Resgate a sua essência e conheça os caminhos para a reconexão

Resgate a sua essência e conheça os caminhos para a reconexão

Em muitas situações críticas que por vezes costumam surgir em nossas vidas, mergulhamos fundo no problema e acabamos nos desconectando da nossa essência.

Pode ser o tratamento de um problema de saúde, um relacionamento abusivo, ambiente de trabalho extremamente competitivo, uma perda importante de alguém querido, dentre outras situações. São ocasiões onde simplesmente perdemos o chão e a conexão com a nossa essência.

São momentos em que nos sentimos perdidas, desconectadas de nós mesmas.

Mas como voltar a nos reconectar e nos fortalecer? Como encontrar os caminhos para o reencontro com quem somos, com a nossa essência?

Em entrevista para a Revista Vida Simples, a atriz e dramaturga Isabel Teixeira conta que “na adolescência, em determinadas férias, a mãe lhe disse que não poderiam viajar. Era época de vacas magras. Como a Isabel adorava ficar em casa, curtiu a notícia e criou uma rotina diária”:

“Todo dia repetia a mesma rotina: acordar, tomar banho, vestir seu melhor pijama e fazer algo de que gostava, incluindo ler, escutar música e assistir a filmes.”

“Hoje ela vê que começava ali a construção do seu “quarto primordial”, um espaço seguro, dentro de si, que a acompanha em todos os outros lugares”.

“É desse espaço interno, de conhecimento íntimo e conforto, que hoje ela tira forças para ocupar o lado de fora com mais autenticidade. “A casa é o lugar onde nos acolhemos. Isso dá muita força de modo a ir para o mundo”, diz.

“Isabel continua fazendo retiros em casa para desfrutar da “solitude” criativa e se encontrar consigo mesma. A partir dessa reconexão, ela pode, enfim, oferecer o que possui de melhor”.

Tempo para se resgatar

Essa forma que a Isabel Teixeira encontrou para estar em contato consigo mesma nos lembra da “importância de regressar à casa quando perdemos o rumo de nós mesmos”.

Em um mundo dominado pela tecnologia, onde as pessoas não se falam mais, mas somente enviam mensagens e aguardam ansiosamente pela resposta, um novo mundo que “acelera o passo cotidiano e o fio que nos leva de volta a nós parece escapar constantemente”.

As solicitações são muitas e constantes: “é preciso chegar mais longe, ter mais, não ficar de fora e estar sempre disponível”.

E quando estamos disponíveis para nós mesmas? E como parar esse moto-contínuo que nos leva de cá pra lá sem tempo para reflexão?

“Passamos a sentir inveja da máquina, que não precisa descansar, não adoece nem se entristece. É preciso humildade para reconhecer nossas limitações bem como as dos recursos naturais, reflete o filósofo indígena e doutor em antropologia social Gersem Baniwa”.

Detox Digital

Olhamos muito para fora e muitas vezes nos comparando demais e insatisfeitos com a nossa vida e esquecemos do olhar para nós mesmas, para a nossa trajetória de como foi chegar até aqui.

Ligar para alguém ao invés de mandar mensagens talvez seja parte de um resgate mais humano; hábito que até pouco tempo era normal entre familiares e amigos. Ouvir a voz do ente querido se tornou cada vez mais difícil. E no meio de muitas mensagens trocadas, sem a devida atenção, podem gerar desentendimentos, que complica ainda mais o nosso tumulto interno.

“Fazer detox digital, ou seja, ficar um período sem celular ou fora das redes sociais, é recomendável. Você pode determinar horários para estar offline, de manhãzinha ou antes de dormir; em eventos especiais, como um almoço em família ou um jantar entre amigos; e também nos momentos de solitude, do encontro com você mesma para se ouvir”, recomenda Daniela Arrais, jornalista e sócia da Contente, plataforma para uma vida digital mais consciente.

