Você já ouviu falar em Mundo VUCA e Mundo BANI?

Mundo VUCA ou Mundo BANI

Mundo VUCA e Mundo BANI,  dois conceitos que tentam retratar os cenários de suas épocas e os impactos em nossas vidas que nem sempre são tão claros. Trouxemos aqui algumas informações para você entender melhor e tomar suas decisões:

1. Mundo VUCA

Criado no final da Guerra Fria e queda do muro de Berlim para explicar o Mundo Novo que estava surgindo.

O que quer dizer VUCA: é um acrônimo para:

V =  Volatility – Volatilidade; representa a velocidade e o volume das mudanças. Necessidade de adaptação;

U = Uncertainty – Incerteza: o futuro é imprevisível. As soluções de hoje podem não servir para amanhã;

C = Complexity – Complexidade: Tudo está interconectado. Os fatores dependem uns dos outros. O número de variáveis aumenta e as decisões se tornam cada vez mais difíceis;

A = Ambiguity – Ambiguidade: Falta de clareza; um mesmo cenário pode ter várias interpretações.

Com o desenvolvimento tecnológico esse conceito passou a ser utilizado muito mais para explicar o cenário empresarial atual onde as organizações precisam se adaptar e atualizar com relação a tecnologia, formatos de organizações e negócios que obviamente tem impacto nas pessoas, profissionais e empreendedores.

2. Mundo BANI

Com todos os desafios recentes, o conceito de BANI sugere que estamos vivendo um mundo caótico e que as soluções conhecidas já não servem mais.  Tanto as pessoas, como as empresas, precisarão incorporar esse novo modo de agir rapidamente. Tentar controlar ou evitar essas situações parece impossível.

A pandemia, por exemplo, quem poderia prever? E como evitar ou minimizar? Novos hábitos tiveram que ser rapidamente incorporados para nossa própria sobrevivência. Agir rápido e buscar alternativas.

BANI, também um acrônimo para :

B = Brittle – Frágil: O mundo é frágil. Tudo pode mudar de uma hora para outra. Seja por causa de uma pandemia que afeta o mundo inteiro, um ataque terrorista, ou qualquer coisa que mostre que você não está seguro;

A = Anxious – Ansioso: Decisões focadas. Não dá mais para parar e pensar. O foco é agir agora. Em qualquer aspecto da vida. Profissional, ou pessoal;

N = Nonlinear – Não linear. Muitos cenários simultâneos. O que levava anos, agora se resolve em meses, exemplo da vacina. Planejamento de curto prazo. Análise de várias situações ao mesmo tempo;

I = Incomprehensible – Incompreensível. Buscamos sentido em tudo, mas mudamos de ideia o tempo todo. Análise de dados de clientes já não são garantia de sucesso. Diferentes relatórios nos levam a diferentes possibilidades.

De forma prática, a sua atitude perante diferentes situações pode definir se você ainda está no mundo VUCA, da década de 80 ou já faz parte do novo mundo BANI.

Contextualizando:

A pandemia impactou negativamente o seu negócio? Ou a estrutura da sua família? Se você ficar reclamando da situação e culpando o coronavírus ou o governo, não vai resolver o problema. Você ainda está no Mundo VUCA.

Mas se você se permitir ver novas oportunidades, usar a resiliência e buscar novos caminhos, aí você já fará parte do mundo BANI.

Este é o momento de autoanálise para avaliar o quanto você está pronto para um mundo BANI.

Os velhos modelos já não servem mais para o contexto atual. A mudança é mais profunda do que tecnológica. É filosófica e antropológica. Um novo modo de agir, de enxergar o planeta e a sua própria vida.

Quer saber mais sobre esses conceitos? Acesse os vídeos:

Mundo VUCA x Mundo BANI – Cintia Menegazzo – 6’30

Vuca X Bani – Pensamento em Gotas- 08:30

Estamos vivendo situações totalmente imprevisíveis neste momento em função da pandemia mundial.  E isso nos solicita um novo modo de agir e pensar. Saber sobre esse conceito nos auxilia à reflexão e a ressignificação de nossa vida.

Vamos buscar reflexões para uma longevidade com mais equilíbrio e felicidade.

Continue navegando em nosso site e siga as nossas páginas nas redes sociais Instagram e Facebook. Inscreva-se também no nosso canal do Youtube.

One thought on “Você já ouviu falar em Mundo VUCA e Mundo BANI?”

  1. Eu me considero no mundo BANI. Apesar de não ter perdido o emprego nessa pandemia, me sinto na obrigação de tentar fazer o melhor na situação atual, enxergar oportunidades e concretiza-la. Acredito ter tido uma evolução espiritual neste processo todo.

    Será que o termo muvuca veio do significado do VUCA??

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.