Os desafios do reencontro familiar em função da pandemia para as 50+

Desafios do Reencontro Familiar pós-pandemia 50mais

Como está sendo o seu reencontro com a família?

Você devia ouvir muito ou até mesmo falar: “Quero passar mais tempo com a minha família, meu trabalho está me esgotando.

E aí chegou a pandemia. E muitas pessoas se viram, de um dia para outro, todos juntos dentro do mesmo espaço, o tempo todo. O reencontro aconteceu!

Pais, filhos, membros da família em home office, aulas on-line, uma quantidade enorme de atividades domésticas por fazer sem auxiliares e o desafio de aprender a conviver com todos  no mesmo espaço. E a relação à distância com queridos familiares e amigos, sem abraços, beijos e afeto. E esta nova realidade ou parte dela ainda não tem tempo certo para acabar.

Criar rotinas que não sejam de um quartel para minimizar o stress em família, encontrar tempo para tudo: para preparar as refeições, arrumar a casa, cuidar do cachorro, fazer as compras, acompanhar as aulas on-line dos filhos e netos e resolver os constantes conflitos familiares.

O reencontro trouxe também valores de cooperação, consideração e cuidado, o resgate de atividades de lazer em família como leitura, jogos, assistir a filmes, a aceleração do aprendizado de ferramentas digitais para os negócios e as comunicações.

Mas todas estas mudanças normalmente geram ansiedade para a maior parte das pessoas. Matéria publicada na Revista Claudia de abril alerta para os danos da saúde mental e física durante a pandemia. Quem cuida da saúde mental e reserva um espaço para relaxar e fazer algo prazeroso sairá da pandemia fortalecido e com mais saúde.

E os especialistas, o que acham de tudo isso?

Leandro Karnal diz que as pessoas precisam de rotinas, atividades, mas não de supervisão constante. Família é fundamental, mas para preservar a sanidade familiar, é muito importante dosar os momentos de fazer coisas juntos e momentos de individualidade mesmo dentro de casa. Não estamos de férias nem livres, estamos isolados para preservação do bem maior: a vida.

Para quem quiser ouvir mais de Leandro Karnal sobre este tema, trouxemos uma de suas lives:

Leandro Karnal no Educação #EmFamília | Saúde mental em tempos de isolamento social – 1:07:58

Uma coisa é certa, a Covid 19 trouxe a fadiga pandêmica e a oportunidade para rever nossos relacionamentos com família e amigos.

E para você, como está sendo o seu reencontro com a família? Deixe aqui seus comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *