Bike para maduros: os benefícios de retomar as pedaladas

Bike para maduros

A gente sempre destaca aqui na Estilo 5.0+ que a atividade física é essencial para um envelhecimento saudável. Faz bem para a mente e para o corpo!

E a gente também reforça que nunca é tarde para começar algo, e principalmente, para voltar a fazer alguma atividade que dê prazer.

Uma das atividades que vem ganhando muita força entre os 50, 60, 70 mais é o ciclismo porque traz uma série de benefícios na maturidade.

Com o aumento das ciclovias e ciclofaixas no Brasil, muita gente tem colocado suas “magrelas” para rodar e aproveitado para colocar o corpo em dia, conhecer pessoas e encontrar amigos!

Lembrando sempre que é muito importante consultar o seu médico antes de iniciar qualquer atividade física!

Algumas razões para o crescimento do ciclismo no Brasil

Nos últimos anos, temos observado várias mudanças que têm ajudado a incentivar a prática de ciclismo. Algumas delas:

  1. Infraestrutura para bicicletas: Muitas cidades estão investindo na construção de ciclovias, ciclofaixas e rotas para bicicletas, proporcionando maior segurança e comodidade aos ciclistas.
  2. Programas de compartilhamento de bicicletas: Em muitas cidades, celebramos programas de compartilhamento de bicicletas, nos quais as pessoas podem alugar bicicletas por períodos curtos de tempo. Isso tem incentivado mais pessoas a experimentarem a bicicleta como meio de transporte.
  3. Crescimento do ciclismo urbano: O número de pessoas que optam por usar a bicicleta como meio de transporte nas áreas urbanas aumentou significativamente. O ciclismo urbano tornou-se uma opção viável e popular para se deslocar em muitas cidades.
  4. Aumento da preocupação com a sustentabilidade: A bicicleta é um meio de transporte ambientalmente amigável, pois não emite gases poluentes e contribui para a redução de tráfego e congestionamentos.
  5. Economia: Usar a bicicleta como meio de transporte pode reduzir os gastos com combustível, estacionamento e manutenção de veículos.

Alguns benefícios da bike na maturidade:

Os benefícios de praticar o ciclismo são enormes. Aqui estão alguns muito importantes na maturidade:

  1. Músculos – pedalar melhora as funções do corpo e fortalece os músculos sem sobrecarregar as articulações porque os movimentos circulares não tensionam o corpo. A parte inferior é estimulada principalmente nos quadríceps, nos glúteos e nas panturrilhas, aumentando a resistência muscular.
  2. Coração – pedalar estimula e melhora a circulação sanguínea, diminuindo os riscos de doenças cardiovasculares, porque seu coração precisa trabalhar para manter as células oxigenadas e liberar energia o que ajuda a fortalecer os músculos do coração e reduzir a pulsação em repouso.
  3. Sociabilização – andar de bike pode ser uma ótima oportunidade para conhecer pessoas, encontrar com amigos para passeios em conjunto e até viagens. Hoje existem muitas empresas que organizam estes encontros. Afinal, ter uma vida social ativa e cultivar amigos, o chamado capital social, é primordial para um envelhecimento saudável e feliz.
  4. Memória – quando você pedala, exige que o seu corpo e o cérebro estejam totalmente oxigenados que faz com que a parte do cérebro responsável pela memória seja estimulado.
  5. Diabetes – um estudo publicado pela “Medicine and Science in Sports and Exercise” demonstrou que pedalar em um ritmo moderado por uma hora permite que pessoas com excesso de peso e diabetes tenham os níveis de açúcar do sangue reduzidos pela metade nas próximas 24 horas. Pedalar mais rapidamente por meia hora também pode reduzir os níveis em 19% durante um dia inteiro.
  6. Estresse – de acordo com a pesquisa da Cyclepan, que tinha o objetivo de entender os benefícios de praticar ciclismo, uma em cada três pessoas que pedalam notam a diminuição do estresse. Uma das razões é a diminuição do cortisol, hormônio do estresse, na corrente sanguínea com a atividade física.
  7. Insônia – à medida que os níveis de cortisol se reduzem, a melatonina (hormônio que induz o sono) é estimulada com maior facilidade. Segundo o estudo da Mental Health and “Physical Activity, pessoas que se exercitam caem no sono mais rápido e sentem menos sono durante o dia.
  8. Ansiedade – uma das vantagens de andar de bicicleta é a redução da ansiedade. Essa atividade física libera endorfina, um hormônio produzido pela hipófise no cérebro que ao ser liberado no sangue estimula as sensações de prazer, felicidade e bem-estar. Assim, o humor é melhorado e o sentimento de ansiedade diminui.

