Hipertensão na Maturidade: por que ficamos mais propensos nessa fase da vida?

Hipertensão na Maturidade

A hipertensão arterial é uma das doenças crônicas mais comuns atualmente. Somente no Brasil, existem mais de 30 milhões de pessoas com pressão alta. Apesar de o problema atingir todas as faixas etárias, gêneros e etnias, a pressão arterial tende a subir com o passar dos anos, tornando os maduros um grupo bastante propenso ao surgimento e à piora do problema.

O que é essa hipertensão?

A hipertensão é a pressão alta do sangue nas artérias. Imagine que suas artérias são como mangueiras: quando a pressão da água aumenta, as mangueiras ficam esticadas e podem até estourar. Com a hipertensão, acontece a mesma coisa: o sangue pressiona as paredes das artérias com mais força, o que pode levar a diversos problemas de saúde.

Metade das pessoas com mais de 50 anos tem hipertensão arterial

Segundo o cardiologista Ricardo Rodrigues, do Aché Laboratórios, a hipertensão é o resultado do envelhecimento natural do corpo e do estilo de vida que se reflete nas estatísticas. Ele destaca que o envelhecimento das artérias provoca seu endurecimento e diminui sua capacidade de distender.

Além disso, formas de comportamento e doenças ao longo da vida também exercem um papel importante. “O indivíduo na terceira idade ficou mais tempo exposto a condições que favorecem o desenvolvimento da hipertensão arterial, como consumo excessivo de sal, estresse e obesidade”, afirma o profissional. Sem falar nos danos aos vasos sanguíneos causados pelo diabetes, pelo alcoolismo e pela menopausa nas mulheres.

E como prevenir a hipertensão?

A prevenção é a melhor forma de se proteger da hipertensão e mesmo as pessoas que já têm pressão alta devem adotar alguns cuidados para controlar a doença, especialmente por causa do maior risco de complicações na maturidade, como infarto, AVC e ruptura de aneurismas:

1. Reduzir o consumo de sal – Reduzir significativamente o consumo da quantidade de sal é a primeira medida para quem quer manter a pressão arterial sob controle. No preparo em casa, analise os rótulos dos alimentos industrializados e verifique a quantidade de sódio e tome cuidado com a comida ingerida em restaurantes.

2. Diminuir a ingestão de alimentos com gorduras de origem animal – Outra medida importante para combater a hipertensão arterial é minimizar o consumo de carnes e outros alimentos de origem animal porque são ricos em gordura saturada, que é rica em colesterol e se solidifica com facilidade, formando verdadeiras placas que obstruem os vasos sanguíneos.

3. Pratique exercícios físicos com regularidade – Os exercícios físicos ajudam a fortalecer o coração, tornando-o mais capaz de fazer esforços intensos para bombear o sangue, ele contribui para eliminar a gordura e dilatar os vasos sanguíneos periféricos.

O exercício físico também ajuda a desobstruir ou evitar a obstrução de veias e artérias porque ajuda o corpo a eliminar a gordura, além de favorecer a circulação com o fortalecimento do coração e o aumento do diâmetro dos vasos sanguíneos.

4. Não fume – O cigarro potencializa os impactos negativos fazendo com que a pessoa tenha um risco muito maior de infarto ou de AVC.

O cigarro também eleva os níveis de açúcar e gordura no sangue. Portanto, ele acelera a formação de placas que obstruem as veias e artérias, aumentando os riscos de sérios problemas cardiovasculares.

5. Reduza o consumo de café – Por ser uma bebida estimulante, o café pode aumentar em até quatro vezes as chances de desenvolver a hipertensão arterial em pessoas que possuem a predisposição genética para esse problema para quem consome entre 3 a 4 xícaras diárias.

Uma opção é o café descafeinado que possui menor quantidade de cafeína que a versão regular.

6. Reduzir o peso – A obesidade em si já é um fator de risco para o surgimento de doenças cardiovasculares.

Estudos mostram que a redução do IMC, ou seja, do peso corporal, contribui para a diminuição da pressão arterial. Essas pesquisas revelam que, ao emagrecer, o indivíduo passa a precisar de uma quantidade menor de drogas hipotensoras.

7. Controle o estresse e a ansiedade – As emoções afetam a pressão. Isso acontece porque, quando ficamos ansiosos ou estressados, nosso organismo libera uma descarga de hormônios que nos preparam para a “luta”, como a adrenalina e o cortisol.

Esses hormônios aceleram os batimentos cardíacos com o objetivo de levar mais sangue o oxigênio para os músculos, aumentando a pressão arterial e gerando picos no indivíduo hipertenso.

Resumindo as dicas para prevenção ou conviver com a hipertensão:

  • Alimentação: Reduza o consumo de sal, gorduras saturadas e açúcares. Aposte em frutas, verduras, legumes e grãos integrais.
  • Atividade física: Pratique exercícios físicos regularmente, pelo menos 30 minutos por dia, ou no mínimo 150 minutos por semana.
  • Peso: Mantenha um peso saudável. Se você estiver acima do peso, perder alguns quilos já pode fazer muita diferença.
  • Álcool: Modere o consumo de bebidas alcoólicas.
  • Tabaco: Abandone o cigarro.
  • Café: Opte pelo descafeinado.
  • Estresse: Controle o estresse com técnicas de relaxamento, como yoga ou meditação.
  • Consultas médicas: Consulte seu médico regularmente para medir a pressão arterial e fazer check-ups. Monitore sua pressão em casa.

A hipertensão é uma doença crônica, mas com cuidado e disciplina, você pode controlá-la e viver bem por muitos anos. Fale com seu médico.

Assista ao vídeo sobre Hipertensão com médicos do Hospital Sírio Libanês.

Como medir, prevenir e tratar a hipertensão- Hospital Sírio Libanês- 05:17

Ter uma vida longa e saudável implica em rever o estilo de vida. Comece agora!

Se quiser saber mais sobre esse e outros temas para as Mulheres 50+ interessadas, conectadas e curiosas:

  • Inscreva-se no nosso Canal do Youtube, dê um like e ative o sininho para receber as notificações de novos vídeos!
  • Continue acompanhando o nosso site
  • Siga nossas páginas nas redes sociais Facebook e Instagram.

Venha viver a revolução da longevidade com a gente interagindo e sugerindo conteúdos que vocês gostariam de ver em nossos canais!

Um abraço!

Estilo 5.0+

Fontes:

https://cuidadospelavida.com.br/blog/post/por-que-ficamos-mais-propensos-a-hipertensao-na-terceira-idade

https://www.vidanatural.org.br/hipertensao-arterial-7-erros/

https://www.tuasaude.com/cafe-descafeinado-faz-mal/#:~:text=Por%20ter%20%C3%B3timas%20quantidades%20de,infarto%2C%20press%C3%A3o%20alta%20e%20derrame.

 

Cintia Yamamoto Ruggiero

Sou apaixonada pelo tema Longevidade, curiosa e inquieta! Quero participar ativamente da revolução da longevidade e colocar o aprendizado profissional de mais de 30 anos e a experiência nas áreas de Negócios e Marketing para trazer conteúdos, produtos e serviços para as Mulheres 50+, conectadas, curiosas e interessadas!