A vida é um presente! Vamos celebrá-la diariamente!

A vida é um presente

Acordar todas as manhãs e celebrar a vida, mesmo com algumas partes doloridas que normalmente fazem parte da maturidade e do aumento da longevidade!

Continuar aprendendo sempre! Fazer coisas que te deixam feliz! Desde as mais simples como beijar alguém que ama, ou o seu pet querido ou sair para trabalhar, fazer uma atividade física e encontrar familiares e amigos. Tomar um café, fazer um happy hour e apreciar as coisas simples da vida! Presentaço!

A vida é um presente, um presente que deve ser celebrado todos os dias. E a melhor maneira de fazer isso é cultivar a gratidão. A gratidão é um sentimento poderoso que nos permite ver o lado bom das coisas, mesmo quando os tempos estão difíceis. Ela nos ajuda a apreciar o que temos, a confiança nas vitórias em nossas vidas e nos sentir mais felizes e satisfeitos.

Para as mulheres brasileiras que atualmente alcançam a média de 78,9 anos de vida, segundo o IBGE, a maturidade ganha um foco diferente com a vida trazendo novas experiências todos os dias!

A vida é um presente, inspire-se!

Constanza Pascolato “A vida é um presente!” Frase da Costanza Pascolato na entrevista que concedeu à Revista Marie Claire, de março 2023.

Costanza é um ícone de moda e inspiração para uma vida ativa, saudável e inteligente. Aos 84 anos, mantém uma rotina de trabalho agitada como consultora, colunista, influenciadora e estrela de campanhas. ‘Estar mais velha é de um valor inenarrável’ afirma Costanza.

Ela participou de colunas sociais e revistas de celebridades antes da chegada das mídias sociais. Hoje Costanza segue sendo uma figura irreverente e ativa. “O segredo é nunca se levar tão a sério e não acreditar tanto na persona que a gente cria. É conhecer a nossa essência e manter a alma no comando, não a personagem.”

E continua: “…tive um monte de doenças e inclusive uma grande depressão” … a vida para mim é um presentaço. Então minha ideia é fazer com que a minha seja o mais bem tratada possível, a mais interessante possível, a mais curiosa. Tenho a curiosidade de uma criança de 2 anos, tudo é uma descoberta…”

Costanza teve câncer de mama duas vezes: aos 54 anos e aos 74 anos. “Sou absolutamente radical quanto à necessidade de fazer exames preventivos regulares e frequentes. Eles me permitem viver com mais qualidade e tranquilidade. A vida é um presente que precisa ser muito bem cuidado”, declara Costanza.

Iris ApfelIris Apfel, designer americana que faleceu recentemente aos 102 anos, recomendava: “Divirta-se. Arrisque-se. Seja ousada. Há muita coisa ao seu redor para te inspirar.”

A vida é um presente.

A Vida é um presente – No livro de Bob Fisher e Judy Fisher, consta o relato das entrevistas que fizeram com pacientes de uma clínica, entre eles um idoso de quase cem anos que aprendia húngaro, uma senhora que vendera suas ações para comprar uma bela casa na praia e até uma garotinha, de apenas cinco anos, que simplesmente dizia: “Quando o Sol aparece, fico feliz”.

Viver cada segundo tornou-se crucial para essas pessoas: desfrutar o presente, sorrir e agarrar-se aos pequenos prazeres difíceis de enxergar.

Por meio de questões simples, mas nem sempre tão fáceis de responder (Do que você mais se orgulha? Qual foi sua maior alegria? Qual foi sua maior decepção? Qual a coisa mais importante que você já realizou? Do que você se arrepende? O que você acha que acontecerá agora? Se você fosse dar uma mensagem ao mundo, qual seria ela?, o livro mostra a importância de viver com propósitos, sabedoria e plenitude.

A experiência de “quase morte” mudou a maneira dessas pessoas enxergar a vida e o mundo. “Elas perceberam que a vida é preciosa e resolveram não a desperdiçar nunca mais” comentam os autores.

onde-comprar

Envelhecer bem e com alegria

Algumas coisas simples e ao alcance da maioria das pessoas podem nos ajudar a envelhecer bem e enfrentar os desafios com serenidade.

Alguns preferem uma vida no campo, rodeada dos seus pets queridos, muita natureza, amigos e família, como cantou Elis Regina em Casa no Campo e que foi a escolha de Rita Lee, que desapareceu recentemente e nos deixou uma lição de vida em suas biografias.

Não há receita de bem viver, mas de atitudes para viver bem e com gratidão. Aceitar os revezes como aprendizado e celebrar as boas notícias.