Vamos conhecer depoimentos de algumas Mulheres 50+ que praticam o ciclismo

Trouxemos os depoimentos de algumas Mulheres 50+, praticantes do ciclismo, para você se inspirar!!

1. Cristina Goellner:

58 anos, Proprietária da Syntonie Consultoria, empresa focada na gestão e organização de Clínicas e Consultórios. @syntonie_consultoria. Cristina começou a andar de bike com 57 anos por incentivo de seu namorado. Ela já sabia pedalar, mas não praticava regularmente e se encantou imediatamente pela liberdade, facilidade e por uma descoberta sobre o mundo dos bikers.

Quais os principais benefícios, na sua opinião, com o ciclismo?

Cristina: “os principais benefícios que encontrei no pedalar, foram: primeiro me motivar a cuidar ainda mais da saúde. Eu já fazia musculação regularmente porque sempre gostei de esportes, mas para pedalar melhor e curtir mais, senti a necessidade de me fortalecer mais. Fazer mais musculação e cuidar melhor da alimentação.

E outros benefícios como conhecer outras pessoas e realidades, conhecer São Paulo e lugares que eu nunca imaginei que eu iria muito menos de bike, descobrindo a cidade de uma forma diferente. São vários benefícios tanto para a saúde física como mental. Estou encantada!”

A Cristina chama atenção para a questão da queda. Ela diz “Em algum momento a gente vai cair. Vários são os fatores e você vai cair. “Por esta razão ela comenta que é importante olhar a parte física, fazer uma boa avaliação e trabalhar a musculação. Tudo isso vai ajudar numa eventual queda e a evitar danos maiores”.

Cristina Goellner Cristina Goellner Cristina Goellner Cristina Goellner

Como foi a experiência de andar de bike fora do Brasil e que cuidados você acha que uma Mulher com mais de 50 anos deve ter para escolher um passeio como este?

Cristina: “Faz 1 ano e meio que ando de bike e, neste período, tive 2 oportunidades de andar no exterior e foram muito distintas uma da outra.

Uma mais estruturada, o organizador pensando na experiência como um todo. Ele teve um cuidado maior em não cansar tanto o ciclista e proporcionar uma experiência no período de 6 dias em que o grupo tivesse momentos de bike, mas também de conhecer o destino e usufruir da gastronomia e conhecer a cultura do local, foi um mix de atividades e a bike foi o motivador para tudo isto.

O outro organizador tinha um foco maior em andar de bike e menos em conhecer o destino. São focos e formas diferentes.”

Com estes aprendizados, a Cristina dá algumas dicas para quem quer passar por uma experiência de pedalar no exterior e não ter surpresas ao chegar no destino:

  1. Prestar atenção e ver como o pedal é vendido, questionar o organizador sobre tudo que faz parte do pacote e o que não faz.
  2. Pedir a relação dos hotéis
  3. Checar no site da empresa e as avaliações sobre a empresa organizadora
  4. É importante ter o seguro saúde para qualquer eventualidade

“Antes de participar de um passeio de bike no exterior, é importante participar de grupos e pedalar aqui no Brasil e se equipar bem. Existem várias opções de roupas e acessórios, alguns supérfluos, mas outros muito úteis e à medida que você treina, você percebe o que te ajuda realmente no pedalar. Um óculos, uma camiseta UV e outros. Sair preparada daqui vai fazer toda a diferença.” finaliza Cristina.

2. Stella Rubio:

62 anos, Proprietária da Gaia Cultural, empresa que desenvolve e gerencia projetos culturais, esportivos e de responsabilidade social.

Stella aprendeu a andar de bike bem garota, mas, segundo ela, foi só depois dos 50 anos que começou a pedalar de verdade. Primeiro pela cidade de SP e depois fazendo trilhas no interior.

Com que frequência você pedala e a bike soluciona sua necessidade de exercícios ou complementa com outra atividade?

