Você já sentiu algo diferente simplesmente porque um novo ano chegou?
Muitas pessoas têm esse despertar de sentimentos nesta época como por exemplo esperança, alegria, fé, gratidão e satisfação. Em outras pessoas pode gerar angústia, ansiedade e até mesmo tristeza.
O fato é que no início de cada ano um ritual costuma se repetir. Paramos e temos oportunidade de refletir e de pensar: o que foi realizado, o que não conseguimos fazer e quais são os novos projetos para o ano que segue.
A Doce Melancolia da Retrospectiva
É quase automático: os últimos dias de dezembro nos convidam a uma retrospectiva carinhosa. Relembramos os altos e baixos, as batalhas vencidas e as lições aprendidas. Esse mergulho no que passou, muitas vezes, traz uma doce melancolia.
- Sente-se um leve pesar pelas oportunidades perdidas ou por laços que se afrouxaram.
- Ao mesmo tempo, emerge a profunda gratidão pela saúde, pelos afetos e pela resiliência demonstrada.
- É o reconhecimento de que somos a soma do nosso passado e a aceitação serena do futuro chegando.
E nos perguntamos: será que finalmente a paz está próxima? E as incertezas irão desaparecer?
Mas afinal, que sentimentos o novo ano desperta nas pessoas e por que isso acontece? Você já refletiu sobre esse momento?
Ano novo, vida nova, será? Ano novo, vida nova é um dito popular que parece traduzir um sentimento de renovação que contagia as pessoas na virada do ano.
Na opinião da Psicóloga Clínica Angélica Samarco “há várias formas das pessoas olharem para esse sentimento. Uma delas pode ser como um sistema de crenças. E essa crença varia de cada costume e histórico familiar das pessoas e qual valor dão para esse movimento da passagem do ano”.
“Pode ser um marco que existe dentro da pessoa. E há esse aspecto psicológico de crença mesmo, onde a pessoa acredita que algo novo, ou algo diferente do que foi no ano que passou virá”.
Angélica afirma que há uma explicação psicológica do nosso sistema de crenças, ou de experiências familiares.
Os sentimentos que o Ano Novo desperta são benéficos. Angélica entende que existem sentimentos despertados pelo Ano Novo que são benéficos para as pessoas.
“Um deles é o afeto gerado pelos momentos de reunião das pessoas não só no Ano Novo, mas também no Natal, na Copa, na Olimpíada. E há uma troca afetiva, amorosa das pessoas. É a união da família, é união de amigos que conforta todos”.
Então as pessoas se perguntam: “aonde você vai passar o Ano Novo? Com que turma você vai, se irá de branco e toda essa simbologia. Mas na verdade, o que mais toca é o estar junto, a troca desse afeto, desse amor”, comenta Angélica.
“O outro movimento, é o sentimento de encerramento de ciclo e a confiança naquele que se inicia. Ter a fé ou a esperança, que algo se renova. Isso também é gostoso”.
“A crença pode ser limitante, mas também pode ser estimulante. Se a pessoa acredita que toda passagem do ano é o fechamento de ciclo e o começo de um outro ciclo, se sente renovada e cheia de expectativas para o novo ano”.
“Enquanto estiver no sentido de gerar alegria, de gerar expectativas, ela acredita que o ano novo será diferente, até como uma conspiração positiva do universo. Sempre virão coisas boas e coisas novas. Isso é benéfico”.
A Força Renovadora da Esperança
O Ano Novo é, fundamentalmente, a celebração da Esperança. Para a mulher madura, essa esperança se manifesta de uma forma mais fundamentada, menos ingênua e mais poderosa. Não é apenas o desejo de que coisas boas aconteçam, mas a confiança na sua própria capacidade de fazê-las acontecer.
- A motivação se acende para retomar projetos engavetados ou para dar o primeiro passo em novas aventuras, seja no campo profissional, criativo ou pessoal.
- Sente-se um profundo alívio ao saber que o passado ficou para trás, e que o novo ciclo é uma página em branco que aguarda ser preenchida com as suas escolhas.
- O Foco no Que Realmente Importa: Conexão e Afeto. Com a maturidade, o foco tende a se afastar do superficial e a se concentrar no essencial. O final do ano intensifica a necessidade de conexão.
- O carinho e a saudade se tornam mais pungentes, levando à celebração dos laços familiares e de amizade.
- Há uma quietude que inspira a autorreflexão: a busca por mais autenticidade e a vontade de viver em maior alinhamento com os próprios valores.
Propósito para o novo ano
“Talvez o réveillon e a passagem do ano tragam essa possibilidade de merecimento, “eu posso tudo”. Vou sonhar, vou planejar, apesar de ser somente uma mudança de calendário” reflete Angélica.
“Se algumas pessoas querem olhar para esse ano que passou, para o que ela ainda não conseguiu e fazer melhor ainda. Qual a dificuldade, qual o seu propósito e as ferramentas de fazer no novo ano.
Todo dia é um novo dia para começar qualquer meta que você estabeleça. É uma forma de estimular para seguir em frente. Aproveite a chegada do Ano Novo para definir metas factíveis e uma delas pode ser investir mais em autoconhecimento e aproveitar a sua longevidade intensamente, da melhor maneira que você puder!
Feliz ano novo! São os desejos da Estilo 5.0+ para uma longevidade plena, feliz e saudável!
Que o seu novo ano seja repleto de serenidade, propósito e a alegria que só a sabedoria pode trazer.
Qual desses sentimentos — melancolia, gratidão, esperança ou conexão — está mais presente em seu coração neste momento? Conta pra nós!
Assista o bate papo da Estilo 5.0+ com a Psicóloga Angélica Samarco sobre os sentimentos que o ano novo desperta nas pessoas.
Os sentimentos que o Ano Novo desperta nas pessoas | Estilo 5.0+
Se quiser saber mais sobre esse e outros temas para as Mulheres 50+ interessadas, conectadas e curiosas:
- inscreva-se no nosso Canal do Youtube, dê um like e ative o sininho para receber as notificações de novos vídeos!
- continue acompanhando o nosso site
- siga nossas páginas no Instagram e Facebook.
Venha participar com a gente da revolução da longevidade, interagindo e sugerindo conteúdos que vocês gostariam de ver em nossos canais!
Um abraço!
Time Estilo 5.0+
Fontes
Vídeos
Festa de fim de ano pode despertar tristeza ou sentimento de renovação- 04:54
Capital Inicial – Não Olhe Pra Trás (Ao Vivo) ft. Lenine- 04:20
Jota Quest – Daqui Só Se Leva o Amor (Acústico)- 03:41