Empreendedorismo feminino. Determinação, Coragem e Inovação.

Empreendedorismo Feminino

Determinação, coragem, inovação, misturados à curiosidade, organização e flexibilidade são os ingredientes de sucesso sugeridos por Adriana Cantoni, entrevistada pela Estilo .50+.

Neste vídeo, a Fundadora da Estilo 5.0+ Cintia Yamamoto, bate papo sobre experiências profissionais e de vida com a Adriana Cantoni, Sócia Fundadora da Lenic Cosméticos, uma mulher positiva!

Adriana é parceira da Estilo 5.0+. Ex-Executiva do Mercado financeiro, com 22 anos de vivência nas áreas de Marketing e Vendas, apaixonada pela formação de equipes felizes e participativas, que possam colocar em prática a paixão pelo que fazem, com a convicção de que o produto final será a construção de uma equipe de alta performance e entrega incomparáveis.

Adriana hoje é empreendedora, casada, mãe de 2 filhas, adora a vida em família, artesanato, e cozinhar para a família e amigos.

Vamos entender quais foram os ingredientes do seu sucesso na opinião da Adriana!

Sobre conciliar vida pessoal com vida profissional

“Fazer as coisas com prazer, com propósito. As coisas ao longo da carreira vão mudando; mudam nossos interesses. Alternamos em determinadas fases com mais trabalho e menos família e, em outras, mais família e menos trabalho. Você precisa sentir os momentos e as suas necessidades”.

“Me sentindo uma pessoa total e íntegra. Sem separar, a Adriana pessoal da Adriana profissional. Colocava tudo na agenda. Vida pessoal e profissional.

Preparar as crianças para a escola às 06:00 horas da manhã, preparar as mochilas, o café da manhã, quem vai leva-las, buscá-las, quem dá banho nelas, coloca para dormir, faz o supermercado e ainda coordena as atividades do trabalho. Tudo isso estava na minha agenda. É muito bom quando você tem um parceiro, ou parceira que pode te ajudar nesse período.

Mas se já é difícil fazer tudo isso com a participação do parceiro ou parceira, imagina sozinha.  A mulher que consegue desempenhar esses papéis se torna uma grande negociadora.

Quando você resolve empreender, muda a forma de se organizar. Os horários são mais flexíveis; não precisa esperar o intervalo do almoço, final do dia ou primeiro horário da manhã para resolver as coisas pessoais ou da família.

Como empreendedora, o nível de dedicação não reduz e você vai se encaixando. E se torna responsável pela vida de outras pessoas. Numa empresa grande, você tem o seu pedaço, mas na sua empresa, você tem o todo para cuidar”.

Sobre o processo de escolha, ou de decisão de sair do mundo corporativo e ir empreender

“Quando a gente faz uma escolha, abre mão de outras. Mulheres 50+ aprenderam que tinham que ter carreira, estabilidade financeira e seguiam no automático. As coisas aconteciam. Minhas filhas, hoje com 24 e 27 anos, me perguntavam: porque tudo tem que ser tão pesado e tão sofrido? A nossa geração cobrava muitas coisas.

Saí do mercado corporativo com 44 anos e aí veio a negociação com o marido para continuar trabalhando, mas mudar o foco. Criar outras paixões. Empreender sempre esteve na minha cabeça. Meu perfil é inquieto e curioso.

O universo conspirou para que esse momento acontecesse. Achava que teria um ano sabático. Impossível; você vai viajando e olhando para as coisas que poderiam se tornar um negócio.

E comecei a pensar sobre o que poderia ser uma boa oportunidade.

Anotava as ideias num caderninho de possibilidades.

O segmento de bem-estar e beleza sempre me brilhava os olhos. Então decidi que ia fazer marketing e vendas de um negócio de beleza.

Em viagem para o exterior, conheci um adesivo para a pele do colo.  Pessoalmente, tinha um desconforto com rugas no colo e aí descobri que esse produto poderia ser uma boa alternativa de negócio.

Comecei a pesquisar no mercado e me decidi. Mas queria inovação feita por mim, sem importar de ninguém”.

“Construí a Supérbia, que significa orgulho; orgulho da beleza possível e natural, de ser quem somos e não perder nossa identidade ao longo da vida”. Com foco em estética e bem-estar, sem procedimentos invasivos.

Depois vieram novos produtos, multifuncionais, para mulheres maduras e ativas”.

Sobre dicas, dificuldades e aprendizados no início do negócio

“Não esperar que em 2 ou 3 meses já estará vivendo do negócio. Os negócios demoram de 3 a 5 anos para começar a dar resultado e você parar de colocar dinheiro no empreendimento.

Na sua empresa você tem que fazer tudo; colocar a mão na massa; você é a equipe.

Aprender a lidar com dinheiro; as escolhas são muito importantes e poucas centenas de reais porque fazem a diferença.

Ir devagar; pé ante pé. Crescer com o resultado do seu próprio trabalho.

Crescimento orgânico e muito planejado. Um investimento de cada vez.

No início, você não tem as respostas. Cultive seus relacionamentos, aprenda um pouco com os outros, com os erros e até aprendizado com outros segmentos.

O ritmo da sua empresa é o ritmo que você vai dar.

Sobre a fase da menopausa

“Comecei com os calorões, mas não sabia se era o calor do verão, ou da menopausa. Foi suave para mim.

Fiquei mais emotiva. Não sabia se era por causa do início de pandemia ou da menopausa. Não sofri muito.

Na vida íntima a gente reaprende um pouco nesse período. Secura é um desconforto, mas dá para cuidar e ajuda bastante conversar com o parceiro. Há também uma queda da libido. Mas, depois de 29 anos de casado, dá para dizer “hoje não”.

Mensagem final da Adriana 

Como é rico ser humano. Aprendi a fazer cuscuz com a minha filha numa noite e me realizei. Descobri um jeito novo de pintar bandejas. Ajudei meus pais com a decoração na casa nova.

Viver curiosa. A gente aprende algo num dia e no dia seguinte já se sente empoderada no assunto.

A maturidade faz a gente se permitir mais. Temos menos necessidade de aprovação do outro. E essa geração que está chegando irá se permitir ainda mais. Não casar, não ter um relacionamento, ou ter um relacionamento com alguém do mesmo sexo e assim por diante. Experimentar, a cada dia que nasce. Somos o protagonista da nossa história.

Depois do aprendizado que tivemos com a pandemia sem saber se haveria amanhã, vamos aprender a fazer o melhor para nós e para o próximo, de um jeito novo.

Tenha pílulas de coragem todos os dias.

Assista a entrevista da Adriana Cantoni na íntegra acessando o vídeo no canal do YouTube da Estilo 5.0+:

Quer saber mais sobre Inspirações de Vida e participar da jornada da revolução da Longevidade com a gente?

Inscreva-se no nosso Canal Youtube, dê um like e ative o sininho para receber as notificações de novos vídeos!

Continue navegando em nosso site e siga nossas páginas no Instagram e Facebook.

Um abraço!

One thought on “Empreendedorismo feminino. Determinação, Coragem e Inovação.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.