Você tem uma playlist da felicidade?

Você tem uma playlist da felicidade?

A música tem efeitos poderosos sobre o nosso estado de ânimo, além de aumentar o foco e a concentração.

Ter uma playlist da felicidade com músicas que nos relaxam ou entusiasmam é um grande recurso para o nosso bem-estar diário.

Em matéria publicada no Caderno Bem-Estar do jornal O Estado de São Paulo, há informações interessantes sobre criar uma playlist com títulos como “Alto Astral”, “Para Ficar Feliz” e “Hits Felizes”, que foram salvas por mais de oito milhões de usuários.

Mas será que existe uma fórmula na estrutura dessas músicas que provocam alegria? Uma pesquisa britânica recente avaliou as músicas mais citadas por lá como “animadoras”, e tentou separar essas características comuns a hits como “Good vibrations”, dos Beach Boys, e “Waterloo”, do ABBA.

Quem analisa a fórmula por aqui, a pedido do Estadão, é o cantor, compositor e produtor Lucas Silveira que avalia as playlists criadas pelos brasileiros.

“No Brasil a preferência é por um tipo de ‘reggae acelerado’ com harmonia em tons maiores.  Se colocarmos numa hierarquia, o que deixa uma música mais feliz, com certeza são harmonias, com uma tendência a tons maiores, mas, principalmente, que vão pra um lugar onde o ouvinte quer que vá”, descreve Lucas Silveira. “O que causa felicidade nos ouvintes brasileiros de streaming é a satisfação da previsibilidade de uma faixa”.

Música: estratégia terapêutica para Alzheimer

A música também tem sido uma ótima estratégia terapêutica para lidar com a difícil tarefa de cuidar de um familiar acometido pelo Alzheimer.

Com a evolução da doença neurodegenerativa, as pessoas ficam totalmente dependentes e podem se tornar mais agressivas, agitadas, com déficits de memória e declínio motor e cognitivo.

Uma pesquisa da Gerontologia da USP traz alento às pessoas que estão envolvidas com um idoso nessa situação, principalmente se o cuidador principal for o próprio cônjuge.

Canções do repertório autobiográfico do casal, que trazem lembranças de fatos e situações vividas juntos, amenizam sintomas relacionados à demência, como a agitação, e possibilitam mais qualidade de vida ao cuidador.

Segundo o autor da pesquisa, o musicoterapeuta e mestre em Gerontologia Mauro Amoroso Pereira Anastácio Júnior, a música exerce enorme influência na vida humana.

O musicoterapeuta acredita que a música no caso do idoso, estimula sentimentos, sensações e remete a épocas, pessoas, lugares e experiências vividas, evocando emoções guardadas em sua memória.

Sugestão de músicas para a sua playlist da felicidade

Preparamos algumas sugestões de músicas com videoclipes contagiantes e eternizadas para fazerem parte da sua Playlist da Felicidade.

Algumas fizeram parte da nossa juventude, outras são mais recentes. Prepare-se para dançar, cantar e se emocionar.

  • “Chega de Saudade” – Tom Jobim: Um clássico da música brasileira que exalta a beleza da vida e a importância de aproveitar cada momento.

  • “Aquarela” – Toquinho: Uma melodia suave e letra poética que nos convida a apreciar os núcleos e as nuances da vida.

  • “O Cio da Terra” – Chico Buarque: Uma canção contagiante que nos conecta com a natureza e a força da vida.

  • “Andar com Fé” – Gilberto Gil: Uma mensagem de esperança e otimismo para enfrentar os desafios da vida.

  • “Tempo Rei” – Gilberto Gil: Uma reflexão sobre o tempo que passa e a importância de aproveitar cada momento.

  • “A Paz” – Gilberto Gil: Uma canção que celebra a paz interior e a importância de viver em harmonia.

  • “Felicidade” – Tom Jobim: Um clássico que define a essência dessa playlist: celebrar a vida com alegria e gratidão.

  • “Romaria” – Renato Teixeira – pura emoção; um hino para se ouvir com a mão no coração!

  • Epitáfio – Titãs – uma reflexão sobre a vida e o olhar positivo sobre o acaso que “vai me proteger enquanto eu andar distraído”.

  • É preciso saber viver – Titãs – o título da música já nos traz a reflexão.

  • Dancing Queen” – ABBA: Para se sentir poderoso e livre na pista de dança.

  • “Can’t Stop the Feeling! “ – Justin Timberlake: Uma música contagiante para animar qualquer dia.

  • “Happy” – Pharrell Williams: Um hino à felicidade que vai contagiar você.

  • YMCA – Village People” – A banda ficou conhecida por se apresentar com fantasias que evocavam símbolos de masculinidade, como um policial, um índio norte-americano, um cowboy, um operário, um soldado e um motociclista.

  • Vitor Kley – O Sol (Videoclipe Oficial)- 03:35

  • Melim – Meu Abrigo – 03:53 

Ouça uma playlist enquanto se troca de manhã, faz exercícios, anda no parque, ou simplesmente relaxa em casa.

Compartilhe uma playlist com suas amigas e familiares para espalhar alegria!  Aproveite a vida ao som da sua música favorita!

Confirma a importância sobre a Música e a Conexão entre gerações acessando nosso blog site: https://estilo5ponto0mais.com.br/blog/musica-conexao-entre-geracoes/

Se quiser saber mais sobre esse e outros temas para as Mulheres 50+ interessadas, conectadas e curiosas:

  • inscreva-se no nosso Canal do Youtube, dê um like e ative o sininho para receber as notificações de novos vídeos!
  • continue acompanhando o nosso site
  • siga nossas páginas no Instagram e Facebook.

Venha participar com a gente da revolução da longevidade, interagindo e sugerindo conteúdos que vocês gostariam de ver em nossos canais!

Um abraço!

Time Estilo 5.0+

Fontes:

https://jornal.usp.br/ciencias/ciencias-da-saude/musica-ameniza-sintomas-de-demencia-em-idosos-com-alzheimer/#:~:text=A%20m%C3%BAsica%20tem%20sido%20uma,e%20decl%C3%ADnio%20motor%20e%20cognitivo.

https://www.estadao.com.br/cultura/musica/qual-e-a-formula-das-musicas-que-causam-felicidade-entenda-sons-animadores-e-ouca-listas/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *