A microbiota intestinal é um universo de trilhões de microrganismos que residem em nosso intestino, influenciando nossa saúde de diversas maneiras, composto por bactérias, vírus, fungos e outros microrganismos, cada um com funções específicas.
Esse conjunto de bactérias confere ao intestino o título de “segundo cérebro”. O órgão tem comunicação direta num eixo intestino-cérebro, o que justifica a influência, inclusive, na saúde mental.
A microbiota gastrointestinal em equilíbrio atua no metabolismo e nas defesas do corpo.
Mas, quando se desequilibra, pode gerar males crônicos como diabetes e hipertensão.
Porém, o sinal mais comum da disbiose, nome dado ao desequilíbrio microbiano, são os gases, distensão abdominal, prisão de ventre, diarreia, azia, fadiga constante, problemas de sono, irritações na pele e intolerâncias alimentares.
A microbiota intestinal está envolvida no adequado funcionamento do corpo e também no envelhecimento saudável
Diversas pesquisas sugerem que os microrganismos intestinais estão envolvidos com o adequado funcionamento do corpo, mas também com o envelhecimento saudável.
O microbioma intestinal parece ajudar na redução de deficiências imunológicas e cognitivas relacionadas ao envelhecimento e na saúde muscular reduzindo os riscos para saúde do idoso.
Achados anteriores confirmam que a microbiota de idosos mais jovens e centenários é diferente entre si, o que leva a crer que cuidar do microbioma intestinal pode ser um bom caminho para atingir a longevidade e bem-estar imunológico, físico e mental.
E como a microbiota intestinal afeta a longevidade?
- Influencia na absorção de nutrientes: Uma microbiota saudável garante a absorção eficiente de nutrientes essenciais, como vitaminas e minerais, que são cruciais para o bom funcionamento do corpo e retardam o envelhecimento.
- Sistema imunológico: A microbiota intestinal está diretamente ligada ao sistema imunológico, ajudando a combater infecções e inflamações crônicas, que podem acelerar o processo de envelhecimento.
- Produz compostos anti-inflamatórios: Certas bactérias intestinais produzem substâncias que combatem a inflamação no corpo, um fator chave no envelhecimento e doenças crônicas.
- Influencia a produção de hormônios: A microbiota intestinal está envolvida na produção de hormônios como serotonina e dopamina, que impactam o humor, o sono e o bem-estar, aspectos importantes para uma vida longa e saudável.
- Contribuições para a saúde mental: Estudos demonstram uma ligação entre a microbiota intestinal e a saúde mental, com desequilíbrios microbianos associados a transtornos como ansiedade e depressão, que podem afetar a longevidade.
Como manter uma microbiota intestinal saudável?
- Alimentação balanceada: Priorize frutas, legumes, verduras, legumes integrais e fontes de proteínas magras. Limite o consumo de alimentos processados, açúcares orgânicos e gorduras saturadas. Algumas sugestões são os cereais integrais, como a aveia, sementes como a linhaça, frutas como a maçã e legumes como a cenoura, além de féculas como a batata e a mandioca.
- Consuma probióticos: Alimentos fermentados como iogurte natural, kefir, chucrute e kombucha fornecem bactérias benéficas para a microbiota intestinal. Suplementos probióticos também podem ser úteis.
- Pratique atividade física: A atividade física regular contribui para o equilíbrio da microbiota intestinal e promove a saúde em geral.
- Gerenciar o estresse: O estresse específico pode prejudicar a microbiota intestinal. Pratique técnicas de relaxamento como yoga, meditação ou respiração profunda.
- Evite o uso excessivo de antibióticos: Os antibióticos podem eliminar bactérias boas junto com as ruins, desequilibrando a microbiota intestinal. Use-os apenas sob prescrição médica.
Dicas extras para mulheres maduras:
Mantenha o peso corporal saudável: O excesso de peso pode afetar variados níveis da microbiota intestinal.
Faça exames preventivos regularmente: Consulte seu médico para acompanhamento da saúde intestinal e geral.
Converse com um médico ou nutricionista. Um profissional pode te auxiliar na criação de um plano alimentar personalizado para melhorar sua microbiota intestinal.
Importante: Cuidar da sua microbiota intestinal é essencial para uma vida longa e saudável. Adotando hábitos saudáveis, você pode fortalecer sua microbiota e viver com mais qualidade por mais tempo.
Pesquisamos alguns vídeos para saber mais sobre microbiota e envelhecimento saudável:
Microbioma intestinal e resposta imunológica | Hospital Albert Einstein – 2:26
Vamos falar sobre a Microbiota Intestinal | Instituto do aparelho Digestivo – 3:43
Eixo intestino-cérebro: qual a conexão entre saúde mental e digestiva? | Hospital Albert Einstein – 1:07
Se quiser saber mais sobre esse e outros temas para as Mulheres 50+ interessadas, conectadas e curiosas:
- Inscreva-se no nosso Canal do Youtube, dê um like e ative o sininho para receber as notificações de novos vídeos!
- Continue acompanhando o nosso site
- Siga nossas páginas nas redes sociais Facebook e Instagram.
Um abraço!
Estilo 5.0+
Fontes:
https://bioma4me.com.br/genetica/aumento-da-longevidade-esta-relacionado-ao-microbioma-intestinal/ https://bioma4me.com.br/genetica/uma-microbiota-saudavel-para-um-intestino-saudavel/ https://revistavisaohospitalar.com.br/microbiota-intestinal-a-chave-para-uma-vida-mais-saudavel/ https://www.puravida.com.br/blog/post/microbiota-intestinal-equilibrada-longevidade-saudavel