 

Está mais que comprovado pela ciência o poder da gratidão.

Sempre que somos gratos por alguma coisa que nos acontece, nosso cérebro reage, aumentando o nível de dopamina — neurotransmissor responsável, dentre outras funções, pela sensação de bem-estar, humor e prazer. Por consequência, quanto maior a liberação de dopamina, mais satisfeitos e felizes no sentimos.

Cultivar a gratidão é um hábito que pode transformar sua vida. Quando você se concentra no lado positivo da vida, você se sente mais feliz, mais satisfeita e resiliente.

E esse contentamento costuma ser contagioso e interfere na forma como conduzimos nossos relacionamentos.

Então, como podemos cultivar a gratidão? Veja algumas dicas dos especialistas baseadas em pesquisas:

  • Comece um diário de gratidão. Reserve alguns minutos todos os dias para escrever três coisas pelas quais você se sente grata. Ao acordar ou na hora de dormir. Podem ser coisas simples como um apetitoso café da manhã, um bom banho ou uma cama confortável.
  • Faça algo bom por alguém. Ajudar os outros é uma ótima maneira de cultivar a gratidão. Uma amiga, o vizinho do prédio, o porteiro, o amor da sua vida, sua família, um desconhecido no trânsito, na rua, ou o seu pet. Um sorriso, uma gentileza, um afago, podem fazer a diferença na vida de alguém. Afinal, como diz o poeta: Gentileza gera gentileza!
  • Cerque-se de pessoas positivas. As pessoas com quem convivemos influenciam muito nossa maneira de pensar e sentir. Cerque-se de pessoas positivas e que te façam sentir-se bem.
  • Lembre-se das coisas boas da sua vida. Quando você estiver se sentindo para baixo, faça uma lista de todas as coisas boas da sua vida. Nesses momentos, leio o seu diário de gratidão.
  • Pratique atividades que tragam prazer: pode ser exercícios físicos, uma caminhada no parque, meditação, uma boa leitura, cozinhar e até cuidados com o jardim;
  • Cultive boas relações: ter amigos, colegas, conhecidos. Os relacionamentos positivos são a maior fonte de bem-estar e de vida longa segundo estudo de Harvard realizados em duas gerações.
  • Busque sentido para a sua vida: desde cuidar da pracinha do bairro, levar alimento ou agasalho para um morador de rua e deixar o seu sorriso e a sua gentileza junto com o auxílio. Cultivar a espiritualidade – que não necessariamente está ligada a religião, mas ao aspecto sutil da vida.
  • Celebre as conquistas da vida: aprender a andar de bicicleta, comemorar com uma volta no parque, celebrar um novo conhecimento, um novo lugar, conhecer um novo restaurante ou realizar algo que sempre quis fazer, mas nunca teve a oportunidade ou a coragem.
  • Lembre-se do líder pacifista indiano Mahatma Gandhi: “Não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho”.

A vida é um presente. Vamos desembrulha-lo todos os dias com muito cuidado!

Leia também no nosso site “Você sabe curtir as delícias da vida cotidiana?” https://estilo5ponto0mais.com.br/blog/voce-sabe-curtir-as-delicias-da-vida-cotidiana/

Não se leve tão a sério – Costanza Pascolato – Projeto Estelar – 04:56

Se quiser saber mais sobre esse e outros temas para as Mulheres 50+ interessadas, conectadas e curiosas:

  • Inscreva-se no nosso Canal do Youtube, dê um like e ative o sininho para receber as notificações de novos vídeos!
  • Continue acessando o nosso site.
  • Siga nossas páginas no Instagram e Facebook.

Venha viver a revolução da longevidade com a gente interagindo e sugerindo conteúdos que vocês gostariam de ver em nossos canais!

Um abraço!

Time Estilo 5.0+

Fontes:

https://vidasimples.co/emocoes/praticar-a-gratidao-e-um-exercicio-constante-que-traz-beneficios/

https://www.vittude.com/blog/gratidao/

https://revistamarieclaire.globo.com/moda/noticia/2023/03/a-incrivel-historia-de-constanza-pascolato-superei-guerra-cancer-e-3-casamentos-a-vida-e-um-presente.ghtml

https://www.consueloblog.com/vida-e-um-privilegio-costanza-pascolato/

Cintia Yamamoto Ruggiero

Sou apaixonada pelo tema Longevidade, curiosa e inquieta! Quero participar ativamente da revolução da longevidade e colocar o aprendizado profissional de mais de 30 anos e a experiência nas áreas de Negócios e Marketing para trazer conteúdos, produtos e serviços para as Mulheres 50+, conectadas, curiosas e interessadas!