Reconexão: alguns caminhos

A jornada de reconexão é pessoal e única para cada mulher, mas existem alguns caminhos que podem nos guiar nesse processo:

1. Autoconhecimento – sempre e na vida inteira, o autoconhecimento é primordial

  • Meditação e Mindfulness: Pratique a atenção plena para observar suas pensamentos e emoções sem julgamento, permitindo que sua mente encontre a calma.
  • Escreva: sobre seus sentimentos, medos e desejos. A escrita é uma ferramenta poderosa para a autodescoberta. Escreva sobre as coisas boas que aconteceram com você recentemente.
  • Terapia: Um terapeuta pode oferecer um espaço seguro para explorar suas emoções e desenvolver estratégias para lidar com os desafios e identificar as origens da desconexão.

2. Autocuidado – Cuidando de Si Mesma:

  • Sono: Durma o suficiente para que seu corpo e mente possam se recuperar.
  • Alimentação: Nutrindo seu corpo com alimentos saudáveis, você alimenta também sua alma.
  • Exercícios: A atividade física libera endorfinas, hormônios do bem-estar, e ajuda a reduzir o estresse.
  • Descanso: Reserve tempo para atividades que você gosta, como ler, ouvir música ou tomar um banho relaxante.

3. Conexão com a Natureza:

  • Passeios ao ar livre: Conecte-se com a natureza através de caminhadas, piqueniques ou simplesmente contemplando a paisagem.
  • Contemple mais: “A contemplação mexe com a nossa percepção de mundo e de nós mesmos. Promove mais sentimento de conexão aos outros e ao todo”.
  • Jardinagem: Cultivar plantas pode trazer uma sensação de paz e realização.
  • Yoga e Tai Chi: Essas práticas conectam corpo e mente, promovendo o equilíbrio e a harmonia.

4. Cultivando Relações Positivas:

  • Amizades: Passe tempo com pessoas que te inspiram e fazem bem.
  • Comunicação: Expresse seus sentimentos e necessidades para as pessoas próximas.
  • Limites: Estabeleça limites de segurança em seus relacionamentos.

5. Explorando Novas Possibilidades:

  • Novos hobbies: Descubra novas paixões e interesses.
  • Aprendizado contínuo: Estudo algo que sempre quis aprender, mas que priorizou o desejo de outra pessoa.
  • Viagens: Explore novos lugares e culturas, mesmo que seja para um café novo no seu bairro.

A jornada de autodescoberta e reconexão é um processo contínuo. Seja paciente consigo e celebre cada pequena vitória. Ao resgatar sua essência, você será mais forte, mais confiante e mais feliz.

Se quiser saber mais sobre esse e outros temas para as Mulheres 50+ interessadas, conectadas e curiosas:

  • inscreva-se no nosso Canal do Youtube, dê um like e ative o sininho para receber as notificações de novos vídeos!
  • continue acompanhando o nosso site
  • siga nossas páginas no Instagram e Facebook.

Venha participar com a gente da revolução da longevidade, interagindo e sugerindo conteúdos que vocês gostariam de ver em nossos canais!

Um abraço!

Estilo 5.0+

 

Fontes:

https://vidasimples.co/emocoes/abra-os-caminhos-da-reconexao-e-resgate-sua-essencia/

https://www.dasc.design/contente

https://www.instagram.com/contente.vc/

https://www.psicoterapiaeafins.com.br/2022/02/21/a-contemplacao-pode-tornar-sua-vida-melhor-entenda-como/#:~:text=Por%20auxiliar%20no%20aumenta%20da,para%20nossa%20sa%C3%BAde%20em%20geral.

Cintia Yamamoto Ruggiero

Sou apaixonada pelo tema Longevidade, curiosa e inquieta! Quero participar ativamente da revolução da longevidade e colocar o aprendizado profissional de mais de 30 anos e a experiência nas áreas de Negócios e Marketing para trazer conteúdos, produtos e serviços para as Mulheres 50+, conectadas, curiosas e interessadas!