Stella: “Durante a semana faço aula de spinning na academia e final de semana pedalo pela cidade de SP, em parques e nas ciclovias. Também faço pilates, musculação e corrida.”

Qual a sua opinião a respeito das ciclovias em SP e você descobriu novos lugares na cidade desde que começou a pedalar?

Stella: “Andar pela cidade pedalando faz toda a diferença, você repara em coisas que de carro não consegue. É muito prazeroso. As ciclovias de SP estão cada vez melhores, especialmente a da Marginal Pinheiros e do Parque Bruno Covas. Destaco ainda que sinto os motoristas muito mais cuidadosos com os ciclistas na rua. É um aprendizado para todos.”

Stella Rubio Stella Rubio Stella Rubio Stella Rubio Stella Rubio Stella Rubio

 3. Luci Ferreira:

59 anos, Fundadora da Lux Assessoria Estratégica para Diversidade, Equidade e Inclusão @assessor.lux

Luci começou a pedalar em 2018 porque seus joelhos já sofriam as consequências de mais de 15 anos de corrida de rua. Ela tinha 55 anos e não pensava em Road bike ou speed (são modelos de bicicletas criados para pedalar em locais pavimentados) mas foi quando Luci conheceu a Gisele Gasparotto, fundadora da Lulu Five e diz: “tudo mudou de lá para cá!!!”

Que tipo de cuidado você acha que uma Mulher com mais de 50 anos deve ter antes de iniciar o ciclismo?

Luci: “Deve aprender, estudar e treinar. Existem dicas de ouro de segurança que aprendi na LuluFive que me levam até hoje a pedalar onde quer que eu esteja.”

Você entende que a bike ajuda na vida social? Como tem sido esta experiência para você?

Luci: “É um mundo saudável que se descortina e você nunca mais acorda tarde porque prefere acordar cedo para pedalar e descobre uma multidão de pessoas que também fazem essa opção!

É só ver o que tem de grupos de ciclistas todos os sábados no Empório Uai que fica em Cabreúva, do maravilhoso proprietário Ronaldo Reche https://www.instagram.com/emporiouaiquetrembao/ , e que tem o melhor pão de queijo do mundo!

E claro uma boa resenha de pós treino sempre pode ter uma cervejinha!!”

Luci Ferreira Luci Ferreira Luci Ferreira

Hoje várias empresas oferecem produtos e serviços relacionados ao ciclismo. Trouxemos algumas para você conhecer:

LuluFive Ciclismo Feminino

Empresa focada em ensinar o publico feminino a pedalar, manusear e controlar a bicicleta. Fundada em 2016 por Gisele Gasparotto, ciclista profissional desde 2006, a marca propõe Consultoria para iniciantes no Ciclismo de Estrada e organiza Viagens para pedalar no Brasil e no Exterior.

https://lulufive.com.br/

https://www.instagram.com/lulufive_ciclismo/

Bike tour Du Chef

Operadora de ciclo viagens de luxo ao redor do mundo, com programações gastronômicas. Fundada pelo Chef Rafael De Cara.

https://www.biketourduchef.com.br/

https://www.instagram.com/biketourduchef/

Você está pensando em testar alguma atividade diferente? Que tal se inspirar e experimentar a bike com todos os benefícios que você acabou de ouvir destas Mulheres 50+?

Se quiser saber mais sobre bem-estar e outros temas para as Mulheres 50+ interessadas, conectadas e curiosas:

  • inscreva-se no nosso Canal do Youtube, dê um like e ative o sininho para receber as notificações de novos vídeos!
  • continue acompanhando o nosso site
  • siga nossas páginas no Instagram e Facebook.

Venha participar com a gente da revolução da longevidade, interagindo e sugerindo conteúdos que vocês gostariam de ver em nossos canais!

Um abraço!

Time Estilo 5.0+

Fontes:

https://blog.bikeregistrada.com.br/bike-na-terceira-idade-confira-os-beneficios-incriveis/

https://www.metlife.com.br/blog/saude-e-bem-estar/10-beneficios-de-andar-de-bicicleta-para-a-sua-saude/

https://melhorbike.com/beneficios-bicicleta/

https://www.ecycle.com.br/beneficios-de-andar-de-bicicleta/

https://bikeitau.com.br/blog/beneficios-de-pedalar-todos-os-dias/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *