Conceito DIY – Do it Yourself – Vamos conhecer?

Conceito do it yourself

DIY – Do It Yourself  ou “Faça você mesmo”, da chamada cultura Maker, ganhou muita popularidade nas mídias e redes sociais.

As bases desta filosofia foram pautadas principalmente em:

  1. Economizar nas despesas e colocar a mão na massa.
  2. Sustentabilidade: aproveitar no artesanato os itens que estavam destinados ao lixo como embalagens de alimentos – vidros, latas e caixas longa vida.

Basicamente, a sigla D.I.Y. significa, em português, “faça você mesmo” e se aplica a qualquer atividade de criação ou reparação sem o auxílio de profissionais. O DIY pode ser considerado uma filosofia de vida que incentiva a concepção dos objetos necessários no cotidiano, para que assim consigamos diminuir o consumo.

Saiba mais: evolução do conceito DIY e aplicação atual

  1. Surgiu em 1912, nos Estados Unidos quando os próprios moradores realizavam pequenas reformas ou manutenção em suas residências para economizar dinheiro.
  2. Se tornou popular em 1950, no pós-guerra dos Estados Unidos, com o objetivo de reduzir o consumo
  3. Em 2000 o DIY ganhou força com os músicos punk underground que faziam produção independente – desde a composição de músicas até a divulgação e a venda
  4. 2020-2021- Pandemia: ficamos muito tempo em casa desde o início da pandemia e passamos a olhar melhor o que temos dentro de casa. Daí a oportunidade de mudar a decoração, fazer pequenas reformas, resgatar a memória afetiva e o aconchego de cada canto.

Colocando a mão na massa: algumas áreas de aplicação do DIY

Trouxemos aqui alguns exemplos e sugestões de categorias de DIY para você se inspirar:

  1. Marcenaria – É possível usar pedaços de MDF, caixotes de feira e até palletes para criar móveis diferenciados, estantes de livros, mesas e nichos decorativos. Você vai precisar de lixa, pregos, tinta e pincel.
  2. Customização de roupas – Incrementar uma camiseta, transformar um vestido ou uma calça. Você vai precisar de cola quente e adereços como fitas, rendas, pedrinhas coloridas, pins, pedrinhas de strass, pérolas, botões diferenciados e o que mais a sua criatividade pedir.
  3. Decoração Vintage – Azulejos adesivos no estilo vintage para fazer um cantinho aconchegante na cozinha ou criar um espaço de café. Você também pode adesivar partes do piso da cozinha e criar uma decoração personalizada.
  4. Robótica com Lego – Ótimo passatempo para compartilhar com as crianças e adolescentes. Veja o “Articulated Robot Hand”, projeto de robótica todo feito em LEGO.

Com a internet você pode facilmente achar vários tutoriais disponíveis dentro destas e outras categorias dentro do DIY – faça você mesmo.

Descobrir hobbies e talentos na maturidade

A maturidade pode proporcionar um tempo para nos dedicarmos a um hobby e resgatar algo que sempre quisemos fazer, mas nunca tivemos tempo.

Expressar sua criatividade para o mundo, seja na moda, no artesanato, na pintura, na leitura, na escrita, enfim, qualquer atividade prazerosa, é uma ótima forma de liberar a energia concentrada que armazenamos todos os dias e de sentir felicidade!

Encontre as coisas que lhe interessam e teste. Não precisa acertar ou colocar metas. Só experimentar coisas diferentes e ficar por mais tempo com as que você mais gostar.

Algumas ideias: Se você gosta de culinária, pode tentar decoração de bolos, de costura: bordado, tricô, crochê, de jardinagem: arranjo de flores e ikebana, um pequeno jardim ou horta, de cores: vitral, pintura, caligrafia, mosaicos e cerâmicas, de moda: bijuterias, figurismo, consultoria de imagem. Enfim, siga a sua intuição.

Veja os vídeos e sites que pesquisamos para você descobrir o seu hobby e o seu talento em DIY – Faça você mesmo e crie coisas incríveis!

TOP 4 dicas de DIY | Decoração para sua casa ou apartamento | Faça você mesmo- Reambientando do seu jeito Arquitetura – 06:32

10 Decorações que deixam sua casa mais atual e valorizada – Planarq- 18:25

10 Dicas simples para deixar sua casa chique e valorizada – Casa de rico gastando pouco – Planarq – 21:22

20 Projetos DIY fáceis para pessoas que não sabem nada de DIY| Ideias Incríveis – 30:11

30 ideias hobby para nunca se sentir entediado de novo-  Femininas – 14:07

Jardim com Pedras – Casa Cor – 02:10

Armário: como organizar as roupas em gavetas, prateleiras e cabides nos armários | Manual da Micaela – 20:57

DIY ou Faça você mesmo é um convite à criatividade. Divirta-se no processo e compartilhe com a família as suas criações, com um toque pessoal e único.

Incorpore novos hobbies a sua rotina e libere-se do stress! Para uma longevidade feliz e criativa!

Se quiser saber mais sobre esse e outros temas para as Mulheres 50+ interessadas, conectadas e curiosas:

  • inscreva-se no nosso Canal do Youtube, dê um like e ative o sininho para receber as notificações de novos vídeos!
  • continue acompanhando o nosso site
  • siga nossas páginas no Instagram e Facebook.

Venha participar com a gente da revolução da longevidade, interagindo e sugerindo conteúdos que vocês gostariam de ver em nossos canais!

Um abraço!

Time Estilo 5.0+

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *