidratante corporal, afinal a pele reveste todo o nosso corpo!

Lembre-se de procurar sempre a orientação de um dermatologista. Hoje existem várias tecnologias e novos processos que também podem trazer ótimos resultados de maneira muito suave para o seu rosto e corpo!

Fonte: https://www.sbd-sp.org.br/geral/oito-dicas-para-cuidar-da-pele-na-menopausa/

Adote um estilo de vida saudável. Siga uma dieta equilibrada, diminua o consumo de gorduras, sódio, açúcar, álcool e cafeína.

E os exercícios físicos? 

Inclua na sua rotina a prática de exercícios que reduzem o estresse, fortalecem o coração e os pulmões e ajudam na prevenção da perda óssea comum após a menopausa. (SOBRAC- Associação Brasileira do Climatério)

Os melhores exercícios para esse período vão depender de cada pessoa, mas pesquisamos alguns indicados por Personal Trainers e seus benefícios:

Musculação ou ginástica funcional. ótima opção para o ganho muscular: fortalecer os músculos e ossos que tendem a se tornar mais frágeis nesse período da vida da mulher.

Hidroginástica: as aulas são divertidas, em grupo. O exercício trabalha o corpo todo e não causa lesões nas articulações. A água relaxa e refresca o corpo.

Dança: alegria, bem-estar e socialização. Além disso, melhora a coordenação motora e flexibilidade. As aulas de ritmos, zumba ou outras modalidades nas academias e clubes são ótimas opções para manter o corpo ativo.

Caminhada: você pode fazer em qualquer lugar e no horário mais conveniente para você. Estimula a reposição óssea e preserva a elasticidades das artérias e ainda ajuda na queima das calorias. Mesmo no inverno, a caminhada deve ser preservada por atuar na prevenção de problemas cardíacos.

Pilates: aumenta a flexibilidade e fortalece os músculos.

Yoga: Excelente para aumentar a flexibilidade, resgatar o contato com o seu corpo e o equilíbrio. Fortalece corpo e mente.

Meditação: embora não possa ser considerado como um exercício físico é um instrumento poderoso de relaxamento e combate ao estresse. Você pode praticar sozinha, em silêncio, com foco na sua respiração. 20 minutos por dia são suficientes.

É muito importante escolher uma atividade que você goste, sempre com a orientação de bons profissionais e acompanhamento médico.

Escolha o melhor exercício para o seu momento. É importante ter o corpo em movimento.

Assista o vídeo da Estilo 5.0+ com o bate papo da nossa Fundadora com o Personal Trainer e Coach Esportivo Glycon Rio Branco sobre Exercícios físicos na maturidade:

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Um abraço!

Time Estilo 5.0+

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