Você sabe o que é estado de Flow?

Você sabe o que é estado de Flow?

Estado de Flow é um estado de consciência que pode ser acessado por qualquer pessoa e que nos permite acelerar o aprendizado. E chegar a um estado de máxima performance onde tudo flui de maneira natural.

Ainda mais importante para as 50+ no momento em que estamos vivendo.

É um estado mental onde o corpo e a mente fluem em perfeita harmonia, caracterizado por alta motivação, alta concentração, alta energia e alto desempenho. Por isso também chamado de experiência máxima, ou experiência ótima.

Desenvolvido pelo psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi, PhD e professor da Universidade de Chicago, o conceito de Estado de Flow foi aprimorado na década de 70 e validado nos anos 90. Principalmente graças a tecnologia de imagem de ressonância magnética funcional que permite visualizar o funcionamento do cérebro, ativando áreas específicas em tempo real, defendidas no conceito.

Mas como ativar o estado de Flow?

Conversamos com Cadu Lemos, pesquisador, autor e palestrante que atua com programas de desenvolvimento humano, cultura organizacional, alta performance e aprendizagem apoiados por neurociência. É especialista na ativação do estado de Flow. Parceiro no Brasil da Aleas Simulations e do Flow Leadership Institute, ligadas ao Professor Mihaly Cskszentmihalyi.

Você se lembra de algum momento em que estava desenvolvendo uma atividade que parecia que nada em volta incomodava?

Pode ter sido um hobby, um esporte, uma conversa, uma leitura, um projeto, cozinhar um prato especial, saborear um bom vinho, assistir um filme, fazer artesanato, escrever, namorar, passear no parque, meditar, fazer yoga, andar na praia ou simplesmente ver o sol se por. Algo que tenha feito você perder a noção do tempo e do espaço?

Se a resposta for sim, provavelmente você já experimentou o estado de Flow, comenta Cadu.

Geralmente acontece quando estamos gostando muito do que estamos fazendo e desenvolvendo atividades que dominamos e temos alto interesse.

Segundo Cadu, a prática do estado de Flow, termo em inglês que pode ser traduzido como “Estado de Fluxo” ou “Experiência de Fluxo”, é um conceito ligado a neurociência, mas também ao autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Tem como benefícios a aprendizagem, o aumento de equilíbrio e da inteligência emocional.

Você pode ativar o estado de Flow conscientemente, utilizando vários gatilhos, de forma individual ou coletiva. Para isso explica que é necessário construir um ambiente adequado, baseado em mudança de comportamento, hábitos, muita disciplina e cumprir 4 etapas:

1ª Etapa – atividade que você precisa desenvolver / meta / objetivo / foco e desafio para liberar a descarga de adrenalina e cortisol, essenciais para se lidar com situações onde foco e atenção sejam exigidos.

2ª Etapa – liberação – A disciplina de ‘esquecer’ daquele assunto por um tempo, deixar que o esforço não seja um impeditivo e ‘dar um tempo’, permitindo ao subconsciente que processe aquilo que está acontecendo. Quantas boas ideias você já teve caminhando ou tomando uma ducha? Este é o momento em que você recebe descargas de óxido nítrico, dopamina, endorfinas, Anandamida, entre outros hormônios de prazer e gratificação.

3ª Etapa – ativar o Flow acaba sendo uma consequência natural das primeiras duas etapas do ciclo do Flow.

4ª Etapa – recarregar a energia – Recuperação é fundamental. Nossas reservas de endorfinas são finitas e precisam ser repostas. O grande problema é que as pessoas não dão valor ao momento de recuperação, que pode ser uma meditação, respiração, visualização e sempre, repouso. Noites mal dormidas são, juntamente com as interrupções do nosso dia a dia, os maiores inimigos do estado de Flow.

O que acontece durante o estado de Flow?

A concentração se aprofunda. O presente é o que importa. Sensação de estar no controle, mas que nos desliga do cotidiano e nos permite entrar em conexão conosco gerando puro deleite e realização de tarefas com muita facilidade (desde que haja uma relação equânime entre o tamanho do desafio e a habilidade de lidar com ele).

O sentido do tempo é alterado. Há uma perda de ego, seu crítico interior desaparece.

Para cada pessoa o estado de Flow se revela em alguma atividade ou estado de ânimo.

Ainda segundo Cadu Lemos, estudos recentes, realizados pela consultoria McKinsey apontam que a prática aumenta a performance em até 500% e acelera o aprendizado entre 350% e 600%. Portanto, pode construir o seu tempo de forma diferente. Afinal, Gestão da Energia física, emocional, mental e espiritual são renováveis enquanto o tempo não é, complementa.

Convite do Cadu Lemos: “Crie novos rituais, pare, não faça nada, renove as energias. Traga o Estado de Flow para sua vida diariamente. Se permita desligar o piloto automático e dedicar alguns minutos por dia para recarregar as energias”

Trouxemos alguns vídeos para você conhecer mais sobre o estado de Flow:

Mihaly Cskiszentmihalyu o Padrinho do Flow – Cadu Lemos – 1’00

Benefícios do Flow | Cadu Lemos – 1’01

Ciclo do Flow | Cadu Lemos – 1’02

O inimigo do Flow | Cadu Lemos – 1’02

Música e Flow | Cadu Lemos – 1’01

Na rotina diária onde acumulamos tarefas e stress acabamos por esquecer de criar momentos únicos.

A longevidade é o melhor período da vida para vivermos muitos momentos de Flow. A conquista de equilíbrio e o encontro consigo mesmo e com o que você gosta de fazer e vivenciar.

Gostou deste conteúdo? Quer saber mais sobre Bem-Estar? Continue navegando em nosso site e siga nossas páginas nas redes sociais Instagram e Facebook.

One thought on “Você sabe o que é estado de Flow?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.